Minas Gerais

Safra mineira de grãos 2020/2021 mantém estimativa de volume recorde

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A safra mineira de grãos 2020/2021 mantém a expectativa de recorde e deve alcançar 16,1 milhões de toneladas, com crescimento de 5% em relação ao volume produzido na safra anterior. A atualização dos dados da safra faz parte do 5º Levantamento de Safra de Grãos 2020/2021 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nessa quinta-feira (11/2).

A estimativa aponta, ainda, crescimento de 5,6% na área cultivada, que deve alcançar 3,7 milhões de hectares. A comparação com o relatório divulgado em janeiro mostra um crescimento de 0,6% na produção mineira de grãos. Segundo a assessora técnica da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Creuma Viana, isso se deve ao crescimento na área e na produtividade de algumas culturas como o feijão e o milho.

“De modo geral, o bom desempenho da safra de grãos está sendo puxado principalmente pelo milho e soja, que respondem por 90% da produção total de grãos do estado”, explica Creuma Viana.

Os bons preços alcançados nos mercados interno e externo também foram fundamentais para esse crescimento. “No ano passado, os preços da soja e do milho atingiram patamares recordes e o retorno financeiro sempre é determinante nas decisões do produtor”, avalia a assessora da Seapa.

Números

A produção de milho total, incluindo a 1° e a 2° safras, deve alcançar 7,8 milhões de toneladas, com crescimento de 3,8% no volume. Já a área plantada terá uma expansão de 1,3% e a produtividade será 2,4% superior à safra passada, alcançando 6,4 mil quilos por hectare. 

Na avaliação da assessora técnica, esse crescimento se deve aos bons preços praticados no mercado interno, com elevada demanda pelo cereal. O milho é utilizado na alimentação de animais, como suínos e aves, e a produção e o consumo dessas proteínas também apresentam expectativa de crescimento para atender os mercados interno e externo.

A produção de soja está estimada em 6,7 milhões de toneladas, com 8,7% de aumento. Devido à valorização do grão no mercado, a área destinada ao cultivo deve ser 10,6% maior na comparação com a safra 2019/2020. A estimativa é de que as lavouras mineiras de soja alcancem 1,8 milhão de hectares. 

“Esse aumento é motivado pela forte demanda do mercado chinês, que respondeu por 69% das importações do grupo do complexo soja (grão, farelo, óleo) do estado. Em 2020, Minas Gerais registrou aumento tanto no valor, quanto no volume embarcado para a China”, explica Creuma Viana.

O amendoim se destaca entre os grãos com estimativa de crescimento. A produção deve alcançar 5,2 mil toneladas, com aumento de 6,1% na comparação com a safra anterior. Este bom resultado se deve à expansão da área, que deve ficar em 1,8 mil hectares, 5,9% superior à safra 2019/2020.

Já a produção de arroz deve registrar aumento de 4,9% nesta nova safra, chegando a 8,6 mil toneladas. A área cultivada prevista é de 2 mil hectares e a produtividade deve registrar ganho de 5,3%, cerca de 4,3 mil quilos por hectare.

Queda

Para alguns grãos cultivados no estado, há expectativa de queda na produção. É o caso do algodão em caroço que, com redução na área plantada e na produtividade, vai alcançar volume de 143,3 mil toneladas. A queda é de 11,1% em relação à safra anterior.

Estima-se, também, redução de 5,6% na produção de sorgo, que deve ficar em 738,2 mil toneladas. Já para a safra 2021 de trigo, com previsão de início a partir de março, é esperada uma retração de 4,4% na produção, que deve alcançar 217,1 mil toneladas.

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Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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