Geral

Prestação de serviço e cidadania para melhor qualidade de vida

Publicado

em


De longe, parece um pedaço de rapadura. De perto, perigo à vista, muito perigo, uma pedra de crack. Mostrar para a população como identificar os perigos do vício em entorpecentes é o trabalho dos agentes da Polícia Civil que integram o Centro Piloto de Educação e Prevenção ao Uso de Drogas e Violências.

Eduardo Andrade, servidor público, providenciou os RGs dos filhos | Fotos: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Para ajudar nessa tarefa é usado o museu itinerante da corporação, um ônibus adaptado para a educação de combate às drogas e à violência, que nesta semana está estacionado atrás da Feira Permanente de Samambaia.

Essa é uma das atrações do projeto Cidade da Segurança Pública, evento realizado com a participação de várias forças de segurança do DF ligadas ao programa SSP DF Mais Seguro, que acontece até sábado (31) naquela cidade e oferece vários serviços.

Dezenas de moradores de Samambaia buscaram os atendimentos das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Detran, Administração Penitenciária e Polícia Rodoviária Federal. O mutirão contou também com os préstimos da Secretaria da Mulher (SM), DF Legal, BRB, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Caesb, Neoenergia BSB e Sesi-DF.

Os estandes mais visitados na manhã desta quinta-feira (29) foram o do Detran e o da Polícia Civil. O servidor público Eduardo Andrade, 40 anos, por exemplo, providenciou os RGs do casal de filhos, um com sete anos e outro com 11.

“Com seis anos de idade já é interessante as crianças tirarem o RG por conta de viagem, evita de ficar andando com um monte de papelada, documentos que podem se perder”, comenta. “Bem bacana essa ação, a população precisa muito, tanto que nem consegui marcar para hoje devido à grande procura”, conta.

Já a aposentada Maria Delva Feliciano, 65 anos, resolveu pendências com o Detran. Em poucos minutos, ela colocou em dia o licenciamento do carro e renovou a identidade. “Vou fazer uma viagem ao exterior e é exigido que o RG tenha no mínimo dez anos. Como a minha já era antiga, aproveitei que estava aqui e resolvi tudo”, relata.

“No dia a dia, fica bem difícil de resolver essas coisas, fiquei sabendo desse evento e foi uma mão na roda, rapidinho revolvi minhas coisas. O GDF está de parabéns por essa iniciativa, podia ter mais vezes por ano, muita gente saiu daqui como eu, com sensação de alívio”, diz Maria Dalva.

Após o teatrinho do Detran, Luíza aprendeu a importância de sentar na cadeirinha de segurança no carro

“Este é um projeto itinerante com características que vão ao encontro da orientação do governador Ibaneis Rocha, de se fazer um governo cada vez mais horizontal e próximo da população. Esta proximidade se estende aos agentes de segurança pública da região escolhida para receber a ação”, observa o secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo.

Qualidade de vida

As últimas edições da ação foram em Planaltina e Ceilândia. A ideia é que as ações do Cidade da Segurança Pública  sejam regulares, a cada 45 dias. O próximo encontro será no Gama, em setembro. A magnitude de um evento como esse, de acordo com o subsecretário de Prevenção à Criminalidade, Sávio Ferreira, é norteado por pesquisas sobre os índices criminais de uma RA.

“Ofertamos serviços e ações que sejam consideradas de prevenção à criminalidade. A gente entende que a melhoria dos índices passa por melhor qualidade de vida. Então, é importante atividades que promovam a identificação das pessoas, além de palestras motivacionais falando sobre a violência doméstica e familiar, além de orientações de trânsito”, explica Ferreira.

Conscientização

Teatro e palestras também fizeram parte das atrações. Tia da pequena Luíza, Meire Jeane dos Santos, 34 anos, fez questão que ela assistisse a uma pequena peça sobre conscientização no trânsito, realizada pelo Detran. “Acho importante os pequenos aprenderem sobre o tema desde cedo”, avalia a atendente. “Ela reclama muito, não gosta de usar cinto ou andar na cadeirinha, agora aprendeu a necessidade dessas proteções”, garante.

A PM, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), também distribuiu materiais explicativos, como cartilhas, panfletos e adesivos, acompanhados de brindes, como camisetas e bonés. Para o Sargento Marcos Ferreira, o trabalho de conscientização e prevenção é fundamental no combate às drogas e à violência doméstica e no trânsito. “Desde 1998 fazemos esse trabalho de conscientização com as crianças nas escolas públicas e particulares, ações como essas ajudam a aproximar a sociedade da PM”, comenta.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA