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Sai o resultado preliminar do FAC Brasília Multicultural I

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A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) publicou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (14) o resultado preliminar de mérito do edital FAC Brasília Multicultural I. Após um aporte financeiro de R$ 17 milhões, o certame ganhou um reforço que se soma aos R$ 53,67 milhões. Ao todo foram R$ 70.447.001,24 investidos em 911 projetos culturais de modo descentralizado e de diversas linguagens culturais.

Este é o maior aporte de recursos já feito em editais do FAC e inclui projetos de diversas linguagens artístico-culturais de todas as regiões do DF

“Foram contemplados 911 projetos que abrangem praticamente todas as linguagens artísticas do Distrito Federal. O FAC Multicultural I foi lançado com esse propósito de impulsionar a cultura do DF. Agora, é a hora de Brasília se mostrar no cenário nacional, de mostrar a sua maturidade, e provar que estamos na vanguarda da cultura”, declarou o secretário Bartolomeu Rodrigues.

Confira o resultado

Resultado preliminar de mérito

Dividido em cinco categorias voltadas para 22 linguagens artísticas, este edital do Fundo de Apoio à Cultura contou com reservas de vagas para quem nunca antes tenha acessado o recurso do FAC e para Pessoas com Deficiência (PCDs).

Para este edital, agentes culturais, além de uma categoria especialmente dedicada a eles – o Meu Primeiro FAC –, terão reserva de vaga nas demais categorias previstas no chamamento público – Cultura em Todo Canto, Cultura em Todos os Espaços, Cultura de Todo Tipo e Cultura de Todo Jeito.

Esta é a primeira vez na história que a Secec reúne todos os recursos do FAC em um único edital. Esse aporte, portanto, é o maior já feito em editais do FAC, e inclui projetos de diversas linguagens artístico-culturais de todas as regiões do DF.

Outro aspecto positivo para este certame é a agilidade na análise dos projetos. A partir da contratação de um novo banco de pareceristas para atuarem como membros de grupo de avaliação técnica e de mérito cultural do FAC, a pasta garantiu celeridade em todo o processo de avaliação.

Número expressivo de inscritos

Com a marca de 3.324 candidatos inscritos, o processo seletivo contou com 911 projetos contemplados. Confira o montante de cada categoria contemplada no resultado preliminar de mérito:

Meu Primeiro FAC: 153 contemplados – investimento de R$ 6.581.305,09

Cultura de Todo Canto: 198 contemplados – investimento de R$ 14.602.448,90

Cultura de Todo o Jeito: 142 contemplados – investimento de R$ 15.259.611.03

Cultura de Todo o Tipo: 329 contemplados – investimento de R$27.642.666,01

Cultura em Todos os Espaços: 89 contemplados – R$ 6.360.970,21

Próximos passos

Os candidatos com dois projetos classificados para etapa de admissibilidade têm o prazo de cinco dias corridos a contar da publicação no DODF, considerando o primeiro dia útil posterior à publicação, para apresentar manifestação informando o projeto prioritário, caso ambos permaneçam em condição de contemplação.

No caso de projetos classificados neste edital, e que tenham o mesmo objeto classificado no FAC Visual Periférico, também fica estabelecido o prazo de cinco dias corridos para que apresentem manifestação informando qual é o projeto de prioridade. As manifestações de indicação dos projetos prioritários devem ser enviadas para o e-mail [email protected].

Os candidatos que desejam apresentar recursos fundamentados podem fazê-lo a partir desta sexta-feira (15), com prazo de 10 dias corridos. O formulário eletrônico para o recurso pode ser acessado a partir de 15 de outubro.

As fichas de avaliação podem ser consultadas no site do FAC. Para consultar, é preciso ter o número da proposta e o CPF ou CNPJ do proponente inscrito na plataforma do FAC.

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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