Distrito Federal

Programa Reviva Parques vai reformar Parque Veredinha

Publicado

em


O Parque Ecológico Veredinha, localizado em Brazlândia, recebe a partir desta quarta-feira (5), uma força-tarefa do programa Reviva Parques. A unidade de conservação é a 16ª a receber benfeitorias por meio do trabalho conjunto. A reforma tem previsão de durar dois meses.

O programa Reviva Parques foi criado pelo decreto nº 41.865/2021, pelo Governo do Distrito Federal (GDF), a fim de estimular parcerias e promover a preservação de 82 unidades de conservação, conhecidas pelos órgãos ambientalistas como UCs.

Além do Instituto Brasília Ambiental, a ação envolve Novacap, Caesb, Administração Regional de Brazlândia, Neoenergia Distribuição, DER, Detran, SLU e Funap.

Serviços diversos serão realizados por nove órgãos do GDF para reestruturar o Parque Veredinha | Foto: Divulgação / Brasília Ambiental

Repaginada

Uma área repaginada será instalada com os seguintes serviços – poda de árvores; limpezas das bacias de contenção; cercamento, pintura, colocação e troca de areia dos parquinhos infantis; reforma da ciclovia; reparo asfáltico; iluminação; construção de calçadas; instalação de lixeiras; roçagem, plantio de árvores nativas; e construção do sistema de águas pluviais, entre outras.

Serão realizados ainda serviços de melhoria do banheiro público e da sede com pintura e reparo no telhado; plantio de grama na saída da 10 Norte; reforma e pintura da quadra poliesportiva; estacionamento para motos da vigilância; substituição e instalação de bancos de assento; construção de depósito de ferramentas; e plantação de mudas para construção de um jardim sombreado.

“Os moradores locais precisam de uma área ecológica importante como o parque para ter contato com o meio ambiente e, ao mesmo tempo, ter seu espaço de interação e lazer” Rejane Pieratti, superintendente de Unidades de Conservação do Brasília Ambiental

Meio ambiente

A superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon), Rejane Pieratti, lembra que a execução das ações do Reviva Parques no Veredinhas é de extrema importância para a comunidade de Brazlândia.

“Os moradores precisam de uma área ecológica importante como o parque para ter contato com o meio ambiente e, ao mesmo tempo, ter seu espaço de interação e lazer”, assinala.

Pieratti destaca também que o Programa Reviva Parques incentiva parcerias entre órgãos e entidades do DF, do governo federal, pessoas físicas, jurídicas e a sociedade civil organizada, tendo como foco proporcionar lazer, cultura, turismo, esporte, melhorias e manutenção nos parques e demais UCs.

O agente de unidades de conservação do Parque Veredinha, Diego Gordinho, endossa as palavras da superintendente. “A intervenção chegou no momento ideal. Faz mais de dez anos que o parque não recebia obras assim, apenas ações pontuais. Estávamos precisando mesmo de uma manutenção mais pesada. A comunidade local, com certeza, vai se sentir muito contemplada”, enfatizou

Trilhas

Criado pelo Decreto 16.052/94, o parque ecológico Veredinha ocupa uma área de 57 hectares e conta com muitas nascentes de águas límpidas, possui vegetação variada entre matas de galeria, cerrado típico, veredas úmidas e uma área de antiga pastagem, que podem ser exploradas por meio de trilhas estreitas. Próximas à unidade ambiental estão: a Basílica Menino Jesus de Praga e a Lagoa de Brazlândia, grandes atrativos turísticos do DF.


*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA