Geral

Saiba quais os novos itens para levar na mochila escolar

Publicado

em


“Ninguém vai ficar sem máscara. Se o aluno não tiver, a escola tem para doar”coordenador da Regional de Ensino da cidade, Leandro Freire Lima

Com o retorno das aulas presenciais na rede pública de ensino do DF, os alunos deverão cumprir uma série de medidas de proteção contra a transmissão da covid-19. Na nova rotina, os estudantes precisarão adotar hábitos diferentes de higiene pessoal, o que inclui o uso de máscara facial e a higienização constante das mãos. Assim, é necessário repensar o que levar na mochila.

Um guia com sugestões elaborado pela Secretaria de Educação, com orientações da Secretaria de Saúde traz a recomendação para que alunos, servidores e visitantes utilizem máscaras, que precisam ser preservadas limpas e secas. Dessa forma, surge o primeiro item novo que deve ser colocado na mochila: máscaras extras para serem trocadas durante as quatro horas do turno escolar. Cada diretor tem autonomia para orientar os alunos a cumprir os cuidados recomendados. Por isso, não há uma regra única estabelecida para todas as 686 escolas do DF.

Em Brazlândia, os estudantes serão orientados a não passar mais de duas horas com a mesma máscara e a trocar o equipamento de proteção pelo menos uma vez. No Recanto das Emas, os pais serão aconselhados a incluir na mochila do aluno pelo menos mais duas máscaras sobressalentes, além da que devem estar usando quando chegarem para a aula presencial. “Ninguém vai ficar sem máscara. Se o aluno não tiver, a escola tem para doar”, afirma o coordenador da regional de ensino da cidade, Leandro Freire Lima. Segundo ele, a regional tem 53 mil máscaras a mais – algumas de tecido, confeccionadas pela Fábrica Social, e outras, descartáveis, para doar aos 28 mil alunos matriculados nas 29 escolas da região.

Álcool gel

Os dispensers ficarão espalhados pela escola, e cada professor terá em mãos um recipiente com o produto, que poderá ser usado pelos alunos | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

O álcool gel também se tornou item obrigatório em época de pandemia do coronavírus. O protocolo para a volta às aulas diz que os professores devem incentivar a higienização constante das mãos dos estudantes, especialmente após o contato com maçanetas, corrimãos, interruptores ou similares, ou após utilizar o banheiro e antes das refeições.

Em Brazlândia, todas as escolas têm lavatórios recém-construídos perto da entrada da unidade, onde o aluno deverá lavar as mãos na chegada. “Sem lavar, ele não entra”, ressalta o coordenador da regional de ensino local, Humberto José Lopes. Além disso, a Secretaria de Educação adquiriu totens de álcool gel que ficarão em pontos estratégicos. Os dispensers ficarão espalhados pela escola, e cada professor terá em mãos um recipiente com o produto, que poderá ser usado pelos alunos.

No Recanto das Emas, as escolas também têm álcool gel, lavatórios e sabão suficientes para a higienização das mãos durante as aulas. Assim, os alunos não precisam levar frascos de álcool gel de casa, só se quiserem. Eles também serão orientados a tomar cuidado com o material escolar. “Vamos pedir que os estudantes higienizem lápis, cadernos e estojo diariamente quando chegarem em casa. Podemos ceder o álcool para os alunos que não tiverem”, explica Leandro Lima.

Não deverão ser compartilhados objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas, nem os de uso pedagógico, como caneta, lápis, borracha, régua, caderno, brinquedos ou jogos.

Outros cuidados

Uma rotina de protocolos também deve ser adotada em relação à mochila e ao uniforme. O ideal é que o traje seja trocado diariamente e a mochila, constantemente higienizada. O coordenador regional de ensino de Brazlândia lembra que os professores estão atentos às medidas que devem ser cumpridas nas escolas, mas precisam da ajuda dos pais para mandar máscaras extras na mochila e conscientizar os estudantes das outras atitudes necessárias para evitar a covid-19, como o distanciamento social.

“Estamos aproveitando a semana pedagógica para repassar os protocolos com todos os servidores. Os professores estarão sempre prontos para alertar as crianças dos protocolos recomendados, mas também precisamos que eles também recebam orientações em casa”, afirma Humberto.

A volta às aulas presenciais será escalonada e começa pelos alunos da educação infantil. Cerca de 25 mil crianças, metade dos 49.392 estudantes matriculados no primeiro e no segundo período da educação infantil (pré-escola), voltarão para a escola nesta quinta-feira (5). Até o dia 30, voltam todos os 235 mil – metade dos 452 mil estudantes matriculados na rede pública.

De acordo com a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, o retorno gradual às salas de aula permite que a Secretaria de Educação faça um monitoramento que garanta a segurança da comunidade escolar do DF. “Vamos trabalhar escola por escola, por isso o escalonamento. Nós começamos com a educação infantil para sentir onde serão os gargalos, quais as dificuldades. Colocar 235 mil meninos num único dia nas ruas de Brasília não seria uma coisa muito boa. A gente teve esse cuidado para evitar problemas de fila grande na porta das escolas, para verificar a temperatura corporal”, detalha.

Arte: Agência Brasília
Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA