Cidades

Prefeitura de Goiânia leva serviços da Comurg a 95 bairros, por meio da 1ª Maratona da Limpeza, nesta quarta-feira (27/04)

Publicado

em


A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), realiza, nesta quarta-feira (27/04), serviços da segunda etapa da 1ª Maratona da Limpeza, em 95 bairros situados em todas as regiões da cidade.

Objetivo é remover 2 mil toneladas de resíduos descartados clandestinamente em vias públicas, e roçar 500 mil metros quadrados de áreas com mato alto, nos períodos diurno e noturno. Haverá poda preventiva em árvores, e remoção dos exemplares secos, ambos em vias públicas.

A ação da Comurg ainda inclui, ainda, limpeza de lotes autuados pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), retirada de raízes das calçadas, pintura de meio-fio, limpeza das margens dos córregos, reforço ao atendimento do serviço de Cata-treco, e remoção de bens inservíveis descartados em calçadas e canteiros.

A força-tarefa, que já está na segunda etapa, foi lançada no último dia 12 de abril, e envolve 2 mil servidores da Comurg, com apoio de 360 máquinas de grande porte. Mais de 400 bairros já foram contemplados, com a retirada de mais de 23 mil toneladas de entulhos. A meta é levar os serviços a 700 bairros, em 30 dias.

A programação para esta quarta-feira inclui roçagem do mato alto nos setores: Cidade Jardim, Setor Sul, Campinas, Vila Irany, Setor dos Funcionários, Campinas, Vila Abajá, Jardim Petrópolis, Jardim América, Bueno, Americano do Brasil, Parque Atheneu, Jardim Mariliza, Parque Amazônia, Bairro Goiá, Novo Horizonte, Finsocial, Oeste, Conjunto Vera Cruz, Jardim Colorado, Jardim Balneário Meia Ponte, Recanto do Bosque, Jardim Botânico, Cidade Jardim, Parque Oeste Industrial, Bairro Capuava, Campinas e outros.

Já a remoção de entulhos, galhadas e destocamento ocorrem nos setores: Bairro Goiá e Goiá II, Jardim Mariliza, Jardim Botânico, Residencial Olinda, Jardim Novo Mundo, Residencial Recanto dos Buritis, Vila Morais, Vale do Araguaia, Bairro Ipiranga, Bairro São Francisco, Residencial Santa Fé, Cidade Jardim, Cândida de Morais, Bairro Capuava, Vila João Vaz, Jardim América, Buena Vista, Residencial Três Maria, Parque Oeste, Residencial Itaipu, Jardim do Cerrado, Solange Parque, Jardim Nova Esperança, Jardim Colorado, Jardim das Rosas, Fonte Nova, Morada do Sol, Jardim das Rosas, e outros.

A força-tarefa da Comurg também faz a poda de árvores nos setores: Bueno, Coimbra, Castelo Branco, Bairro Floresta, Jardim Curitiba, Conjunto Vera Cruz, Jardim Petrópolis, Conjunto Itatiaia, Goiânia II, Perim, Progresso, Negrão de Lima, Bela Vista, Vila Santa Helena, Jardim Nova Esperança, Finsocial, Campinas, Aeroporto, Norte Ferroviário, Crimeia Leste, Centro-Oeste, Vila Mutirão, Marista, Pedro Ludovico e Balneário Meia Ponte.

De acordo com o presidente da Comurg, Alisson Borges, a programação segue até o dia 12 de maio. Ele ressalta que em 17 dias já foram removidas 23 mil toneladas de entulhos das áreas públicas da cidade.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA