Política

Reeleito para 2º mandato, Coronel Adailton comenta sobre projetos e perspectivas para a 20ª Legislatura na Alego

Publicado

em

O deputado Coronel Adailton (PRTB) foi eleito para primeiro mandato em 2018, pelo Partido Progressista (PP), com 11.616 votos. No pleito de outubro de 2022, já no PRTB, obteve mais que o dobro de votos. Com 25.610 votos, irá representar os mais de 7,2 milhões de goianos. 

De origem simples, filho de pedreiro e costureira, Adailton nasceu na zona rural de Pirenópolis. Foi criado em Cocalzinho de Goiás, vendeu geladinho e picolé nas ruas, engraxou sapatos, enlonou (cobriu com lona) caminhão de cimento. Ainda jovem, aprendeu o ofício de servente de pedreiro, e, depois, de pedreiro, igual ao pai. 

Com esforço, estudos e dedicação, seguiu para Anápolis, onde fez o segundo grau. Depois, fez curso de torneiro mecânico no Senai Professor Roberto Mange, serviu na Base Aérea de Anápolis, aos 18 anos, e passou no concurso de sargento da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO). Durante o curso de sargento, passou no concurso de oficial e percorreu todos os postos da PM até chegar ao mais alto, de coronel, em 2012. 

No decorrer da carreira militar, serviu em várias unidades da PM, por mais tempo em Anápolis, depois em Jaraguá e Goianésia. Voltou para Anápolis, depois, terminou em Goiânia, onde prestou serviço em várias unidades, como: 9º Batalhão, Comando do Policiamento do Interior, Comando do Policiamento da Capital, coordenador de Operações do Copom. Ainda, assumiu o posto de secretário de Estado da Casa Militar, entre os anos de 2013 e 2017, e também foi subsecretário e superintendente executivo de Governo, na Secretaria de Governo em 2017.

Em entrevista à Agência Assembleia de Notícias, Coronel Adailton falou do trabalho realizado no primeiro mandato, impressões sobre a política nacional e estadual, e perspectivas para a 20ª Legislatura, a partir de 2023.

Trabalho parlamentar

Na Assembleia Legislativa, está à frente da Comissão de Turismo desde o início do mandato; vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte. Integrante titular dos colegiados de Segurança Pública, de Saúde, de Tributação, Orçamento e Finanças, também é suplente na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

O parlamentar é representante de Anápolis e cidades circunvizinhas como: Abadiânia, Goianápolis, Terezópolis, Alexânia, Campo Limpo, Nerópolis, Cocalzinho de Goiás, Corumbá, Pirenópolis, além de distritos e zona rural desses municípios. E ainda, Bonópolis e Mundo Novo, além de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Bela Vista. 

Coronel Adailton tem como foco o trabalho em prol de cidades onde houver necessidade de sua participação enquanto parlamentar. Ele prioriza a segurança pública. Nesse sentido, se coloca como defensor do trabalho integrado das forças de segurança em Goiás, preconizando que Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Técnica-científica, Polícia Penal, enfim todos os órgãos atuem de forma integrada e conjunta, com a força da Polícia Rodoviária Federal, da própria Polícia Federal, além dos órgãos de inteligência, que têm trabalhando de maneira muito eficiente e eficaz, com resultados positivos. 

Educação

Enquanto defensor da educação como um todo, desde o início do mandato, tem trabalhado a favor dos colégios militares, enquanto atores na melhoria da educação, da busca pela excelência da educação em Goiás, com resultados palpáveis, no atendimento de 70 mil famílias, pelo sistema de ensino do Comando de Ensino da Polícia Militar, que compõe os 64 colégios da Polícia Militar. 

Defensor da vacinação contra a covid-19, atuou como representante da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), como fiscal da vacina em Goiás, para atender as demandas dos municípios e fiscalizar onde não houvesse atendimento suficiente, a fim de promover a redução drástica dos níveis de contaminação. 

Qual a avaliação que faz das Eleições 2022 em nível estadual e federal? 

As eleições foram bem-sucedidas, principalmente porque estamos conseguindo conscientizar a população sobre a necessidade de conhecer, ao máximo, seus candidatos, para votarem certo. Claro que não chegamos ao patamar necessário, mas a população está mais consciente. Em alguns casos, ainda se vende voto. Claramente, a gente percebe, candidatos que não têm atuação nenhuma dentro da comunidade e que são bem votados. Mas, o mais importante de tudo, a essência é que as pessoas estão se conscientizando e votando com mais seriedade.

Em nível estadual, considero a atuação forte, com uma equipe abnegada. Trabalhando bastante, nós fomos eleitos com mais que o dobro da votação anterior. Com pouco recurso financeiro, porque nosso partido não teve direito ao fundo eleitoral, não tivemos tempo de TV ou de rádio e, ainda assim, conseguimos levar nosso recado e a população retribuiu com voto de confiança. Então, é muito importante isso. Em nível federal, embora existam tantas celeumas, eu considero que podem sim, haver situações que estão sendo suspeitas, mas se não houver provas, não há como ficar discutindo esse assunto. Temos que tocar a vida para frente e entender que a democracia está sendo realizada, de uma forma ou de outra, e que nós precisamos fazer com que o País caminhe para um futuro de mais desenvolvimento, de busca de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Quais partidos saíram fortalecidos? 

Sem dúvida nenhuma, o União Brasil, partido do governador Ronaldo Caiado; o MDB, do vice-governador Daniel Vilela, saíram fortalecidos, cada um com seis deputados eleitos. Valeu também a força e a dedicação do PRTB, nosso partido, terceira maior bancada da Assembleia Legislativa. Elegemos quatro deputados, com pouquíssimos recursos, com nada de tempo de TV ou rádio. É assim que a democracia tem que ser feita. Com trabalho forte, para que as instituições também sejam fortes. Eu entendo que o União Brasil e o MDB saíram fortalecidos e o PRTB não deixou nada a desejar. Foi a surpresa positiva dessa eleição. Sob a batuta do nosso presidente Denis Pereira, reelegemos os deputados Wagner Camargo Neto, Coronel Adailton, Júlio Pina e elegemos a Zeli, vice-prefeita de Valparaíso. Em nível nacional, sem dúvida alguma, o PL, que tinha o presidente Jair Bolsonaro candidato à Presidência, logrou grande êxito, fortaleceu sua bancada e mostrou força. 

Como será seu relacionamento com o Governo estadual reeleito? 

O meu relacionamento com o governador Ronaldo Caiado e, com o Governo como um todo, será bastante republicano, como sempre foi. Será um trabalho bem-sucedido, no campo das articulações, da diplomacia, de sentar, conversar, buscar os melhores resultados para as instituições às quais representamos. E, dessa forma, atender às demandas dessas instituições e de seus integrantes, os nossos irmãos policiais em todas as categorias; o pessoal da educação, nós estamos cuidando e vamos continuar cuidando, para o nosso estado se desenvolver cada vez mais. Estarei, dessa forma, dialogando sempre, com o secretariado, com o governador, com o vice-governador, com o presidente da Assembleia, para buscarmos as melhores soluções. É claro, agindo com coerência, atuando de acordo com as minhas convicções e atendendo aos anseios das instituições as quais eu represento. 

Qual sua expectativa para a próxima legislatura? 

Aqui na Assembleia, estamos trabalhando nas articulações para a eleição da Mesa Diretora, do presidente da Casa. Após as eleições, as coisas entram nos eixos. e nós tocaremos um mandato de quatro anos, de muita fé, atuando a favor da população de Goiás, com a união perfeita dos deputados estaduais que compõem a base do Governo, respeitando também as opiniões dos deputados que representam a oposição, fazendo o debate de ideias, o debate necessário. O Parlamento existe para isso, e nós iremos, sempre que necessário, defender as nossas ideias, as nossas teses, em detrimento de qualquer argumento. 

Com um índice de abstenção de 20% no segundo turno, como avalia o resultado da votação? 

Eu vejo com muito entusiasmo a conscientização da população brasileira, e com a goiana não é diferente, de cada vez mais, saber o que está fazendo, e de ter a vontade, o desejo de sair às urnas para exercer um direito, porque votar é um direito.

Como vê a polarização que se formou mais uma vez em torno da política nacional? 

Praticamente natural a polarização, quase sempre ocorreu isso, raríssimas vezes nós tivemos três ou quatro candidatos com condições de serem eleitos. Quando vai para segundo turno, já define, claramente, a polarização, porque a disputa é entre os dois mais votados. Aqui no Brasil, não foi diferente, tivemos a polarização mais forte, em ideologias de direita e de esquerda, e continuaremos trabalhando dessa forma. É muito importante a convergência dos partidos e suas ideologias, para que a gente busque um entendimento e o povo tem o direito de escolher. Democracia é feita disso, o povo ter o direito de escolher quem vai governar o seu país, o seu estado, a sua cidade. Nós tivemos o direito, exercemos e, agora, temos que cumprir a regra do jogo. A gente precisa acompanhar, desenvolver e defender as nossas teses e ideias na medida do que for necessário.

Durante a atual legislatura, o senhor se dedicou, além de outros pontos, ao apoio ao setor de turismo no estado. Quais serão suas principais pautas para a 20ª Legislatura?

Sou integrante da 19ª Legislatura, que fez história. Inauguramos a nova sede, criamos as emendas impositivas, que dão uma liberdade muito grande para o deputado estadual trabalhar. Indo para a 20ª Legislatura, a partir do dia 1º de fevereiro, é muito gratificante, é honroso ter sido eleito para exercer outro mandato de deputado estadual. Nessa condição, como sempre fiz durante toda minha vida naquilo que atuei, me dedicarei integralmente ao serviço parlamentar. As principais pautas serão sempre, defender o bem-estar da comunidade, das pessoas que moram no nosso estado e das pessoas que se dirigem a Goiás, para exercer qualquer tipo de atividade, seja ela turismo, comércio, visitas oficiais, visitas de cortesia, nós estaremos sempre prontos a atender bem.

Além disso, irei fazer um trabalho parlamentar de união, de coerência e de diplomacia, captando, cada vez mais, a parceria dos deputados em favor da população. Irei atuar na defesa das instituições às quais represento mais diretamente, que são: Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, integrando todos os demais órgãos do sistema de segurança pública de Goiás. E devemos, ainda, ter um olhar forte para as guardas municipais, e também focar na segurança privada, que eu vejo com grande vontade de participação, que pode e que vai nos ajudar, cada vez mais na segurança pública, como um todo. A educação também é um foco muito forte, porque eu não posso abrir mão de uma educação de qualidade, é dela que vem todas as demais profissões. 

Estou presidente da Comissão de Turismo, e nessa qualidade buscamos, durante esses dois mandatos à frente da comissão, descentralizar e alavancar o turismo em Goiás, sem perder de vista os municípios consolidados como Caldas Novas (Região das Águas Quentes), cidade de Goiás, com sua história e patrimônios a serem mostrados, nós mostramos que vários municípios do estado têm potencial e precisam ser explorados. Estamos incentivando e vamos continuar a incentivar essa parceria e trabalho conjunto do trade turístico, setor empresarial, poder público, agentes e gestores, a fim de fazer um trabalho de grande relevância para alavancarmos essa atividade no nosso estado. Neste final de Legislatura, realizamos o Fórum Legislativo do Turismo – Desenvolvimento regional com contribuições para novos cenários. Nosso quarto evento, como espaço de interlocução entre os profissionais, empresários e gestores do setor. 

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA