Minas Gerais

Professores de apoio têm atuação fundamental na Educação Especial 

Publicado

em


Mesmo longe fisicamente, os profissionais de atendimento educacional especializado da rede estadual de ensino estão presentes no dia a dia dos alunos durante o ensino remoto. Por meio de chamadas telefônicas, ligações de vídeo e recados enviados junto com as adaptações dos Planos de Estudos Tutorados (PETs) e das atividades complementares, os educadores dão o suporte necessário para a realização das atividades.
 
O trabalho dos professores que atuam na Educação Especial consiste em realizar as adaptações curriculares para que o estudante da educação especial pública possa ter acesso aos materiais previstos no currículo. Esse profissional trabalha de forma colaborativa com os professores regentes.
 
Durante o Regime de Estudo não Presencial, implementado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) em decorrência da pandemia de covid-19, este trabalho conjunto se fortaleceu ainda mais, como ressalta a coordenadora de Educação Especial Inclusiva, Suéllen Cristina Ferreira Gomes Fernandes Coelho. “Os professores estão trabalhando de forma colaborativa, no sentido de fazer com que o conteúdo que o professor regente está ensinando chegue ao aluno público da Educação Especial”.
 
Ainda segundo Suéllen, outra colaboração importante está relacionada com as famílias dos estudantes. “Os professores estão em contato próximo e isso é muito importante. Eles desenvolveram diferentes estratégias, como ligações para as famílias e os recadinhos e orientações”.
 
Reinvenção
 
Com a suspensão das aulas presenciais, necessária por causa da pandemia da covid-19, a professora de apoio Gilmara Ferreira de Souza Marques, que atua na Escola Estadual Clóvis Salgado, em São Sebastião do Paraíso, Sul de Minas, reinventou sua prática de trabalho. Para estar perto dos alunos, ela tem apostado em ligações de vídeo, elaboração de material concreto e mantido contato próximo com os familiares dos estudantes.
 
 “Os vídeos são importantes, por que ajudam a deixar o conteúdo mais claro e representa um material mais concreto. Com as ligações, eles sentem a presença do professor. Depois de prontas, os pais me encaminham as fotos das atividades. Essa parceria com as famílias é essencial e resulta em uma troca muito rica”, destaca Gilmara, que também envia jogos para os estudantes.
 
Uma das alunas atendidas pela professora é Natália Paulino de Souza, que está no 9º ano do ensino fundamental. “Para a Natália, que tem deficiências múltiplas, busco trabalhar temas ligados ao contexto que ela vive e faço as adaptações dentro do que está sendo apresentado pela professora regente. Por exemplo, se a professora faz um poema, eu faço a adaptação usando o nome da Natália”, conta a professora.
 
Nas ligações, a educadora busca motivar a participação da estudante nas atividades e sempre explicar da melhor forma como devem ser feitas. A explicação é para o pai da Natália, que a auxilia na realização, e para a estudante, que executa o que é pedido.
 
Para o pai da Natália, José Paulino de Souza Neto, o apoio da professora é fundamental. “A Gilmara me ajuda muito e sabe das dificuldades que encontramos aqui na roça. Ficar longe da escola está sendo difícil para a minha filha, mas a Gilmara manda as atividades, entra em contato, explica como eu posso ajudar e conversa com ela. Só tenho a agradecer”, afirma.

Comentários do Facebook

Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

Publicados

em


Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA