Distrito Federal

Rumo à regularização da energia elétrica em Arniqueira

Publicado

em


Ligações se tornam definitivas após processo de regularização da região Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A partir desta ligação, os usuários já passam a ter acesso a todos aos serviços da CEB Neoenergia, podendo encaminhar suas demandas por meio do canal de relacionamento 116

A CEB Neoenergia começou o processo de cadastramento e ligação da rede de energia elétrica em residências de Arniqueira. Os funcionários da CEB, devidamente identificados, estão realizando vistorias em imóveis do setor habitacional e, durante a visita, eles fazem o cadastramento, bem como a ligação das redes regulares.

Importante ressaltar que são ligações provisórias e após o processo de regularização a ligação se torna definitiva. No entanto, a partir desta ligação, os usuários já passam a ter acesso a todos aos serviços da CEB Neoenergia, podendo encaminhar suas demandas por meio do canal de relacionamento 116.

Para a administradora regional de Arniqueira, Telma Rufino, essa é mais uma vitória da comunidade. “Os moradores são cidadãos que querem pagar a sua própria energia. Articulamos junto aos demais órgãos do GDF e essa ação se tornou realidade. Agradeço ao governador Ibaneis e toda sua equipe de governo que tem dado uma atenção especial às necessidades da nossa região”, afirma.

Em outubro de 2020, o governador Ibaneis Rocha assinou o decreto que instituiu o Energia Legal, programa que permite a instalação de rede de distribuição de energia em áreas urbanas ou rurais que estejam em processo de regularização fundiária.

De acordo com o diretor de atendimento ao cliente da CEB, Gustavo Alvares, a partir desta segunda-feira (19) uma equipe estará à disposição na sede da Administração Regional de Arniqueira para esclarecer dúvidas dos moradores sobre as novas ligações de energia. As ligações ocorrem conforme o artigo 52 da Resolução 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e mapeamento disponibilizado pela Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap).

*Com informações da Administração Regional de Arniqueira

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA