Minas Gerais

Romeu Zema participa de nova etapa do processo de desenvolvimento de lideranças no Governo de Minas

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O governador Romeu Zema participou, nesta quarta-feira (19/5), da solenidade de assinatura dos Planos de Entregas do Sistema de Gestão do Desempenho e Desenvolvimento (SGDD), principal ferramenta para apuração e acompanhamento do desempenho de lideranças do programa Transforma Minas.

O Plano de Entregas, assinado pelo governador durante a cerimônia, é um importante instrumento da metodologia desenvolvida para a aprimorar a atuação das lideranças de segundo nível de governo. As ações de desenvolvimento de lideranças, estabelecidas no contexto de criação do programa, em 2019, são coordenadas e executadas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e contam com apoio da Fundação João Pinheiro (FJP).

Romeu Zema destacou a importância de qualificar a gestão pública para que, desta forma, consiga entregar os melhores serviços públicos à população. Segundo ele, o resultado deste trabalho já tem começado a surgir com avanços nas áreas de segurança, educação, saúde e desenvolvimento econômico e social.

“Sempre acreditei que toda mudança passa, necessariamente, pelo desenvolvimento das pessoas. É impossível um país se desenvolver se as pessoas não estiverem sendo educadas mais adequadamente. É impossível também uma instituição se desenvolver se os seus profissionais não estiverem mais bem preparados. Em tudo que depende de disciplina, comprometimento, temos feito grandes conquistas. Agradeço a todos vocês, porque este trabalho é conjunto”, afirmou o governador.

Gil Leonardi / Imprensa MG

O Sistema de Gestão de Desenvolvimento e Desempenho (SGDD) constitui uma proposta inovadora de acompanhar e estimular o desenvolvimento e o desempenho destes líderes, tendo como guia dois eixos: o eixo desempenho – que acompanha as entregas pactuadas com o Governo de Minas e materializadas nos Planos de Entregas; e o eixo desenvolvimento – que se vale de um portfólio individual para estímulo e acompanhamento de competências.

Participaram do evento, realizado de forma virtual, cerca de 50 lideranças e suas chefias imediatas, a equipe de coordenação do programa, a equipe consultiva – responsável pela análise dos Planos de Entregas –, a consultora Aline Souki, que participou da elaboração do SGDD, e parceiros, como a Aliança (composta pela Fundação Lemann, o Instituto Humanize, a Fundação Brava e o Instituto República), além da FJP.

O programa

O Transforma Minas, coordenado pela Seplag, completou dois anos em março e se tornou uma referência nacional em gestão de pessoas e qualificação de lideranças. O programa já realizou 206 processos seletivos e nomeou 196 profissionais para cargos do segundo escalão e outros níveis hierárquicos em 13 órgãos e entidades do Governo de Minas.

Segundo a secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, o Transforma Minas trouxe inovação para a forma de selecionar gestores nos órgãos públicos, com base em critérios que levam em conta as competências dos candidatos, a capacidade de enfrentar os desafios do setor público e a adequação ao cargo proposto.

“A assinatura deste documento pelo governador reforça a importância deste processo no Estado e o avanço que a gente tem conseguido por meio deste programa na gestão de pessoas. O fortalecimento do Sistema de Gestão de Desempenho e de Desenvolvimento no governo vai fazer com que a gente tenha cada vez mais facilidades para fazer entregas e que tenhamos lideranças cada vez mais preparadas para atender às demandas da sociedade”, afirmou Luísa Barreto.

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Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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