Distrito Federal

Programa do GDF reconstrói mais uma casa vulnerável

Publicado

em


A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF) entregou, nesta segunda-feira (7), mais uma casa reformada pelo Programa Melhorias Habitacionais – eixo Pessoa com Deficiência (PCD), no Trecho 3 do Sol Nascente.

Marcos Vinícius foi beneficiado com o Programa Melhorias Habitacionais, da Codhab, e agora tem um quarto e um banheiro adaptado para suas necessidades | Foto: Divulgação/Codhab

Havia dez anos que o cadeirante Marcos Vinícius, 19, dormia em um colchão na sala, onde passava a maior parte do tempo. Aos poucos, a casa ganhou espaço, segurança, portas, pintura nas paredes, revestimento, instalação elétrica e sanitária, janelas, etc.

Agora, o jovem tem um quarto e, graças à ampliação de valor, também ganhou um banheiro adaptado. “Eu não tenho palavras para agradecer. A Codhab chegou na minha vida em um momento primordial”, comemora a dona Maria Aparecida, 36 anos. A residência abriga mãe, pai e dois filhos.

O presidente da Codhab, Wellington Luiz, explica a importância do projeto. “Nós recebemos um governo com muitas dificuldades, mas isso não impede o atendimento às famílias que mais precisam. É uma determinação do governador Ibaneis Rocha transformar esses problemas em soluções”.

A secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha, que também acompanhou a entrega da casa, destaca: “estou aqui para fortalecer e dar visibilidade a esse programa que ajuda tantas pessoas”.

O Melhorias Habitacionais é um subprograma vinculado ao eixo Projeto na Medida, com base na Lei Federal n° 11.888/2008. O texto assegura assistência técnica pública para reforma de habitação de famílias em vulnerabilidade social, sempre em áreas de interesse social regularizadas ou passíveis de regularização. As obras dependem de disponibilidade orçamentária e são executadas por empresas credenciadas pela Codhab.

Núcleos familiares com algum integrante deficiente já tinham prioridade, mas, desde setembro de 2020, a Codhab e a Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência (SEP) assinaram acordo de cooperação técnica para criar um nicho específico

“É muita alegria estar aqui porque nós, PcD, vivemos essa luta dia a dia. Sei o quanto é difícil! Por isso, esse programa é tão importante para ajudar as famílias a terem acessibilidade. É o governo em ação!”, afirma o secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira.

Cuidado específico para PcD

Núcleos familiares com algum integrante deficiente já tinham prioridade, mas, desde setembro de 2020, a Codhab e a Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência (SEP) assinaram acordo de cooperação técnica para criar um nicho específico. Assim, de forma focada, podem oferecer acessibilidade, mobilidade e qualidade de vida para pessoas com deficiência (PcD).

*Com informações da Codhab

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA