Goiás

Rádio Brasil Central 71 anos: da imaginação mediada pelo som até a convergência de mídias

Publicado

em


O rádio foi uma revolução. Quando apareceu em Goiás em 1942 (19 anos depois das emissoras pioneiras no Rio de Janeiro e em Pernambuco), criou toda a sorte de interesse e apreço na população goiana, inicialmente em Anápolis, e aos poucos em diversas cidades do estado, como Ipameri, Buriti Alegre e Goiânia. Muito da mágica desse meio de comunicação está na capacidade de fazer essas vozes vagarem pelo espaço.

A Rádio Brasil Central surgiu em 1950. No dia 3 de março foi feita a inauguração da estação, ainda na Avenida Anhanguera. Ela fazia parte das organizações Coimbra Bueno e surgia com um objetivo bem demarcado: reforçar nome do seu fundador junto ao eleitorado goiano. Mas sua grande função nesses primeiros anos foi tornar-se uma das vozes na imprensa a favor da transferência da capital federal para planalto goiano.

De Goiânia, comunicando com o mundo

O slogan, que pode parecer hiperbólico, é mostra da força com que a Brasil Central inicia sua história. Mais que um bom conjunto de artistas e jornalistas, foi por meio da equipe técnica e dos equipamentos que a rádio se notabilizou, chegando a ganhar o apelido de “a emissora dos doze transmissores”.

A capacidade de difundir em grandes distâncias a sua programação já ficava marcada nos primeiros anos. Vários jornais goianos atestaram o recebimento de cartas apontando a captação do sinal da Brasil Central na Europa, Ásia e mesmo na Oceania (situação que perdura até a atualidade, facilitada pela internet).

Chamou atenção na época o uso pioneiro de transmissores de ondas curtas e também de transmissores de frequência modulada – o famoso FM – para a criação de links entre o estúdio da rádio e as equipes externas, 20 anos antes de se usar a frequência para transmissões comerciais. Ligava-se assim o estádio Serra Dourada ou o Palácio das Esmeraldas com os estúdios que na época ficavam na Vila Nova. E não apenas a qualidade dos equipamentos, mas também a capacidade técnica e inventiva das equipes de apoio e suporte que tal condição ainda mais patente.

Uma voz do Planalto Central

Na história da Rádio Brasil Central, os profissionais que estavam “no apoio” foram fundamentais para o sucesso que ainda hoje marca o nome da RBC na memória e nos corações não só de goianos, mas de toda uma população instalada nos mais diversos estados do país. E essa audiência se consolidou com o papel da rádio em diversas campanhas que tiveram grande mobilização social, como a que pedia a mudança da capital federal e, posteriormente, o acompanhamento da construção de Brasília.

A Brasil Central enviou equipes para encarar o canteiro de obras que se transformou o cerrado e transmitir diretamente do local a primeira missa celebrada na futura capital. E mais uma vez a capacidade técnica desponta: os equipamentos da Agência Nacional – responsável pela comunicação do governo federal a época – não funcionaram, sendo os da Brasil Central que transmitiram a primeira missa em Brasília nacionalmente.

Nos anos 1960, a rádio foi adquirida pelo governo estadual e continuou a ser uma voz forte nos céus do Brasil. Num período conturbado politicamente, a rádio se juntou a Rádio Guaíba de Porto Alegre e diversas outras rádios do país na chamada “Cadeia da Legalidade”, levando uma mensagem anti-golpe militar e de manutenção democrática quando da posse de João Goulart, em 1961.

Nem só de política vive a rádio

A Brasil Central sempre teve como marca a qualidade dos programas jornalísticos. Desde os primeiros dias, foi o noticiário que trouxe distinção a rádio. Numa defesa significativa da liberdade de expressão, o rádio jornal “O Mundo em sua Casa” noticiou eventos e trouxe opiniões embasadas e seguras para o ouvinte. Aos amantes dos esportes, ofereceram diversos momentos de vibração por meio das equipes que acompanharam desde os campeonatos de basquete goiano até a copa do mundo de futebol.

Mas as equipes não só acompanhavam eventos oficiais de governo e grandes acontecimentos. Elas também possibilitavam que eles acontecessem. Muitas etapas de campeonatos de motocross, festas regionais e inclusive a visita do Papa João Paulo II à Goiânia, em 1991, foram sonorizadas por equipes da Brasil Central, fazendo que a voz e os sons desses eventos chegassem ao público não só por meio das ondas do rádio, mas também para quem assistia presencialmente, por meio das técnicas e das “improvisações” aprendidas durante a lida radiofônica.

Novos tempos chegam

A Brasil Central está fazendo aniversário, chegando aos 71 anos, e se alinha aos novos tempos e desafios apresentados pelas transformações tecnológicas, como é a tradição do próprio rádio como mídia e como técnica. Vem sendo marcante, como presente para os ouvintes, a convergência das várias mídias da ABC, a agência que administra não só as rádios, mas também a Televisão Brasil Central, o Diário Oficial e os canais de comunicação digital, gerando uma experiência mais completa do ouvinte da Brasil Central, que agora também pode ler e assistir seus programas favoritos e mergulhar em toda a complexidade daquilo que está presente no cotidiano difundido pelas ondas do rádio.

Fonte: Givaldo Corcinio – historiador – ABC Digital

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook

Cidades

Natal Flamboyant 2022

Publicados

em

Com o tema “Circo de Natal Flamboyant”, shopping reafirma sua tradição em apresentar uma decoração natalina memorável e uma campanha marcada por incentivos. Entre os destaques está o sorteio de um veículo elétrico Volvo XC40

Sempre repleto de novidades, o Natal Flamboyant chega para surpreender aqueles que apreciam vivenciar a época mais mágica do ano. Para 2022, o tema escolhido “Circo de Natal Flamboyant”, embala uma das maiores e mais completas campanhas de varejo no Brasil. Isto, porque, o investimento na campanha de Natal supera os R$ 4 milhões, incluindo decoração natalina, campanha publicitária, premiação, divulgação interna e externa, além de eventos e ações.

Entre os incentivos nas compras, está o sorteio de um automóvel Volvo XC40 ano/modelo 2022/2023 na cor branca. Exibindo sustentabilidade, já que é um modelo elétrico, o prêmio ainda é sinônimo de segurança, versatilidade e alto desempenho. Além disso, o SUV premium antecipa as mais recentes tecnologias e tendências a partir de um motor que é referência em potência e diversos itens de conforto e conectividade. Cada R$ 500 em compras, mediante apresentação de notas fiscais de lojas do Flamboyant aderentes a promoção, dá direito a um número da sorte para participar do sorteio, que ocorrerá no dia 14 de janeiro de 2023. O cliente poderá concorrer com notas fiscais com data entre 04 de novembro de 2022 a 09 de janeiro de 2023.

DECORAÇÃO

“Circo de Natal Flamboyant” convida a experimentar a alegria da época mais mágica do ano

O encantamento do circo. A magia do Natal. Apostando em dois símbolos tão presentes no imaginário de adultos e crianças, o Flamboyant Shopping declara aberta a época mais festiva do ano, convidando o público a participar de cada detalhe de sua decoração natalina. O tema central, “Circo de Natal Flamboyant”, traz um misto de arte, brilho, alegria e elementos tradicionais, que chegam com a proposta de despertar os sentimentos mais positivos nos visitantes. Desde as portarias de acesso, passando pelo Garden Flamboyant e outros cartões postais do shopping, tudo foi pensado para encantar a qualquer momento do dia. À noite, a iluminação externa reforça o convite para celebrar. Por trás de tanta magia estão mais de quatro mil strobos, LEDs e cortinas de snowleds, iluminando toda a fachada do shopping e dando formas a símbolos natalinos. Em total sintonia ao tema da decoração, réplicas do Papai Noel seguem protagonizando diversos números circenses, seja no Garden Flamboyant ou dentro do shopping, surpreendendo e encantando as famílias. Em outra cena, um Bom Velhinho medindo aproximadamente 4,5 metros de altura saúda o público em seu figurino clássico. E como o tema deste ano, “Circo de Natal Flamboyant”, baseia-se na vontade do Bom Velhinho em compartilhar arte e alegria, as praças de eventos dão formas a um verdadeiro picadeiro natalino. Na Praça da Cúpula, piso 1, elementos lúdicos e variada riqueza de detalhes chegam para encher os olhos, a exemplo de ursos circenses, presentes de forma aérea na nova cúpula de vidro e próximos à grandiosa árvore de natal, com 12 metros de altura. A proposta é exibir momentos emblemáticos do Papai Noel em sua memorável passagem pelo circo. Com isso, o público pode conferir a caminhonete do Noel, o Bom Velhinho oferecendo balões e até ensaiando um número no canhão. Ainda nesse local, uma outra proposta de interação com o público conta com a chancela da Richesse Confeitaria. Em total sintonia com a Mamãe Noel exibindo maçãs do amor, a marca leva ao público suas deliciosas maçãs, que poderão ser adquiridas no local. Esse cenário lúdico, que também conta com noéis em pernas de pau, reserva diversos espaços instagramáveis. Para os pequenos, além de xícaras giratórias, a interação fica por conta de um passeio no trenzinho, que passa por um túnel iluminado, numa visão privilegiada da decoração.

Por todo o shopping, o visitante irá se encantar com os ursos circenses, numa elaborada ambientação natalina em cores tradicionais e flâmulas anunciando que a magia está no ar. É assim na Praça Central, piso 1. Lá, a decoração convida a compartilhar diversos momentos circenses. Os visitantes podem adentrar uma árvore natalina medindo 10 metros de altura, local que oferece uma grandiosa iluminação em LED. Reforçando as belezas do circo, Papai Noel surge fazendo malabarismo, com balões coloridos, exibindo truques de magia e até oferecendo pipocas em barraquinhas circenses. Celebrando experiências memoráveis, nesse local o público poderá adquirir deliciosas pipocas, assinadas pela Popcorn Gourmet. Um convite para instagramar é o soldado urso, medindo aproximadamente 6 metros de altura. Mas, se a proposta é contemplação, o público pode acompanhar cada detalhe diretamente de um banco gigante em formato bengala. A programação ainda oferece uma estação de embarque do tradicional Expresso Flamboyant em parceria com a Unimed. O passeio em vagões coloridos e sonorizados convida passageiros de todas as idades a interagirem com as atrações natalinas num divertido passeio pelos corredores do shopping. Também integra o roteiro para um Natal surpreendente, um Presépio com personagens bíblicos em tamanho natural. Localizado próximo à C&A, no piso 1, o público poderá contemplar o nascimento de Jesus, relembrando o acontecimento que deu origem ao Natal. Ainda no piso 3, em frente à Nespresso, estará o Trono do Papai Noel, onde o Bom Velhinho recebe as crianças para as fotos, entrega de cartinhas e pedidos de Natal. Para melhor comodidade das famílias, o espaço dispõe de caixa de correios para entrega dos pedidos de Natal, trono pet e um cesto para os bebês darem adeus às suas chupetas.

Serviço

Decoração Natalina Flamboyant

Seguindo o horário de funcionamento do shopping, nas atrações especiais de Natal, o atendimento será encerrado 30 minutos antes do fechamento das lojas. Importante consultar o regulamento, que prevê, entre outras orientações, a obrigatoriedade do uso de cinto de segurança e a presença de pais ou responsáveis para acompanhar crianças menores nos brinquedos. As atrações ficarão disponíveis até o dia 06 de janeiro de 2023, de segunda a sábado das 10h às 21h30 e domingos e feriados das 14h às 19h30. Importante consultar o regulamento com as regras de participação e segurança, disponível em cada atração.

Xícaras Giratórias

Local: Praça da Cúpula (piso 1)

Indicado para três crianças por xícara, sendo a capacidade máxima 100kg

Pais ou responsáveis maiores de 18 anos devem aguardar as crianças próximo ao local

Acesso: gratuito.

Maçãs do Amor Richesse Confeitaria

Local: Praça da Cúpula (piso 1)

Preço: sob consulta no local.

Passeio de trenzinho

Local: Praça da Cúpula (piso 1)

Indicado para até oito crianças simultaneamente, sendo a capacidade máxima 400kg

Indicação etária: livre para adultos e crianças, limitada à capacidade de dois adultos por passeio.

Pais ou responsáveis maiores de 18 anos devem aguardar as crianças próximo ao local

Preço: R$ 15 por pessoa.

Túnel para passagem interna na árvore de Natal

Local: Praça Central (piso 1)

Acesso: gratuito.

Pipocas Popcorn Gourmet

Local: Praça Central (piso 1)

Preço: sob consulta no local.

Expresso Flamboyant

Local: Praça Central (piso 1)

Preço: R$ 15 por pessoa

Indicação etária: livre.

Presépio

Local: próximo à C&A (piso 1)

Acesso gratuito.

Atendimento Papai Noel

Local: piso 3 em frente à Nespresso

Período: até o funcionamento das lojas do dia 24 de dezembro de 2022.

Acesso: com celular próprio é isento de cobrança.

O local conta com fotógrafo profissional e equipamento. Portanto, não é permitido câmeras profissionais ou semelhantes. Mediante interesse, o cliente pode contratar no local, fotos impressas na hora. Os organizadores do espaço também oferecem a opção de envio da foto digital em alta resolução por e-mail ou dispositivo de transferência diretamente ao cliente.

Por: Janaina Prado

 

 

 

 

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA