Geral

Resíduos produzidos pela construção civil recebem melhoria

Publicado

em


O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) investiu para melhorar a qualidade dos britados – material fragmentado, moído e triturado – produzido pela construção civil na Unidade de Recebimentos de Entulhos (URE). A instalação de um segundo eletroímã no processo de trituração dos resíduos permite uma retirada mais eficiente de metais como pregos e vergalhões. Assim, o material fica mais adequado para ser transportado por vias não pavimentadas.

A Unidade de Recebimento de Entulhos (URE) recebe em média, diariamente, 4,4 mil toneladas de resíduos da construção civil | Foto: Divulgação/SLU

De acordo com o gestor de resíduos do SLU que atua na URE, Gustavo de Oliveira Costa, também foi instalado mais um ponto de catação manual. “A catação serve para retirar as impurezas dos resíduos, como papel, plástico e madeira. Antes, a gente fazia só na etapa inicial, antes de os resíduos entrarem no britador. Agora, fazemos também essa separação após o processo, o que também contribui para melhorar a produção do material e facilitar a execução das obras”, explica.

Todos os dias, chegam à URE, em média, 4,4 mil toneladas de resíduos da construção civil. Todo o material é avaliado antes de seguir à unidade de britagem. São considerados adequados itens como pedaços de concreto, argamassa e blocos de cerâmica.

Separados, os insumos passam por um britador, que reduz suas granulometrias para cinco tipos diferentes: rachão, brita 2, brita 1, pedrisco e pó/areia. Em uma grande peneira com diferentes esteiras, tudo é separado. Armazenados, os materiais ficam disponíveis para doação.

Somente entre janeiro e setembro deste ano, foram produzidas mais de 240 mil toneladas de reciclados. Parte do material é doada e outra parte é utilizada para melhorar a trafegabilidade dentro da própria URE. Nos nove primeiros meses do ano, foram doadas 63 mil toneladas de material, especialmente para as obras de pavimentação de vias nas regiões administrativas.

É o caso das obras de pavimentação de sete ruas do Núcleo Rural Quintas do Maranhão, em Planaltina. Lá, a Novacap recebeu mais de 200 caminhões carregados de rachão produzidos na URE para melhorar a trafegabilidade, especialmente do ônibus escolar que passa na região.

“Era uma reivindicação antiga dos moradores e que está sendo feita graças ao material recebido pelo SLU. Temos também outra frente de trabalho em São Sebastião com o uso desses reciclados e está ficando ótimo”, afirma o coordenador das equipes da Novacap, Lucimário dos Santos.

O presidente da Associação de Moradores do Núcleo Rural Quintas do Maranhão, Francisco da Silva Vieira, agradeceu pelo investimento: “Está ótimo, o material é excelente. A gente tinha muita dificuldade, porque aqui é terra de barro mesmo. Na chuva, dava muito atoleiro e atrapalhava muito o caminho das nossas crianças para a escola. Hoje, [a via está] igual a asfalto. Terminamos a obra essa semana e para quem perguntar eu recomendo demais esse material do SLU”.

A doação desse material é regulamentada pela instrução normativa nº 01/2020, do SLU. De acordo com a legislação vigente, a distribuição só é permitida para atendimento de interesse público, sendo vetada a utilização para fins comerciais. A solicitação deve ser feita via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), seguindo os trâmites da norma regulamentadora.

*Com informações do SLU

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA