Minas Gerais

Professores dão dicas para o Enem

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Os professores estão atentos à expectativa de alunos da rede estadual para o segundo dia de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no próximo domingo (24/1), com a aplicação das provas de matemática e de ciências da natureza.

Dicas relacionadas ao conteúdo esperado para as provas, além de macetes para ter mais tranquilidade na resolução das questões, estão entre os destaques do programa Se Liga na Educação, estratégia da Secretaria de Estado de Educação (SEE) como parte do Regime de Estudo não Presencial, em ação por conta da suspensão das aulas presenciais durante a pandemia.

Segundo os professores, manter a calma e focar no enunciado das perguntas são dicas de ouro, entre outros pontos em que os candidatos também devem ficar atentos.
Confira, a seguir, outras dicas dos educadores para os estudantes:

Matemática

Na prova de matemática, alunos se preocupam em memorizar fórmulas e conceitos. Contudo, o professor da disciplina Alexandre Duarte destaca que saber o que está sendo exigido é importante. Para tanto, ele indica aos alunos que leiam corretamente o enunciado e não se apressem para aplicar fórmulas. “O Enem está cada vez mais focado em raciocínio. Então, vale a pena a pessoa não ficar focada apenas nas fórmulas. Importante saber filtrar as informações”, recomenda.

Ciências da Natureza

Quem também dá dicas é o professor de biologia Vinícius Braz. Segundo ele, os alunos que acompanham o Se Liga na Educação já sabem que a prova de domingo não se trata apenas de biologia, mas das ciências da natureza. Nesse sentido, vale reforçar que os estudantes tenham em mente a necessidade de avaliar as questões de forma interdisciplinar.

“O enunciado traz informações importantes que contextualizam (misturam) geografia, química e física. Então, é fundamental analisar de forma ampla para descobrir o objetivo da questão”, ressalta. Ainda segundo Vinícius, manter a calma é essencial. Uma última dica: preste atenção para  porque as respostas podem estar nas próprias questões.

Conteúdo

Braz ressalta ainda que é importante que os estudantes tenham feito um bom cronograma de estudos. Mas, ainda dá tempo de rever alguns temas. Como exemplo cita assuntos ambientais. “O Enem sempre tem questões ligadas à ecologia e temáticas ambientais, além de genética e biotecnologia. Costumo brincar que se o aluno abrir a prova e não tiver nenhuma dessas questões, ele deve estar na prova errada”, comenta.

Já Alexandre Duarte, considerando levantamento feito nas últimas provas do Enem, acredita que grandes proporcionais, gráficos e tabelas, além de aritmética são os três conteúdos que mais caíram. “Vale a pena considerar também geometria espacial, funções e geometria plana. Já na sétima posição de assuntos que mais caíram está estática e na oitava está probabilidade”, considera.

Por fim, Vinícius lembra do trabalho e dos assuntos abordados ao longo do ano no programa e sugere “revisar as aulas do Se Liga na Educação voltadas para o Enem. Vale a pena”, conclui.

Ações da SEE/MG

Ao longo dos últimos meses, a SEE desenvolveu várias ações para auxiliar os estudantes na preparação para as provas do Enem. Os Planos de Estudos Tutorados (PETs), principal ferramenta do Regime de Estudo não Presencial implementado pela SEE/MG, contaram com simulados que ajudaram os estudantes na preparação para o exame.

No site, o aluno pode consultar a aba “Estude em Casa”, dedicada especialmente para o Enem. O espaço reúne as aulas do Se Liga na Educação dedicadas à prova e também simulados e pode ser acessado aqui:  https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/se-liga-enem.

Além das aulas e dos simulados, iniciativas como o Enem Conectado e o Enem Conectado Power, inéditas no país, possibilitaram aos alunos do 3º ano do ensino médio da rede estadual aulas on-line e gratuitas.

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Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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