Minas Gerais

Romeu Zema participa da cerimônia de adesão de Betim ao projeto Mãos Dadas

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O governador Romeu Zema participou, na tarde desta quarta-feira (26/5), na Cidade Administrativa, da cerimônia de assinatura de adesão do município de Betim ao projeto Mãos Dadas. O programa é uma iniciativa do Governo de Minas que pretende, a partir do apoio e incentivo, que os municípios mineiros ampliem a oferta dos anos iniciais do ensino fundamental nas unidades escolares. Em Betim, cerca de 3.500 alunos de 15 escolas estaduais devem passar para a gestão municipal em 2022.

“Uma série de ações disciplinadas, bem executadas, a médio e longo prazo vão gerar um impacto substancial. Queremos que Betim seja esta referência em escola municipalizada. Queremos que os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de Betim mostrem para todos os prefeitos de Minas que a cidade adotou e trilhou o melhor caminho”, afirmou o governador Romeu Zema.

Para a secretária de Educação, Julia Sant’Anna, além de atender ao que prevê a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Minas Gerais está dando mais um passo importante na consolidação da qualidade da educação e no fortalecimento do regime de cooperação entre estado e municípios no atendimento educacional.

“Estamos em um processo muito interessante de expansão deste projeto Mãos Dadas. Esta adesão do município de Betim é muito representativa, porque ela aumenta em mais de 10% toda a matrícula que será absorvida pelo município. Este momento também nos traz a segurança e a certeza de que este projeto vai ser muito bem-sucedido”, ressaltou a secretária, afirmando que o Governo do Estado vai apoiar tanto financeiramente quanto na formação e reciclagem dos professores.

Avanços

O prefeito de Betim, Vittorio Medioli, destacou que além dos investimentos na estrutura, a parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura visa combater o analfabetismo funcional. 

“Eu quero agradecer todo o esforço que foi feito nas últimas semanas para se chegar neste entendimento, casando as necessidades tanto do Estado quanto do município de melhorar a sua qualidade de ensino. Nós temos um verdadeiro combate ao analfabetismo funcional e a baixa qualidade de ensino, que em tempos modernos não se justificam mais”, afirmou o prefeito.

Ao aderir ao projeto, o município receberá do Estado recursos financeiros para execução de obras no valor de R$ 69,6 milhões. Com o recurso, Betim irá investir na construção de oito novos prédios escolares de área de 5.000 m², com salas de aula, salas de espaço alternativo, banheiros, ginásios, refeitório, dispensa, cozinha ampla, área de serviço, secretaria, sala de professores, sala de diretoria, entre outros. Além de área externa ampla e arborizada para atendimento de alunos em tempo integral.

A parceria também prevê a cessão de servidores efetivos do quadro de pessoal do Estado, caso os profissionais tenham interesse. Além disso, o município receberá suporte da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) durante a transição dos alunos e também apoio pedagógico. Serão disponibilizados materiais pedagógicos, auxílio na análise dos resultados das avaliações e elaboração de estratégias, avaliação diagnóstica para os Anos Iniciais e suporte nas avaliações externas.

Também participaram da cerimônia a deputada estadual Laura Serrano, a secretária municipal de Educação em Betim, Marilene Pimenta, o presidente da Câmara Municipal de Betim, Kleber Rezende, e demais autoridades.

Mãos Dadas

Lançado em março de 2021, o projeto Mãos Dadas prevê o investimento de mais de R$ 500 milhões, que podem ser destinados para a construção de escolas, aquisição de mobiliários, execução de obras e reformas, entre outros. A iniciativa traz benefícios mútuos para estado, prefeituras e para a melhoria da qualidade da educação pública ofertada aos estudantes mineiros. Ele possibilitará a aproximação das decisões pedagógicas e administrativas do município focadas nas verdadeiras necessidades dos alunos de anos iniciais, criando uma unidade pedagógica no ciclo da infância.

Além disso, com o aumento de matrículas do município, consequentemente haverá aumento do valor total a ser repassado pelo governo federal, já que o repasse é proporcional ao número de matrículas. Esses recursos serão cada vez maiores nos próximos anos, a partir da implementação do Novo Fundeb, que, em 2026, garantirá o recurso de R$ 400 milhões a mais por ano aos municípios mineiros.

Para o Estado, a iniciativa permitirá a concentração de esforços na implementação do ensino médio, possibilitando a ampliação do diurno, expansão do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e educação profissional.

Diálogo aberto

Desde que o projeto foi lançado, a SEE/MG vem realizando conversas com as prefeituras mineiras para apresentar todos os pontos referentes ao Mãos Dadas. Cerca de 400 municípios participaram seminários virtuais. Ao todo, 283 prefeitos e 385 secretários municipais se reuniram com a secretária de Estado de Educação Julia Sant’Anna e com representantes da SEE/MG e da Associação Mineira de Municípios (AMM).

Após as reuniões virtuais, representantes das prefeituras também se reuniram com integrantes das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), onde a situação específica de cada município foi tratada.

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Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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