Nacional

Saiba o que funciona na cidade de São Paulo no feriado de Finados

Publicado

em

Nesta quarta-feira (2) de Finados, as campanhas de vacinação contra a covid-19, poliomielite e multivacinação não serão interrompidas na cidade de São Paulo. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas estarão abertas das 7h às 19h para vacinar a população.

As agências bancárias ficam fechadas ao público e reabrem na quinta-feira (3). Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as áreas de autoatendimento ficam disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos dos bancos, como internet banking e mobile banking. Contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento hoje poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil, portanto amanhã.

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), esses estabelecimentos costumam funcionar normalmente no feriado, a critério dos proprietários, assim como lojas do comércio em geral, que têm  autonomia para determinar seus horários de funcionamento.

As agências dos Correios não vão abrir no feriado. É possível buscar atendimento pelo site da empresa ou pelos telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 ou 3003 0100.

Trânsito

Nesta quarta-feira o trânsito nas imediações dos cemitérios da cidade de São Paulo, será monitorado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) das 6h às 18h. Serão montados bloqueios, alterações de sentido de circulação, feitas orientações de trânsito, travessia de pedestres e mudanças voltadas a melhorar as condições de segurança viária, respeitando as características do entorno de cada cemitério, nas diversas regiões da cidade.

Nas proximidades dos cemitérios, a CET colocará cavaletes e cones, faixas de pano com informações de orientação do trânsito, além de canalizações de vagas próximas aos portões de entradas para proporcionar fluidez ao tráfego de veículos e segurança na circulação dos pedestres.

Operação dos ônibus

A circulação dos ônibus será equivalente à de um sábado. A SPTrans implantará uma operação especial para facilitar o acesso da população aos 33 cemitérios da capital. Os veículos das 271 linhas que passam nas proximidades desses locais terão identificação no para-brisa dos veículos, como por exemplo “Via Cemitério do Araçá”.

Outra ação é a criação da linha especial 233F/10 Term. A.E. Carvalho – Term. Vila Carrão, que passará próximo ao Cemitério da Vila Formosa, o maior da América Latina. A linha contará com sete veículos e funcionará das 8h às 19h10.

Cultura

Os Museus, Bibliotecas, Oficinas Culturais e Teatros, instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, terão diversas atividades no feriado, com ações e eventos que contemplam vários públicos e idades. 

Entre os destaques, está a exposição Arte é Bom, no MIS-SP, que traz dezenas de obras e instalações que instigam a percepção dos visitantes, como Giroscópio de Artur Lescher, logo no início do percurso da mostra. Para quem ainda não visitou o Museu do Ipiranga, o espaço estará aberto à visitação. Já na Oficina Cultural Oswald de Andrade, os visitantes poderão produzir estampas autorais para almofadas decorativas costuradas à mão. Os amantes de teatro poderão assistir à estreia de Chovem amores na rua do matador, que fica em cartaz até o dia 5 de novembro e os amantes de livros poderão participar da Hora do Conto, na Biblioteca de São Paulo. 

Para o público que prefere ficar em casa, a plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa exibirá de 4 a 6 de novembro, às 20h, a live do espetáculo Desancora, que mescla canções autorais dos espetáculos Auê, Suassuna — O Auto do Reino do Sol e Macunaíma, com novas composições dos integrantes de A Barca dos Corações Partidos

O Museu Afro Brasil e as Fábricas de Cultura das zonas Norte e Sul, Diadema, Osasco e Iguape estarão fechados..
 

Edição: Denise Griesinger

Fonte: EBC Geral

Comentários do Facebook

Nacional

Lula segue para o Rio Grande do Sul, acompanhado de ministros e líderes dos poderes Legislativo e Judiciário

Publicados

em

Estado registra 329 municípios atingidos e 686.482 pessoas afetadas. A frente fria tem previsão de altos volumes de chuva para o norte do Rio Grande do Sul, todo o estado de Santa Catarina e sul do Paraná

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, seguiu para o Rio Grande do Sul na manhã deste domingo, 5 de maio, acompanhado por uma comitiva de ministros e líderes dos poderes Legislativo e Judiciário. O grupo se une aos ministros Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), que já estão no estado e acompanham de perto as ações de socorro e assistência do Governo Federal à população gaúcha.

Embarcaram com o presidente a primeira-dama, Janja Lula, e os ministros Rui Costa (Casa Civil), José Mucio (Defesa), Fernando Haddad (Fazenda), Renan Filho (Transportes), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Camilo Santana (Educação), Nísia Trindade (Saúde), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), Wellington Dias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Jader Filho (Cidades), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral) e Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais). Também seguem para o Rio Grande do Sul os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, os ministros Edson Fachin (STF) e Bruno Dantas (presidente do Tribunal de Contas da União), além do comandante do Exército Brasileiro, general Tomás Paiva.

Neste domingo, durante o Regina Caeli (uma das peças da liturgia católica, denominadas “antífonas marianas”), o Papa Francisco manifestou solidariedade e dirigiu suas orações aos povos dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, afetados pelas fortes chuvas e enchentes.

Atualizações nas ações de socorro e assistência ao Rio Grande do Sul

Ministério da Defesa
Resgate de pessoas isoladas em Lajeado, Encantado, Taquari, Estrela, Nova Santa Rita, Montenegro, Sinimbu, Canoas, Bento Gonçalves, Campo Bom e São Sebastião do Caí. Em São Gabriel, Bagé, Alegrete e Cristal, também foram realizadas operações de apoio à reestruturação de imóveis destruídos e realocação de pessoas desabrigadas. Em Candelária e São Valentim do Sul, o contingente ainda realizou a desobstrução de vias. Em Restinga Seca, atuaram para o lançamento de uma ponte e restituição dos acessos. Em Porto Alegre e Cachoeira do Sul, atuaram no apoio à organização e distribuição de doações e aos abrigos de desabrigados. Foram realizados 9.749 resgates nos últimos dias, sendo 402 aéreos, 2.340 fluviais e 7.007 terrestres – 69 pessoas demandaram um trabalho de evacuação aeromédica. São 647 militares das Forças Armadas envolvidos nas operações, sendo 426 do Exército, 155 da Marinha e 66 da Força Aérea.

Força Aérea Brasileira (FAB)
Nesta madrugada, a aeronave KC-390 Millennium transportou mais de 18 toneladas de materiais do Grupamento de Apoio Logístico de Campanha (GALC). Decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ) com destino à Base Aérea de Canoas, transportando geradores, banheiros químicos, barracas operacionais, colchões, materiais de apoio elétrico e hidráulico que vão prover suporte de alimentação, alojamento, higienização (banho e sanitários) e manutenção da assistência à população gaúcha. Além de toda a carga, a aeronave ainda transportou 14 militares do GALC, que farão a montagem de toda a estrutura em Canoas. A atuação desse efetivo tem a finalidade de apoiar logisticamente as operações na calamidade pública.

Polícia Rodoviária Federal (PRF)
No balanço da manhã, a PRF apontou a previsão de reforço de 75 agentes no efetivo envolvido nas operações. Até o momento, estão destacados 99. A força relatou extrema dificuldade de movimentação do efetivo em razão dos pontos bloqueados. Estão empregadas na operação 20 viaturas e três aeronaves. Cento e cinquenta resgates terrestres já foram realizados e 54 pessoas (e três animais) demandaram resgate aéreo.

BALANÇO — De acordo com a última atualização do governo estadual, são 329 municípios atingidos e já são 686.482 pessoas afetadas. O estado contabiliza 79.253 desalojadas e outras 14.447 pessoas em abrigos, com 72 mortes, 150 feridos e 103 desaparecidas.

PREVISÃO DO TEMPO — De acordo com os órgãos de monitoramento e previsão hidrometeorológica — Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Serviço Geológico do Brasil (SGB) e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) — a frente fria tem previsão de altos volumes de chuva para o norte do Rio Grande do Sul, todo o estado de Santa Catarina e sul do Paraná.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA