Distrito Federal

Projeto Brasília Iluminada mobiliza coleta de lixo eletrônico

Publicado

em


Brasília Iluminada e Reciclotech se unem para fortalecer a Política Nacional de Resíduos Sólidos | Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Sabe aquele computador quebrado e aquele telefone celular sem uso que só ocupam espaço em casa? Por meio do projeto Brasília Iluminada, os brasilienses poderão dar um destino nobre a esse lixo eletrônico, pois até 17 de janeiro os pontos de coleta instalados na Esplanada dos Ministérios, no point cultural Céu de Brasília (Praça do Cruzeiro) e no presépio virtual Luz do Mundo (Catedral Militar Rainha da Paz) receberão os materiais em desuso.

Nos dias 16 e 17 deste mês, a entrega do material também poderá ser feita, em sistema drive-thru, no ponto montado na Praça do Cruzeiro. Todos os produtos descartados serão encaminhados para reciclagem adequada.

A iniciativa integra o plano de sustentabilidade e legado social do Brasília Iluminada, projeto do Governo do Distrito Federal coordenado pelas secretarias de Economia, de Turismo, de Cultura e de Desenvolvimento Social. A coleta é feita em parceria com o programa Reciclotech, desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e com a Organização Social Programando o Futuro, responsável pela destinação correta do lixo eletrônico. Qualquer produto elétrico e eletrônico quebrado, danificado ou sem utilidade por algum motivo, bem como pilhas e baterias descarregadas podem ser entregues nos postos de recebimento.

Além de promover o descarte de maneira adequada, o programa também recondiciona equipamentos que apresentarem condições de uso e, concluído o conserto, faz a doação desses materiais para alunos de baixa renda. O Reciclotech envolve ainda a capacitação de jovens de 14 a 18 anos de baixa renda em cursos voltados à tecnologia.

Decoração especial de ano-novo se espraia pelo trecho entre a Esplanada dos Ministérios e a Catedral Rainha da Paz, estrutura agora envolvida no projeto de sustentabilidade | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

O Reciclotech segue a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que define a logística reversa como um instrumento de desenvolvimento econômico e social ao investir na coleta e na restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial. Uma vez recondicionado, esse material pode ser reaproveitado em diversos ciclos produtivos, ou mesmo ganhar outra destinação ambientalmente adequada. O DF é a única capital da Federação com programa ativo de logística reversa e economia circular.

Capital da Esperança

Capitaneado pela Secretaria de Economia, o projeto Brasília Iluminada celebrou o fim de ano com o lema “Capital da Esperança” e espalhou luz e magia pelo Distrito Federal, com uma decoração que valoriza elementos da identidade brasiliense, como a arquitetura e o Cerrado. Os 60 anos da capital também foram destacados na programação, que teve início em 18 de dezembro passado.

Computadores, teclados, controles… tudo é reaproveitado pelas equipes do projeto | Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

O projeto compreende dez eixos: Árvore Sonho e Realidade, árvores decorativas, Espaço Luz, Quadrante dos Presentes, Bolas Decorativas, Túneis Flor do Cerrado e Pórticos de Entrada, Praça do Buriti, point cultural Céu de Brasília, presépio virtual Luz do Mundo e o Trenó Luz. Totalizando 415.770 metros quadrados de área implantada com todos os eixos do projeto, a iniciativa é inédita na capital.

A programação, que continua até o próximo dia 17 de janeiro, conta com shows diários de luzes e atrações musicais. Além de embelezar a cidade, o projeto teve impacto positivo para a economia, com a geração de emprego e renda 100% local.

* Com informações da Secretaria de Economia

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA