Geral

Rede de Flores acolhe mulheres em situação de violência doméstica

Publicado

em


São 17 unidades do Cepav distribuídas nas regiões de saúde do DF

Mulheres que são vítimas de violência podem contar com apoio da Secretaria de Saúde (SES), que disponibiliza uma rede voltada para esse público: as unidades do Centro de Especialidade para Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual, Familiar e Doméstica (Cepav), mais conhecido como a “Rede de Flores”.

Atualmente, o Distrito Federal conta com 17 unidades distribuídas nas sete regiões de saúde. O acesso aos serviços ocorre por meio de encaminhamentos pela rede intrassetorial (unidades de saúde) e pela rede intersetorial (Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado da Assistência Social/Creas, Polícia Militar, Polícia Civil, órgãos do Judiciário e outros), além de demanda espontânea.

Mulheres em situação vulnerável contam com apoio, proteção e tratamento nas unidades do Cepav | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

O Cepav oferece acolhimento, orientações e encaminhamentos. Dependendo do caso, a pessoa é inserida no processo terapêutico. Apesar da pandemia, o atendimento é mantido em todas as unidades. Em acompanhamento pelo Cepav Girassol, que fica no Hospital da Região Leste (antigo hospital do Paranoá), a técnica de farmácia Rosana da Cruz, de 37 anos, conta: “Fui atendida pela assistente social e agora estou fazendo acompanhamento psicológico, que tem me ajudado muito a refletir sobre situações que, muitas vezes, fogem do meu controle e do meu entendimento. Tenho sido bem-atendida e estou gostando muito. O acolhimento que recebo em cada sessão é fantástico”.

Dados

Na região de Saúde Central foram prestados 4.097 atendimentos em 2019, 1.446 em 2020 e 1.405 em 2021 (janeiro a setembro). Devido à pandemia, as atividades em grupo foram suspensas para manter os protocolos de segurança necessários no combate à covid-19.

A região de Saúde Sudoeste registrou 3.007 atendimentos em 2019, 1.385 em 2020 e, este ano, 5.093. Segundo o superintendente da região, Luciano Gomes, os números tiveram um aumento por conta da inauguração do Cepav Amarilis, no Recanto das Emas.

Já na região Oeste, em 2019 os números de atendimentos nas unidades do Cepav foram de 1.497; 910 em 2020 e, até setembro, 899 em 2021. Na região Norte foram 267 atendimentos em 2019, 358 em 2020 e 248 de janeiro a outubro deste ano.

Já na região Centro-Sul foram contabilizados os números de vítimas de violência doméstica que buscaram atendimento nos Cepavs Alfazema e Primavera. Foram atendidas no ano passado 65 mulheres e, até outubro deste ano, mais 65.

Na região Sul, responsável pelos Cepavs Gardênia e Flor do Cerrado, 115 mulheres vítimas de violência doméstica foram atendidas de 2019 a maio de 2021. Em junho deste ano, o Cepav Flor do Cerrado reabriu em Santa Maria, tendo registrado 281 atendimentos de junho a outubro.

Na região de Saúde Leste, responsável pelos Cepavs Girassol e Tulipa, foram 2.246 atendimentos em 2019, 1.226 em 2020 e 1.378 em 2021 (janeiro a setembro). Nos últimos dois anos, não houve atendimentos em grupo, em função da pandemia e da restrição para atividades coletivas. Deste modo, todos os atendimentos psicossociais foram prestados na modalidade individual.

Função

Os Cepavs oferecem acolhimento às pessoas em situação de violência interpessoal e suas famílias, encaminhamentos e orientações gerais, atendimento multiprofissional de forma individual e em grupo para crianças e adolescentes, em grupo para mulheres e atendimento médico ambulatorial para crianças e adolescentes, além de ações de prevenção, promoção da saúde e da cultura de paz junto à comunidade e escolas.

“O Cepav também é responsável por implementar a troca de experiência de gestão e de formulação de políticas públicas setoriais e intersetoriais para a atenção integral às pessoas vivendo em situação de violência e segmentos vulneráveis”, reforça a chefe do Núcleo de Estudos, Prevenção e Atenção às Violências (Nepav), Leciana Lambert Filgueiras. “A equipe técnica do Nepav fornece assessoria técnica na temática violência para toda a rede de saúde do Distrito Federal.”

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA