Política

Prevenção é o melhor remédio

Publicado

em


O Novembro Azul é uma campanha que teve início em Melbourne, na Austrália, em 2003, mas que ao longo do tempo, acabou integrando o calendário mundial, colaborando para a quebra de tabus. Ela foi pensada para estimular o homem no cuidado com a sua saúde, mais especificamente, no combate ao câncer de próstata.

Apesar de acometer muito o universo masculino, sendo considerado o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, essa é uma doença que, se descoberta no início, aumenta em muito a chance de cura, por isso, a importância desses movimentos que alertam para o diagnóstico precoce do câncer.

Também faz parte dessas comemorações, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro, quando diversos prédios e monumentos históricos das mais diversas cidades do mundo, se iluminam de azul, cor símbolo dessa data, com o objetivo de chamar a atenção para esse movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.

Novembro Azul na Alego

Em Goiás, a Assembleia Legislativa do Estado (Alego) divulga amplamente o Novembro Azul e promove palestra sobre o tema — nessa quarta-feira, dia 10, às 9 horas, o urologista Marco Túlio Cruvinel vai discorrer sobre o assunto em evento no Salão Nobre da Casa. O objetivo é trazer maiores esclarecimentos para combater o prejulgamento, buscar maior adesão à prevenção do câncer de próstata e melhorar a qualidade de vida da população masculina.

De acordo com o diretor de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Alego, Marcos Antônio Nogueira, é necessário acabar com o preconceito, pois ele pode matar. O alerta pode ser interpretado como uma barreira criada pela cultura machista, que desmotiva o autocuidado, pela crença já estabelecida de que homem não chora, não sente dor e não se deixa abater. “Essa é uma ideia que acaba por impedir o homem de procurar o médico com frequência e fazer a prevenção tão necessária”.

Nesse mesmo sentido, o presidente da Comissão da Saúde, deputado Gustavo Sebba (PSDB), chama a atenção para a necessidade de que os homens deixem de ser tão negligentes com a própria saúde. “Historicamente, os homens sempre foram mais descuidados com a saúde, então precisam compreender que a prevenção salva vidas. É necessário ter consciência disso, para acabar com essa resistência.”

Gustavo Sebba diz que iniciativas como essa da Alego, em reforçar o debate, podem mesmo fazer a diferença.

Existem estudos que defendem que a saúde também pode ser construída através de um processo social, onde não só o indivíduo precisa estar atento ao que acontece com seu corpo, mas todos aqueles que o rodeiam podem colaborar. É como pensa o deputado estadual Dr. Antônio (DEM), que traz relato da sua própria experiência como profissional médico. “No consultório, percebi que a pessoa chave para ajudar a resolver essa preocupação é justamente a mulher, pois são elas que alertam e orientam seus parceiros e familiares para a quebra desse tabu, realizando o exame.”

No sentido de quebrar paradigmas, o Novembro Azul tem a intenção de compartilhar informações sobre o câncer de próstata, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. “O mais importante é levar os homens a fazer a prevenção, para que a doença não seja descoberta somente em estágios já muito avançados”, diz o diretor Marcos Antônio Nogueira.

Autocuidado melhora a saúde

Depois de quebrar os tabus e enfrentar o preconceito, outra atitude imprescindível que todos os homens podem adotar é o autocuidado. O chamado “sexo forte” pode encontrar coragem para romper ciclos de negligência, praticando o autocuidado e demonstrando responsabilidade consigo mesmo, buscando acompanhamento médico periódico.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir dos 50 anos de idade façam o exame de próstata anualmente. Também os homens a partir dos 45 anos, caso estejam inseridos nos fatores de risco. Para quem faz a prevenção e consegue detectar precocemente o câncer de próstata, as chances de cura é de aproximadamente 90%, segundo estudos.

Cada vez mais, pesquisas comprovam que a saúde, mais do que genética, é consequência das escolhas e hábitos de vida, associados ao acompanhamento preventivo. Os critérios que podem ser associados a melhor qualidade de vida são: atividade física regular, peso corporal adequado, alimentação balanceada, evitar bebida alcoólica, fumo, drogas e diminuir o estresse diário. Os homens mais cuidadosos têm maior expectativa de vida, especialmente por conseguirem detectar precocemente as doenças.

Tradicionalmente, médicos e nutricionistas recomendam que sejam incorporados na dieta dos pacientes alguns alimentos que ajudam a proteger a próstata: peixes como salmão, sardinha, atum e truta, por serem ricos em ômega-3; tomates e outros frutos vermelhos ricos em licopeno; brócolis; chá verde; castanha do Pará.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA