Cidades
Prefeitura inova em serviço de limpeza de bocas de lobo e galerias com equipamentos de alta tecnologia
A partir deste mês de dezembro, a Prefeitura de Goiânia já conta com um novo equipamento tecnológico que vai fazer a limpeza mais profunda em cerca de 20 km de galerias e dezenas de bocas de lobo da cidade em uma velocidade muito maior que a manual, com mais precisão e detalhes técnicos que são necessários para o desenvolvimento do trabalho.
Para isso, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) contratou uma empresa especializada em serviços de saneamento, que irá realizar a manutenção, recuperação, cadastramento de galerias de rede de águas pluviais e bocas de lobo.”Primeiro faremos um teste, em seguida abriremos o edital para um trabalho mais amplo. Com isso, conseguiremos agilizar nosso trabalho e, por consequência, deixar o contribuinte ainda mais satisfeito”, explica o secretário de Infraestrutura, o engenheiro Fausto Sarmento.
Por meio de uma frota de caminhões com hidrojato e sucção a vácuo, é feita a limpeza e desobstrução de galerias pluviais. Com um sistema de inspeção robotizada, o que possibilita não só a limpeza desses locais, mas também localizar o ponto exato para correção de falhas identificadas na rede, será possível constatar o tipo de material utilizado, diâmetro, declividade e outras ocorrências “As bocas de lobo serão georreferenciadas e numeradas, o que vai proporcionar uma cadastro mais atualizado e com identificação, criando assim a facilidade na manutenção e controle, diz o titular da Seinfra.
Como funciona
Com o hidrojato, é possível fazer a limpeza, remoção, desobstrução e desentupimento de qualquer superfície, como espaços de difícil acesso, redes pluviais, áreas alagadas e outros, sem importância do tamanho, comprimento, espessura ou tipo de material. Assim, o local fica apto para ser inspecionado por um robô blindado com câmeras acopladas que faz a vídeo inspeção com a gravação de imagens internas das tubulações para uma análise detalhada e identificação precisa do problema.
Após essa verdadeira “endoscopia” com imagens em alta resolução que proporcionam o diagnóstico exato, é emitido um laudo técnico com todos os pontos significativos da rede, permitindo um reparo preciso no local do problema, com rapidez e planejamento economizando trabalho, tempo e dinheiro.
“Quem opera esse robô é um técnico da empresa, que acompanha essa inspeção em uma tela de computador. Caso precise de manutenção, a própria empresa será a responsável por fazer. O grande impacto para nós com esse serviço é o diagnóstico e o mapeamento de toda a rede que eles irão fazer. Essa tecnologia do diagnóstico é alemã e conseguimos antecipar o problema com relatórios mais assertivos. Isso vai nos ajudar muito no período chuvoso com a limpeza das galerias e diminuição de enchentes” afirma Fausto.
Juan Meloni, da editoria de Infraestrutura
Cidades
Governo de Goiás chega a 40% de execução na obra de duplicação da GO-010
Equipes avançam com frentes de trabalho simultâneas em terraplanagem e implantação de pavimento no trecho entre Goiânia e Senador Canedo
A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) alcançou 40% de execução nas obras de duplicação da GO-010, entre Goiânia e Senador Canedo. Equipes técnicas realizam serviços de terraplanagem e aplicação de pavimento, simultaneamente, no trecho de 10,22 quilômetros.
Na sequência, a rodovia receberá elementos de drenagem superficial, como meios-fios e canaletas, bem como sinalização definitiva da obra. A implantação da ponte sobre o Córrego Bonsucesso já foi concluída.
A rodovia é uma importante ligação entre a capital, região Metropolitana e municípios da região da estrada de ferro. Segundo o presidente da autarquia, Santos Filho, o novo asfalto suportará as tensões do intenso tráfego de veículos pesados e de passeio que circulam diariamente pelo local.
“Cerca de 6 mil veículos transitam pela GO-010 todos os dias. A rodovia é uma rota importante de escoamento de produções agroindustriais em conexão com a capital. A duplicação vai beneficiar moradores de cidades vizinhas, trabalhadores e estudantes com mais conforto, agilidade de tráfego e segurança viária”, reforça Santos Filho.
Fotos: Goinfra / Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes – Governo de Goiás
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