Minas Gerais

Receita das exportações do agro mineiro sobe 8,1% no primeiro bimestre

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No acumulado de janeiro a fevereiro de 2021, as exportações do agronegócio mineiro somaram US$ 1,13 bilhão e volume de 1,04 milhão de toneladas. Isso representa um crescimento de 8,1% na receita e 3,9% no volume, em relação ao mesmo período do ano passado. Os produtos de Minas Gerais foram enviados a 142 destinos diferentes, entre eles: Estados Unidos (15,5%), Alemanha (11,9%), China (11,8%), Bélgica (7%) e Japão (5,9%).

Análise da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) aponta que o aumento do preço praticado no mercado internacional de algumas commodities corroborou para o bom resultado, atingindo o valor médio de US$ 1.084,39 a tonelada.

A assessora técnica da Superintendência de Inovação e Economia Agropecuária (Siea) da Seapa, Manoela Teixeira, explica que entre os principais fatores que contribuíram para o crescimento no primeiro bimestre está o desempenho do café, que puxou para cima a receita da pauta exportadora.

“Também houve alta demanda de países parceiros, principalmente os asiáticos, e ainda tivemos aumento nas compras de alguns países da América do Sul, como o Chile. Com o avanço da vacina no hemisfério norte, a expectativa para 2021 segue positiva, já que a palavra de ordem é de retomada da economia, a exemplo da China, que sinalizou uma previsão de crescimento na casa de 7%”, afirma.

Os cinco principais produtos da pauta exportadora mineira foram café (61%), carnes (12%), complexo sucroalcooleiro (9%), produtos florestais (9%) e complexo soja (2%). 

Produtos

Com US$ 684,79 milhões e 5,1 milhões de sacas exportadas, o café, produto mais expressivo da pauta mineira de exportações, alcançou nos dois primeiros meses do ano a melhor receita desde 2015 e o maior volume desde 2014. Ao comparar os números com o resultado do mesmo período do ano passado, o incremento foi de 13,8% na receita e 17,6% no volume.

“Vale destacar a venda de extratos e sucedâneos do café, que aumentaram consideravelmente e ajudaram a puxar para cima a receita do setor, com preços até 25% maiores do que em 2020”, explica a assessora técnica da Seapa. Todos os principais parceiros comerciais do estado aumentaram suas compras, como Estados Unidos (US$ 146 milhões), Alemanha (US$ 132 milhões), Bélgica (US$ 78 milhões) e Japão (US$ 50 milhões).

As carnes acumularam US$ 134 milhões e 45 mil toneladas embarcadas no período, um decréscimo de 1,8% na receita e aumento de 12,8% no volume. As proteínas bovinas e suínas, que tiveram grande saída no ano passado, vêm apresentando arrefecimento nas vendas, com declínio de 6,1% e 37,4%, respectivamente.

“Mesmo com as reduções neste bimestre, para as carnes bovina e suína a expectativa é positiva para o ano de 2021. Já a carne de frango apresentou melhor desempenho no primeiro bimestre, com receita de US$ 31 milhões e volume de 20 mil toneladas, aumentos de 23,2% e 48,5%, respectivamente”, explica Manoela.

O complexo sucroalcooleiro teve diminuição nas vendas, com registros de US$ 101 milhões e 338 mil toneladas. A movimentação do mercado internacional, indicando grande oferta mundial de açúcar e queda no preço do petróleo, foram fatores que influenciaram o comportamento da commodity nos primeiros meses do ano.

Em contrapartida, os produtos florestais obtiveram alta de 43% na receita (US$ 96 milhões) e de 29% no volume (239 mil toneladas), sendo a celulose o item que sustentou o resultado positivo.

O complexo soja segue sofrendo arrefecimento nas vendas, com receita de US$ 23 milhões (-36%) e 41 mil toneladas (-72%). Isso foi ocasionado pela diminuição das compras chinesas em comparação ao boom ocorrido em 2020. A queda afetou o desempenho do setor que, mesmo com a entrada de novos parceiros, como Índia, Polônia, Bélgica, Colômbia e Bangladesh, não foi capaz de reverter a queda em relação ao ano anterior.

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Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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