Distrito Federal

Santa Maria recebe ação de combate à dengue

Publicado

em


A ação contou com 32 agentes da Vigilância Ambiental e 15 militares do Corpo de Bombeiros  | Foto: Goevana Albuquerque / Agência Saúde

Santa Maria recebeu uma grande ação conjunta entre Secretaria de Saúde e Corpo de Bombeiros, contra o mosquito Aedes aegypt. As equipes percorreram as quadras 201 e 403 intensificando o combate ao mosquito e educando à população quanto aos cuidados que devem ser tomados em casa.

Foram 679 imóveis visitados, 1.540 depósitos inspecionados e, desses, houve a necessidade de tratamento de 12 depósitos por serem possíveis criadouros do aedes.

A ação contou com 32 agentes da Vigilância Ambiental e 15 militares do Corpo de Bombeiros. Quem coordenou a atividade foi o Geiplandengue Sul, grupo de articulação da Região entre atenção primária, vigilância ambiental, administração Regional, órgãos do GDF e parceiros do setor privado. Santa Maria tem apresentado aumento na incidência de casos, que é a média de confirmações de dengue por 100 mil habitantes.

Maria Aparecida Ribeiro, coordenadora do Geiplandengue Sul, ressalta a importância do engajamento de diversos setores da Secretaria de Saúde e de outros órgãos do GDF no combate direto ao Aedes. “Esse ano estamos trabalhando com o slogan ‘Eu cuido de você. E você? Cuida da sua casa? ’, pois o nosso objetivo é conscientizar os moradores da importância de colaborarem no combate ao Aedes, em dedicar alguns minutos da semana para prestarem atenção em recipientes que possam ser possíveis criadouros do mosquito e fazer o descarte correto desses inservíveis. Somente juntos conseguiremos fazer um combate eficiente”, destaca a gestora.

Quem também exaltou o combate foi a diretora da Atenção Primária da Região Sul, Regiane Martins. “Mesmo diante de uma pandemia, os integrantes do Geiplandengue Sul não deixaram de olhar para a dengue como prioridade. É necessário unir forças para alcançar o melhor resultado, que é a diminuição dos casos na nossa Região de Saúde. Através desse grupo conseguimos fazer essa integração entre a Atenção Primária e a Vigilância Ambiental da Região”, disse Regiane.

Estiveram presentes ainda na abertura da atividade de inspeção a administradora de Santa Maria, Marileide Romão; o Subsecretário de Desenvolvimento Regional e Operações nas Cidades, Flávio Araújo; o Tenente do Corpo de Bombeiros, Nivaldo Ribeiro e a chefe da Assessoria de Mobilização Institucional e Social para a Prevenção de Endemias, Elaine Morelo.

Boletim Epidemiológico

boletim mais recente aponta que os casos de dengue no DF continuam em queda com o comparativo do mesmo período do ano passado. São 2.698 casos prováveis da doença até o dia 20 de março deste ano. No ano passado foram 12.775 registros. Em 2021 não houve registro de óbito, porém no ano passado, neste mesmo período, foram 11 mortes registradas.

No último dia 25 a coordenadora do Geiplandengue Sul promoveu um debate virtual com um grupo de professores do Gama com o tema “A importância das Arboviroses como problema de Saúde Pública e as principais ações de prevenção”. Participaram também como mediadores do debate o profissional da área técnica da Subsecretaria de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos, e o Mestre em Saúde Pública, Marcos Obara.

“É importante trazer para a sala de aula a discussão sobre a prevenção à dengue. Os estudantes podem ser fortes aliados no combate e levar o conhecimento adquirido na sala de aula para dentro de casa”, explica Maria Aparecida.

Segundo a coordenadora, “o objetivo é ter a Secretaria de Educação cada vez mais próxima nas atividades de combate à dengue e promover novos debates com os professores também de Santa Maria”.

* Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA