Distrito Federal

Rua do Mato pavimentada e com drenagem

Publicado

em


Os 165 moradores da Chácara 13, localizada na Rua do Mato, na Fercal, receberam nesta semana a visita de uma máquina niveladora, marcando o início dos serviços de uma antiga demanda da região: a pavimentação em bloquetes e a construção de uma galeria de águas pluviais. Na obra, o Governo do Distrito Federal (GDF) investe mais de R$ 160 mil.

Com a chegada da máquina niveladora, será feita a pavimentação em bloquetes e também a construção de uma galeria de águas pluviais | Foto: Paulo H Carvalho / Agência Brasília

Os serviços foram licitados pela Administração Regional da Fercal, com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado distrital Eduardo Pedrosa, e vai gerar dezenas de empregos. Aproximadamente 300 metros de extensão da rua principal da localidade receberão os bloquetes de concreto pré-moldados, como os que já cobrem outro trecho da Rua do Mato e também a Rua 18 do bairro Engenho Velho.

Conjuntamente com a pavimentação, será construído uma nova galeria de águas pluviais, com a instalação de manilhas de concreto que servirão para guiar a água da chuva diretamente para um córrego que fica ali próximo. Antes, ela perfurava a estrada de terra batida, causando erosões e muitos transtornos para os moradores.

Moradora da Chácara 13 há duas décadas, Jaqueline Cristina da Silva, 35 anos, ressalta a importância da chegada da pavimentação na sua comunidade. “Era muita lama aqui, então aqui ficava muito difícil de passar, principalmente os ônibus. Temos algumas pessoas com necessidades especiais, cadeirantes também, vai melhorar a vida de todo mundo”, conta a dona de casa. “A gente era muito esquecido, e agora com o governador Ibaneis estamos conseguindo as coisas”.

O administrador regional da Fercal, Fernando Madeira, esteve no local para a assinatura da ordem de serviço que marcou oficialmente o início dos trabalhos e anunciou a chegada de mais melhorias para o local: “Além da pavimentação e da iluminação de LED, que já chegou, nós conseguimos na Novacap, em parceria com a deputada federal Flávia Arruda, a destinação de três pontos de encontro comunitários para a Fercal, e um deles vai ser instalado aqui na Chácara 13”.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA