Minas Gerais

Romeu Zema defende prioridade da vacinação de professores durante agenda de trabalho em Frutal

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O governador Romeu Zema defendeu, nesta sexta-feira (14/5), em Frutal, no Triângulo Mineiro, que professores tenham prioridade na vacinação contra a covid-19. Zema visitou a Escola Estadual Maestro Josino de Oliveira, contemplada pelo programa Mãos à Obra, e se reuniu com educadores, profissionais da Educação, pais e alunos para discutir o trabalho da sua gestão para avançar nos índices educacionais. Mais tarde, o governador também se encontrou com prefeitos da região para ouvir as demandas e apresentar os projetos em desenvolvimento pelo seu governo.

“Estive reunido com a área de Educação aqui na cidade de Frutal. Tomei café com diretoras de escola, professores e pessoas da Secretaria de Estado de Educação, onde mais escutei do que falei. Temos cobrado do Ministério da Saúde prioridade para os professores, porque sabemos que essas categorias que têm contato direto com as pessoas precisam estar imunizadas”, afirmou o governador.

No dia 9 de abril, um ofício assinado pelo governador Romeu Zema e pelos secretários de Estado de Saúde, médico Fábio Baccheretti, e de Educação, Julia Sant’Anna, foi enviado ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, pedindo que a comunidade escolar seja priorizada no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a covid-19.

Gil Leonardi / Imprensa MG

O documento explica a importância da inclusão de professores e demais trabalhadores da Educação como prioridade na vacinação, para que seja possível a volta gradual das aulas presenciais. A imunização se somaria ao protocolo de Saúde criado por um grupo de trabalho no Estado com orientações para o retorno da atividade com segurança.

Avanços

A Escola Estadual Maestro Josino de Oliveira é uma das seis unidades contempladas no município pelo programa Mãos à Obra, que está reformando, ao todo, 1.028 escolas estaduais em todas as regiões mineiras. O investimento previsto nas quatro etapas do projeto é de R$ 232 milhões. As unidades são escolhidas por critérios técnicos de urgência e criticidade. São obras emergenciais, como construção de muros, reforma de telhados, banheiros, cozinha, refeitórios, rede elétrica, reforço estrutural de salas de aula, substituição de portas e reforma geral de instalações, que visam dar mais conforto e segurança a alunos e profissionais.

Durante o encontro com os educadores, diretores e especialistas, Zema ressaltou os avanços de Minas Gerais nos índices de Educação. Segundo o último resultado do Índice de Desenvolvimento Básico da Educação (Ideb), divulgado em setembro de 2020, o Estado alcançou os melhores resultados de sua história, no ensino médio, em português e matemática, após três edições seguidas de queda nos indicadores.

A diretora da unidade Marielza Ferreira da Silva agradeceu ao governador pela visita e pelo trabalho realizado pela Educação em Minas Gerais.

“A comunidade escolar pode testemunhar nosso empenho na busca pela melhoria da qualidade da Educação. Temos abraçado as propostas do governo, tanto que a nossa escola, a partir deste ano, vai oferecer o ensino médio em tempo integral”, afirmou a diretora. A escola também conta com um segundo endereço na Apac do município, onde atende os públicos masculino e feminino.

Gil Leonardi / Imprensa MG

Aluna do 1º ano do ensino médio na Escola Maestro Josino de Oliveira Yane Karoline de Souza Garcia falou sobre a importância de se investir na Educação dos jovens. “A gente sempre tem que opinar e estarmos abertos a ouvir. Acredito que, junto com o senhor, a Educação de Minas Gerais vai melhorar muito. Muita gente da minha idade estuda por obrigação, e não é assim. A gente tem que estudar para ter um país melhor”, afirmou a jovem de 15 anos.

Encontro com prefeitos

Zema também se reuniu com prefeitos da região para ouvir demandas e apresentar os projetos desenvolvidos pelo governo. Ele ressaltou que, apesar de todas as dificuldades financeiras, Minas tem conseguido avançar em todos os setores, como Educação, Segurança, atração de novos investimentos e no combate à pandemia.

“Sempre digo que quem governa, quem administra, precisa escutar para entender quais são os problemas.  Estive aqui hoje para ouvir, anotar, para saber quais são os problemas da região para que as minhas decisões, as decisões dos secretários, estejam de acordo com essa realidade”, afirmou o governador.

O prefeito de Frutal, Bruno Augusto, ressaltou a importância da parceria do governo estadual com os municípios. “A gente conhece a realidade do Estado de Minas Gerais e o que foi vivenciado nos últimos anos, os obstáculos e as dificuldades que o governador tem enfrentado para arrumar a casa. Temos que dar as mãos e caminhar juntos, buscando união entre os municípios e o Estado para a gente poder trabalhar pela população”, afirmou.

Inauguração Apac

Na noite de quinta-feira (13/5), o governador Romeu Zema ainda participou, também em Frutal, da cerimônia de início das atividades da primeira Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) Juvenil do mundo, segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O local tem capacidade para atender 60 jovens do gênero masculino, sendo 40 em cumprimento de medida de socioeducativa de internação e 20 de semiliberdade.

Construída pelo TJMG, por meio de verbas pecuniárias, a unidade recebeu investimento de R$ 2,5 milhões do Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), para custeio dos primeiros 12 meses de funcionamento.

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Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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