Cidades

Prefeitura atua em ações contra alagamentos e inundações

Publicado

em


Os primeiros dias de janeiro têm sido marcados por grandes tragédias em decorrência das chuvas no Brasil. Em Goiânia, apesar do alto volume de água, a Prefeitura trabalha incansavelmente com a responsabilidade de proporcionar mais segurança e conforto para toda a população. Uma das ações é a construção de galerias de águas pluviais.

Nessas quase duas primeiras semanas do ano, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) direciona suas forças na construção de galerias no Jardim América, Parque Oeste Industrial, Setor Novo Planalto e na Vila Jardim Pompéia. Esse trabalho é formado por um conjunto de tubulações que captam, transportam e drenam a água da chuva das áreas urbanas até rios, córregos ou canais. 

“Apenas na Rua do Paraíso, na Vila Jardim Pompéia, como exemplo, estamos instalando uma galeria de água pluvial de 240 metros. Tanto esse ponto como a Avenida da Sede, no Novo Planalto, onde também estamos, são áreas de alagamento que, com essas intervenções, não devemos ter mais problemas por ali”, pontua o titular da Seinfra, o engenheiro Everton Schmaltz.

A secretaria ainda está fazendo a limpeza e contenção de erosão no Ribeirão Anicus, protegendo as áreas mais vulneráveis ao longo do seu percurso, além de recuperação de bocas de lobo em diversos bairros de Goiânia.

Apenas esse ano, as equipes da Seinfra já limparam as bocas de lobo, córregos, bueiros e pontes dos setores Sul, Leste Universitário, Vila Morais, Jardim Novo Mundo, Jaó, Jardim Goiás, Pedro Ludovico, Parque das Laranjeiras, Jardim Europa, Jardim Presidente, Jardim América, Vila Americano do Brasil, Parque Amazônia, Parque Lozandes, Vila Pedroso, Vila Cristina, Jardim Balneário Meia Ponte, Bairro Boa Vista, Residencial Tropical Ville, Condomínio das Esmeraldas, Setor Campinas, Residencial Flórida, Residencial Faiçalville, Jardim Atlântico, Village Veneza, Jardim Planalto, Parque Anhanguera, Jardim Nova Esperança, Setor Central, Bueno, Oeste, Marista, Residencial Vale dos Sonhos, Conjunto Cachoeira Dourada, Vila União, Jardim das Esmeraldas, Vila Redenção, Alto da Glória, São José, Aeroviário, Goiá, Parque Oeste Industrial, Jardim Guanabara, Santa Genoveva, Leste Vila Nova, Setor dos Funcionários, Jardim do Cerrado, Vila Finsocial, Sudoeste, Coimbra, Residencial Santa Fé, Residencial São Marcos, Residencial Celina Park, Negrão de Lima, Vila Canaã, Parque Industrial João Braz, Recanto das Minas Gerais, Residencial Ville de France, Bairro São Francisco, Vila Santana, Setor Centro Oeste e Setor Crimeia Leste.

“Podemos concluir que o impacto das chuvas neste ano está sendo menor também porque em 2021 foram realizadas ações importantes, como a limpeza de cerca de 27 mil bocas de lobo, 49 km de ramais e galerias pluviais e 1.068 bueiros”, explica o titular da Seinfra.

Também foram removidas 7,2 mil toneladas de entulhos das bocas de lobo da capital e colocados diques de proteção contra a cheia nos setores Gentil Meireles, Serra Azul, Vila Roriz, Crimeia Leste, Vila São José, Urias Magalhães, Jardim Mariliza, Setor Oeste, enrocamento de pedra na Marginal Botafogo e galerias na Vila Maria Rosa, Jardim Botânico, Bairro Feliz, Jardim Vitória, Jardim Novo Mundo, Goiânia Viva, Jardim Petrópolis, Pedro Ludovico, Sol Nascente, Faiçalville e Residencial São Marcos, entre outros.

“Mais que ações por parte do poder público, a população também pode ajudar praticando a educação e mostrando compromisso com a cidade ao não jogar lixo nas ruas, bocas de lobo, rios e córregos”, ressalta o secretário.

Em caso de demandas para a Seinfra, a população pode entrar em contato com a pasta através do aplicativo Prefeitura 24h ou pelos telefones 3524-8363/3524-8373 e WhatsApp 9-8493-7229.

Juan Meloni, da editoria de Infraestrutura

Comentários do Facebook

Ação Social

Agehab começa construção de casas a custo zero em 43 novos municípios

Publicados

em

Ordens de serviço para início das primeiras obras já estão assinadas. São mais 1,7 mil moradias nos próximos meses com investimento de R$ 310 milhões

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), dá início ainda este mês às obras de mais 1,7 mil casas a custo zero, em 43 novos municípios (confira lista abaixo). As moradias devem ser entregues nos próximos meses. As ordens de serviço (OS’s) para os primeiros 15 canteiros de obras já estão assinadas, o que significa liberação imediata para as construtoras iniciarem os trabalhos.

Em maio, vão ser assinadas outras 18 ordens de serviço e mais 10, em junho. De acordo com o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, o volume do trabalho realizado hoje pela Agência é histórico, já que nunca antes na trajetória das políticas públicas estaduais de habitação foram construídas tantas unidades habitacionais. “O mais significativo é que a gestão Ronaldo Caiado chegou a um número inédito de unidades a custo zero e com qualidade. Qualquer cidadão que visitar um dos nossos canteiros poderá observar o alto padrão em que estão sendo empregados os recursos do contribuinte goiano”, destaca o gestor.

Baldy ressalta também que estes resultados se alinham com a determinação do governador de ampliar e facilitar o acesso às políticas de habitação de interesse social de Goiás especialmente para a famílias que mais precisam. “Tanto o governador como a primeira-dama Gracinha Caiado, que é a coordenadora do Goiás Social, fizeram do atendimento social no Estado uma prioridade”, sublinha.

Para o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, todos os esforços estão focados nesses objetivos com uma preocupação adicional: atender todos os municípios goianos, contribuindo assim para o desenvolvimento de todas as regiões. “É uma diretriz da gestão Caiado estar presente em todos os cantos de Goiás com atendimentos sociais, entre os quais está inserida a habitação”, frisa. Com essas novas moradias a custo zero, iniciadas agora, lembra o secretário, estão sendo injetados na economia goiana mais de R$ 310 milhões de investimentos, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

Com estes novos municípios, o programa Pra Ter Onde Morar – Construção/Casas a Custo Zero teve um crescimento de mais de 10%, expandindo sua presença de 130 para 144 cidades atendidas pelo programa, que passa a alcançar 58% dos 246 municípios que integram o Estado. Além disso, houve um aumento de aproximadamente 22% na quantidade de unidades habitacionais contratadas.

Para ser atendido, o município precisa propor ao Estado a cessão de terreno regularizados para a construção das unidades. “O Governo de Goiás quer atender todos, sem exceção. Basta que os prefeitos entrem na parceria com a Agehab, oferecendo os espaços urbanos regularizados para a construção das unidades”, salienta Alexandre Baldy.

Novos canteiros de obras:
Água Limpa, Bela Vista de Goiás, Bonópolis, Bom Jardim, Buriti Alegre, Caiapônia, Carmo do Rio Verde, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Cumari, Diorama, Estrela do Norte, Faina, Formoso, Goiandira, Hidrolândia, Itauçu, Itapaci, Jataí, Jaupaci, Jesúpolis, Matrinchã, Mutunópolis, Nova Crixás, Novo Brasil, Novo Gama, Novo Planalto, Padre Bernardo, Quirinópolis (Módulo III), Quirinópolis (Módulo IV), Rubiataba, Santa Fé de Goiás, Santa Rita do Novo Destino, São Domingos, São Luís dos Montes Belos, Silvânia, Taquaral de Goiás, Turvelândia, Uruana, Vianópolis, Vila Boa, Vila Propício.

Fotos: Octacílio Queiroz / Agência Goiana de Habitação – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA