Cidades

Prefeitura de Goiânia abre inscrições para formação musical em instrumentos e canto coral

Publicado

em


A Prefeitura de Goiânia abre inscrições para formação musical gratuita em instrumentos e canto coral. São 140 vagas para crianças a partir de 8 anos, adolescentes, jovens e adultos, sendo oito reservadas para musicalização inclusiva. Cadastros devem ser feitos por formulário disponibilizado na internet até o dia 10/03.

As turmas terão aulas presenciais sediadas no Grande Hotel, na Rua 3, e na sede da Orquestra Sinfônica de Goiânia, no Edifício Parthenon Center, ambos no centro da capital. São oferecidos cursos de violão, violino, viola clássica, saxofone, flauta transversal, musicalização, canto coral, flauta doce e teclas (teclado, piano e cravo).

As aulas têm início no dia 14/03 e seguem até meados de julho, nos períodos matutino e vespertino. Com o objetivo de incluir trabalhadores do centro, também são disponibilizadas turmas no horário de almoço (12h às 14h).

Os professores responsáveis pela formação são bolsistas da Rede Municipal de Núcleos Musicais de Goiânia, departamento educacional da Orquestra Sinfônica de Goiânia.

Para o prefeito Rogério Cruz, os cursos integram a proposta de democratizar o acesso à cultura em Goiânia. “Nossa Orquestra realiza um belo trabalho e essa é uma oportunidade para quem quer se aprimorar na música e no canto”.

Cruz afirma que “a música faz parte de minha vida e é um remédio diário”. “Quando o projeto me foi apresentado, o apoiei de prontidão e continuo a incentivar iniciativas como esta, pois permitem que a arte se torne cada vez mais acessível aos goianienses”.

O secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, explica que este é um projeto experimental que analisará a demanda de matrículas, tendo as aulas no horário de almoço para trabalhadores do centro como um dos diferenciais. “A depender da procura, a formação continuará nos próximos semestres, com mais vagas”, informa.

Inclusão
Do total das 140 vagas, oito são de musicalização inclusiva para pessoas com Síndrome de Down a partir de 8 anos. O titular da Cultura apresenta o músico e professor Maxwel Amaral, integrante da Rede Municipal de Núcleos Musicais de Goiânia.

“Maxwel desenvolve pesquisa na área da formação musical inclusiva e trará suas experiências e ensinamentos aos alunos da inclusão”, explica. Segundo Zander Fábio, o objetivo é que, nas próximas turmas, o quantitativo de vagas inclusivas seja ampliado.

Inscrição e confirmação
A inscrição para os cursos é feita pela ficha disponível no link https://forms.gle/MFeBpkiNrCA5C2uz5. O documento contém informações sobre turmas e horários.

As vagas são preenchidas por ordem de inscrição e a lista de alunos selecionados será publicada no dia 11/03 no endereço www.orquestrasinfonicadegoiania.org/processo-seletivo. Os alunos selecionados também serão comunicados via e-mail.

Secretaria Municipal de Cultura (Secult) – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA