Cidades

Prefeitura arboriza avenida no Jardim Novo Mundo

Publicado

em


A Prefeitura de Goiânia iniciou o projeto de arborização do canteiro central da Avenida Lincoln, no Jardim Novo Mundo. Duzentas e nove mudas de árvores nativas já foram plantadas no local e outras dezenas serão implantadas em breve. A ação é executada pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e dá sequência ao trabalho de reestruturação da avenida.

A escolha das espécies levou em consideração o porte adequado para não prejudicar a fiação da rede elétrica de alta tensão que existe ao longo da via. Foram utilizadas Urucum, Flamboyant-mirim e Cássia- São- João.

A atual gestão vem realizando um trabalho de arborização urbana em vários pontos da cidade. Somente nos últimos dois meses, os colaboradores da Comurg fizeram o plantio de 2.727 exemplares arbóreos, beneficiando áreas verdes de vários setores, entre eles, o Vera Cruz e Jardim do Cerrado.

Segundo o presidente da Companhia, Alex Gama, vários projetos ambientais estão em andamento a fim de tornar a cidade cada vez mais sustentável e arborizada. Ele destacou o projeto ArborizaGyn como o pontapé inicial para reflorestar a cidade e torná-la a capital mais verde do mundo. Ação histórica envolveu a população goianiense para o plantio simultâneo de 50 mil mudas nativas do cerrado em três regiões diferentes. O evento aconteceu no dia 19 novembro do ano passado e teve repercussão em todo o Brasil.

Reestruturação da Avenida

Antes de começar o plantio das mudas no Jardim Novo Mundo, a Comurg fez toda a terraplanagem e o plantio de gramas batatais. Foram 13.600 m2 de área de plantio e mais de um quilômetro de comprimento.

A iniciativa atendeu às reivindicações dos moradores da região que há tempos sofriam com o acúmulo irregular de lixo, entulhos, galhadas e animais mortos. Alex Gama ressaltou que o trabalho de urbanização da Prefeitura reforça o compromisso da gestão Rogério Cruz em aprimorar e requalificar os espaços públicos e devolver aos moradores e transeuntes um espaço com mais verde, flores e maior qualidade de vida.

Hacksa Oliveira, da editoria de Urbanização

Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA