Cidades

Saneago implanta tecnologia de eficiência energética da qual é pioneira na América Latina

Publicado

em


Com foco na sustentabilidade ambiental e financeira, o setor de saneamento está investindo em tecnologias de eficiência energética para a operação dos sistemas. O fornecimento de água tratada depende da energia elétrica para acionar equipamentos de grande porte, que bombeiam a água do manancial até as estações de tratamento e dos reservatórios até as torneiras dos usuários. Por isso, a Saneamento de Goiás S.A. é a maior cliente da concessionária de energia elétrica no estado de Goiás.

“Nosso desafio era otimizar o consumo de energia elétrica, que é uma das maiores despesas operacionais da Companhia e um dos principais insumos do setor de saneamento”, pontua o supervisor de Gestão de Energia da Saneago, Osmar Qualhato Junior. Ele explica que, em busca de alternativas para reduzir esse custo, a Companhia optou por uma combinação de drives, motores e ferramentas digitais, que foi implementada em quatro estações de bombeamento pertencentes ao Sistema Meia Ponte – responsável pelo abastecimento de 37% da população da capital, Goiânia, e de parte da Região Metropolitana, o equivalente a cerca de 1,3 milhão de pessoas.

A ABB, multinacional suíço-sueca e líder em tecnologias de energia e automação, foi a responsável por essa modernização. A empresa implantou nas unidades da Saneago a solução ABB AbilityTM Digital Powertrain, compreendendo a instalação de inversores inteligentes de velocidade variável (VSDs) e motores de alta eficiência, além de sistema de monitoramento remoto e conectividade em nuvem.

Com as novas ferramentas, a redução no consumo de energia elétrica foi de 25%, o que impactou em uma economia de mais de 6.000 MWh e R$ 3,4 milhões por ano. “Por sermos pioneiros na utilização desse tipo de tecnologia na América Latina, movemos de forma inteligente as operações de água da Saneago para a era da digitalização”, declara o supervisor.

Qualhato destaca ainda, entre as vantagens da inovação, o monitoramento remoto dos equipamentos, que passou a estar disponível 24 horas por dia. “Agora podemos agir com antecedência, antes que ocorra qualquer falha em nossas plantas”. Assim, além de melhorar a eficiência energética nas operações, a iniciativa aumentou a confiabilidade dos sistemas de distribuição de água, garantindo segurança no abastecimento para os goianos atendidos pela Companhia.

Projeto

O projeto começou com um estudo de eficiência energética encomendado à Vitalux, empresa de engenharia especializada em pesquisas de energia. Com base no potencial de economia identificado, a ABB trabalhou por meio de seu parceiro, BEU Engenharia, na implantação da solução adequada. Foram instalados, nas quatro estações de bombeamento do Sistema Meia Ponte, 15 motores de alta eficiência e 15 inversores de frequência dedicados à água ACQ580 para controlar a velocidade e o torque das bombas.

Além disso, visando proporcionar maior robustez aos equipamentos e operações da Saneago, a empresa instalou também Smart Sensors nas bombas e motores, bem como a ferramenta NETA-21 nos drives. Tanto os Smart Sensors quanto o NETA-21 fazem parte da solução ABB Ability Digital Powertrain, que permite o monitoramento remoto de drives, motores, bombas e rolamentos.

*Matéria disponível na Edição 38 da Revista Sanear, uma publicação da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe).

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA