Geral

Programa ‘Brasil do Futuro’ aposta firme na força jovem

Publicado

em


Em formato on-line, por conta da pandemia de covid-19, o projeto Brasil do Futuro oferece cinco cursos profissionalizantes gratuitos voltados para formação de profissionais de bastidores do entretenimento. Atualmente, há 289 alunos residentes na plataforma de ensino e, o programa educativo certificou 207.

O público-alvo é formado por jovens entre 15 e 29 anos, que tenham interesse em oficinas técnicas em montagem de show e palco, produção de shows e artístico, operação de som/vídeo e técnico em fotografia.

Brasil do Futuro resultado de um Termo de Fomento executado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) com Instituto de Desenvolvimento, Inclusão Social e Cultural (IDISC), entidade civil de direito privado e sem fins lucrativos, no valor de R$ 299,992 com geração de 15 empregos diretos e indiretos.

“Esse perfil de projeto é abraçado pela Secretaria porque mexe na formação e na qualificação da cadeia da economia criativa, abrindo oportunidades de trabalho para uma mão de obra jovem”,

A secretária de coordenação do Brasil do Futuro, Carla Veras de Lima, explica que a maioria dos estudantes dos cursos atua de maneira autônoma, destacando que “as aulas da plataforma permitem aprender habilidades para a conquista da carreira profissional de forma independente”.

“Para a pós-pandemia, espero que os nossos alunos possam aplicar de forma plena a profissão que escolheram, sem restrições. E que o projeto alcance ainda mais pessoas que buscam profissionalizar-se. Em especial, as que não possuem recursos para isso e, dessa forma, possam se reerguer após esse período difícil que estamos passando”, relata.

Quando o plano de vacinação estiver concluído e as atividades presenciais retornarem, o Brasil do Futuro vai ministrar os cursos em duas unidades socioeducativas. Assim, a formação acontecerá de forma presencial e virtual concomitantemente. As unidades estão localizadas nas Regiões Administrativas (RAs) Recanto das Emas e São Sebastião.

Horizontes estendidos

Ellen Santos
Caroline de Sousa
Professor Iago Kieling

Ellen Santos de Sousa conta que conseguiu um trabalho como produtora de uma cerimônia de casamento por causa dos conhecimentos adquiridos nas oficinas do projeto. Ellen estuda Saúde Coletiva, na Universidade de Brasília (UnB), é formada em um curso técnico de Eventos, pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) e, no Brasil do Futuro, está inscrita no curso de Produção de Shows e Artístico.

“Estou aprimorando meus conhecimentos com os cursos na plataforma do Brasil do Futuro, que considero ótimos. Para além, o que me impulsionou a buscar o curso de Eventos foi o desejo de melhorar a minha grade curricular.”, diz.

Formada no curso de Produção Artística e Eventos, Caroline de Sousa acredita que o certificado vai ajudá-la em sua área de atuação. “O curso me ajudou a enxergar outras vertentes dentro da publicidade. Foi uma experiência corrida, mas satisfatória. Achei a rede de relacionamentos perfeita para o trabalho de produção.”, conta a estudante de Publicidade e Propaganda.

O professor Iago Kieling, produtor cultural e empresário, conta que foi um desafio o formato on-line, porque, apesar de dirigir câmeras, nunca havia atuado de frente. Mas, ao mesmo tempo, acredita que a formação adotou a melhor medida para funcionar durante a pandemia.

Iago é formado em Comunicação Social e possui experiência com audiovisual e agências de publicidade. No projeto, ele contribui com as aulas de introdução, história do cinema, vídeo digital, fotografia, direção, planificação, movimento de câmera, enquadramento e som.

“Gosto da iniciativa, quero muito desempenhar o projeto nas Unidades Socioeducativas. Anos atrás, fiz um documentário sobre esses espaços no Brasil, e o tema me tocou bastante. Os internos tinham realmente uma vontade muito bonita e sincera de sair e ter algo que pudesse colocá-los no mercado de trabalho. Por isso, topei na hora o projeto, achei bem legal.”, conclui Kieling.

Os cursos

Cursos voltarão a ser presencial

Para a formação de Operadores de Áudio e Vídeo, o objetivo é ensinar noções básicas sobre o uso de equipamentos para realização de shows e gravações em estúdio e apresentar processos do audiovisual para qualquer formato. Cada um desses oferece 16 aulas que variam entre 20 e 30 minutos.

O cronograma de Técnico em Fotografia ensina marketing e edição fotográfica. Além de promover o desenvolvimento de capacidades artísticas, e, por causa do mercado, o aluno aprenderá gestão, autoconhecimento pessoal e profissional para direção, abordagem de modelos, mostra e expansão do próprio trabalho.

O curso de Montagem de Show e Palco oferece 16 aulas de até 30 minutos com material para auxiliar no desenvolvimento de habilidades de montagem de estruturas, sonorização e iluminação de eventos. Os inscritos estarão capacitados a operarem mesa de áudio e luz, além do aprendizado para manutenção de cabos e equipamentos.

Com uma grade de 16 aulas de até 20 minutos, o curso de Produtor de Show e Artístico busca posicionar o profissional no mercado e o direciona para desenvolvimento de habilidades como visitas técnicas, visão estética e lista de fornecedores.

Como participar?

As inscrições podem ser realizadas pelo aluno por meio do site do projeto para qualquer área. As aulas são totalmente gratuitas e online. O aluno inscrito terá acesso a todo conteúdo e material de apoio para a área de interesse. No entanto, para que as aulas iniciem, precisará esperar a formação da nova turma.

* Com informações da Secretaria de Cultura

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA