Cidades

Ronaldo Caiado prestigia 1ª Copa Construindo Campeões

Publicado

em

O governador Ronaldo Caiado acompanhou, neste domingo (12/6), a abertura do segundo dia da 1ª edição da Copa Construindo Campeões. “É um evento que brilha os olhos e emociona a todos nós. Projeto que tem nome inteligente, pois tenho certeza que daqui vão sair muitos campeões estaduais e nacionais”, disse o governador sobre o torneio, que começou ontem, no Ginásio Rio Vermelho, em Goiânia, e reúne mais de 1.600 alunos do projeto, acima de 3 anos, de 21 municípios representados, para disputas de karatê.

O público-alvo de atendimento do Construindo Campeões, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), são crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino e adultos de baixa renda. A iniciativa oferece aulas gratuitas de diversas modalidades esportivas como karatê, jiu-jitsu, taekwondo e judô.

Atualmente, mais de 6.500 alunos, de 50 municípios goianos, são atendidos. “Faz com que a gente se sinta comprometido em dar oportunidade e igualdade de condições às famílias mais vulneráveis, aos jovens que necessitam da mão estendida do governo, promovendo uma mudança no conceito de prática de esporte”, afirmou o governador.

“É a primeira vez que estou competindo. Uma experiência única”, avaliou positivamente Amanda Victória de Carvalho Oliveira, 12 anos, aluna do 7° ano do Colégio Estadual Polivalente Frei João Batista, em Anápolis. “É um incentivo grande. Meu sonho é chegar à faixa preta, ganhar muitas medalhas e troféus”, declara a atleta que, mesmo tão jovem, treina há três anos e já é faixa vermelha.

Amanda Victória de Carvalho Oliveira, 12 anos, é uma das alunas do projeto Construindo Campeões

Para a realização da 1ª Copa foram disponibilizados transporte, alimentação e hospedagem aos participantes, que já contam com kimonos e luvas fornecidos pela Seel, além de um curso de capacitação/reciclagem para os professores do projeto. “Essa é a primeira, mas virão outras copas, com mais atletas, mais pessoas, troca de faixas, desenvolvimento e acompanhamento”, assegurou o secretário Henderson de Paula Rodrigues. “Todos nós temos sonhos. Acredite nos de vocês”, disse o titular da Seel aos participantes.

Histórico

O projeto surgiu em Goiânia, em 2019, com aulas no Jardim Guanabara, e foi expandido, em 2020, para quatro cidades da região do Entorno do Distrito Federal: Luziânia, Novo Gama, Águas Lindas de Goiás e Valparaíso de Goiás. Em seguida, diversas outras localidades goianas receberam turmas do projeto. “Obrigado, governador, por entender que o esporte é pilar essencial na formação do ser humano”, declarou o prefeito de Trindade, Marden Júnior.

A partir de 2021 aconteceu um novo processo de expansão do projeto com novos núcleos, como em Aparecida de Goiânia, Goianira, Trindade, Edéia, Indiara, Jaraguá, Uruaçu, entre outros, com capacidade de atendimento de até 200 alunos em cada cidade. O Governo de Goiás ainda disponibiliza kimonos e luvas para o uso durante a prática esportiva, oportunizando aos jovens a experiência de treinar e competir com equipamentos de alta qualidade, equiparados aos utilizados pelos atletas de alta performance.

O Ginásio Rio Vermelho, em Goiânia, reuniu mais de 1.600 alunos do projeto, acima de 3 anos, de 21 municípios representados, para disputas de karatê

O Superintendente de Esporte e Lazer da Seel, Antônio Carneiro, destacou que essa foi uma preocupação do próprio governador. “Se as academias privadas recebem o melhor kimono, nós também entregamos, bem como agasalhos da melhor qualidade. Caiado foi além e este governo deixará um legado importante para cada um de nós: cuidar de seres humanos”, disse.

Também estiveram presentes os prefeitos José Diniz (Abadiânia) e Claudiomar Portugal (Acreúna); secretário municipal de Esporte, Álvaro Alexandre; representando o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; Superintendente de Gestão Integrada da Seel, Lusimar Santos; dentre outras autoridades, alunos e familiares.

Fonte: Secretaria de Comunicação (Secom)

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA