Nacional
Projeto Floresta+Amazônia recebe inscrições de projetos sustentáveis
O Projeto Floresta+Amazônia, do Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), recebe inscrições até o próximo dia 10 para projetos de preservação e recuperação florestal nos nove estados da Amazônia Legal, informou hoje (6) a secretária da Amazônia e Serviços Ambientais do Ministério do Meio Ambiente, Marta Giannichi, em entrevista ao programa A Voz do Brasil.
Nesta etapa, agricultores, indígenas e quilombolas da região poderão levar ideias de gestão territorial, recuperação de espécies nativas e preservação em cadeias produtivas sustentáveis.
“Esses projetos são voltados para comunidades. Se você faz parte de uma comunidade extrativista na Amazônia e tem uma ótima ideia de como melhorar a floresta, você pode colocá-las no papel e as melhores serão selecionadas. Agricultores, quilombolas e indígenas estão contemplados”, informou Marta.
Outra etapa do projeto, chamada Floresta+Recuperação, também recebe inscrições de projetos de recuperação e preservação que serão financiados pelo ministério em parceria com o PNUD. Podem se inscrever na iniciativa projetos de pequenos agricultores que tenham terras entre 75 e 80 hectares na região e que promovam ações permanentes para reduzir, de forma sustentável e eficiente, o uso de recursos naturais. Esses produtores receberão verbas do projeto e serão constantemente monitorados para manter as ações em vigor.
» Veja aqui os requisitos e como se inscrever no Projeto Floresta+Amazônia
Assista à entrevista na íntegra:
Edição: Pedro Ivo de Oliveira
Nacional
Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia
Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.
As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.
Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.
Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.
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