Cidades

Prefeitura de Goiânia conclui quase 80% do projeto 630, de reconstrução asfáltica

Publicado

em

Balanço divulgado pela Prefeitura de Goiânia mostra que 77% do cronograma inicial do projeto 630, de reconstrução asfáltica, já foi concluído. As obras de pavimentação já chegaram a 89 bairros, o que se traduz em 526 vias finalizadas e 5 milhões de metros quadrados de asfalto novo. Somente nos últimos seis meses, 274 vias, em 49 bairros, foram beneficiadas. Também houve avanços nos serviços de iluminação pública, tapa-buracos, limpeza de bocas de lobo, drenagem e trânsito.

Tapa-buraco
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) leva às ruas, todos os dias, mais de 300 colaboradores, que trabalham durante o dia e a noite, inclusive aos finais de semana.

Em 150 dias, a Prefeitura de Goiânia atingiu a marca de 88.940 buracos tapados, com a utilização de 6.846,70 toneladas de massa asfáltica. A operação tapa-buracos acontece diariamente com cerca de 14 equipes e 100 servidores, que atuam em mais de 10 bairros por dia.

Iluminação
Cerca de 80 profissionais especializados são designados diariamente para fazer a troca de lâmpadas e luminárias danificadas, reposição de material roubado, manutenção no comando elétrico, reparo em fiação rompida, aterramento de poste e implantação de novos pontos de iluminação na cidade.

Com 179.042 pontos luminosos instalados em Goiânia, a Seinfra recebeu, entre janeiro e maio, 23.412 solicitações de serviços e atendeu 21.465 pedidos. Nesse mesmo período, foram instalados 1.485 novos pontos de iluminação na capital, além de construídos 4.080 metros de rede aérea de baixa tensão para instalação de luminárias e 2.912 metros de rede subterrânea de baixa tensão para instalação de luminárias.

Bocas de lobo
Segundo dados da Seinfra, foram retirados 1.566,82 toneladas de lixo das bocas de lobo e poços de visita, sendo 8.587 bocas de lobo limpas, 491 bueiros e 210 poços de visita, além da construção e recuperação de 562 bocas de lobo.

Drenagem
Foram 2 km de galerias pluviais nos setores Alto do Vale, Parque Oeste Industrial, Jardim América, Residencial Vale dos Sonhos, Jardim Goiás, Residencial João Paulo, Parque Industrial Joao Braz, Gentil Meireles e Residencial Serra Azul. Essas estruturas são formadas por tubulações que buscam captar, transportar e drenar a água da chuva, a fim de evitar alagamentos e inundações.

Trânsito
No mês de maio, a Prefeitura de Goiânia entregou à população uma das grandes obras para facilitar o trânsito, em especial nas regiões Sul e Leste, que é o Complexo Viário Luiz José Costa, conhecido como Complexo Viário Jamel Cecílio.

A estrutura é dividida em três níveis: o viaduto na Avenida Deputado Jamel Cecílio, a rotatória no nível da Alameda Leopoldo de Bulhões e a trincheira da Marginal Botafogo.

Pela Avenida Deputado Jamel Cecílio, o motorista conta com mais fluidez no tráfego em direção à BR-153, GO-020 e condomínios residenciais. Por se tratar de uma via rápida, o tráfego da Marginal Botafogo segue sem interferência semafórica da Avenida Goiás, no Setor Crimeia Oeste, até a Avenida 2ª Radial, no Setor Pedro Ludovico, e vice-versa.

O motorista que desce pela Alameda Leopoldo de Bulhões pode acessar o Jardim Goiás pela direita, o Setor Sul pela esquerda, a Marginal Botafogo pelos dois lados, ou voltar para a Alameda, caso queira fazer o retorno.

No nível intermediário, há 1,1 mil metros quadrados de calçadas acessíveis para que pedestres e pessoas com deficiência se locomovam com segurança. O complexo é todo sinalizado, com placas de trânsito e faixas de pedestre.

Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA