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Saúde apresenta prestação de contas dos anos de 2021 e 2022 na Assembleia Legislativa

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A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou nesta quinta-feira, 1° de dezembro, em audiência pública, na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, a prestação de contas dos anos de 2021 e 2022. Na ocasião, foram entregues os Relatórios Detalhados dos Quadrimestres (RDQs) com os balanços gerais de investimentos, avanços e planejamento para a saúde pública tocantinense.

O secretário de Estado da Saúde (SES-TO), Afonso Piva, agradeceu a oportunidade da prestação de contas e esclareceu todas as dúvidas dos parlamentares presentes. “A prestação de contas é a melhor forma de debatermos as evoluções e as ações realizadas pela Secretaria. Vivemos diariamente a saúde tocantinense e sabemos de todos os problemas reprimidos no Sistema Único de Saúde, mas garanto que atuamos de forma idônea, transparente e com o pensamento voltado para garantir o melhor para a população. Todo o trabalho realizado é fruto de uma equipe assídua, do Governo do Estado a qual não mede esforço em fazer um trabalho de qualidade”, afirmou o gestor, acrescentando que “temos felicidade de contar com a participação dos parlamentares que auxiliam e muito em todos os processos da Saúde.

Afonso respondeu a questionamentos sobre leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), gastos com equipamentos hospitalares, déficit de profissionais para as unidades geridas pelo Executivo, dentre outros. “Já ampliamos leitos de UTI em todo o Estado e, hoje, temos 175 unidades adultas, 41 pediátricas e 58 neonatais, o que nos permite uma tranquilidade para a população. Fizemos diversas adequações nas nossas unidades hospitalares, para que haja um ambiente de trabalho melhor para os servidores e conforto aos nossos usuários. Além disso, estamos com chamamento público aberto, para a contratação de profissionais especialistas. Evoluímos também com o pagamento de insalubridade para os nossos profissionais, que fazem a diferença, no atendimento”, explicou.

Para 2021, a Saúde contou com um orçamento autorizado de R$ 2.425.648.054,00, destes, R$ 2.155.380.752,21 foram empenhados e R$ 2.004.024.950,30 pagos. Durante todo o ano de 2021, o Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense ofertou 94.628 atendimentos ambulatoriais e de urgência, 4.187 cirurgias eletivas e de urgência e emergência, além de 1.919 partos. “Destes números do ano de 2021, precisamos destacar o engajamento da gestão atual, que trabalha desde o final de outubro do ano passado, que, em apenas três meses de trabalho, 1.320 cirurgias eletivas foram realizadas, sendo 323 em outubro, 483 em novembro e 514 em dezembro”, destacou a superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico da SES-TO, Luíza Regina.

Já em 2022, os avanços na saúde se destacam com investimentos e resultados, como a entrega de equipamentos médicos – aparelhos de ultrassom, serras de gesso, mesas cirurgias, arcos cirúrgicos, monitores, ares-condicionados, oxímetros, eletrocardiográficos -, nova frota de logística de medicamentos e insumos, implantação de leitos de UTI, na região do Bico do Papagaio e em Porto Nacional, retomada da entrega de cadeiras de rodas, segurança armada, início das análises citopatológicas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO), além de diversas obras em andamento e em fase de conclusão.

Para o deputado estadual, Elenil da Penha (MDB), “os números mostram o avanço que tivemos na saúde tocantinense. Isso é importante ser observado e analisado. Por mais que o longo período tenha sido difícil, os números demonstram crescimento. Ainda há no que avançar, como as especialidades, para que possamos melhorar a vida da população. São demandas reprimidas, mas que aos poucos estão sendo desenvolvidas. Precisamos pensar na população”, ponderou.

O deputado estadual Vilmar de Oliveira (Solidariedade), lembrou-se das dificuldades enfrentadas pela saúde brasileira, principalmente pelo advento da pandemia da Covid-19. “As demandas da saúde sempre irão existir. Sabemos das dificuldades enfrentadas, pelo Brasil a fora, como acontece com a aquisição de medicamentos. Mas, não poderia deixar de registrar os avanços que tivemos. Ao mesmo tempo, sabemos que podemos fazer ainda mais, a Assembleia Legislativa esta à disposição para que possamos evoluir. O que pudermos fazer para avançar faremos juntos!”, finalizou.

A promotora de Justiça, Araína D’Alessandro, falou sobre a importância da prestação de contas de forma regular e destacou o diálogo entre as instituições. “Acredito no diálogo e espero que políticas estruturantes se firmem daqui pra frente e que a Saúde supere e vire a página triste que foi a pandemia da covid-19. Outro ponto a ser destacado é a necessidade da realização das audiências de forma regular, uma vez que é neste espaço que analisamos e discutimos o trabalho desenvolvido. Felizmente temos um gestor na Saúde, que é aberto ao diálogo e tem nos atendido em todos os questionamentos ao longo deste período em que se ficou sem estas audiências”.

Prestações de contas

“A SES-TO protocolou as prestações de contas na Casa de Lei e sempre esteve à disposição para esclarecimentos aos parlamentares. As audiências estavam suspensas, desde 2021, por uma decisão nossa, que vivíamos um período político conturbado e com grandes demandas aqui na Assembleia. Agora com a normalidade dos processos políticos e a pandemia sob controle, retomamos as prestações regulares”, esclareceu o deputado Olyntho Neto (Republicanos).

Prestação de contas ocorreu na manhã da quinta-feira, 01 – Assembleia Legislativa

O secretário Afonso Piva esclareceu parlamentares sobre as ações da SES-TO – Assembleia Legislativa

Fonte: Governo TO

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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