Política

Portal da Alego mantém foco na transparência do Legislativo

Publicado

em

Durante o mês de junho o Portal da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás recebeu 113.212 visitas. O total de visitantes únicos foi de 82.302, os quais visualizaram 246.338 páginas, resultando uma média de 2,18 páginas por visita. A duração média de cada visita foi de dois minutos e 11 segundos. Ao todo, 66,41% das visitas foram de visitantes novos.

O presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira (PSD), avalia a relevância do trabalho realizado a fim de dar publicidade às atividades parlamentares e à prestação do serviço fim da Casa  de Leis. “Nosso mandato sempre foi pautado na transparência, toda a estrutura da nova sede foi pensada em prol de aproximar ainda mais a população do Legislativo. Então, ver o número de acessos no portal da Alego ser cada vez mais expressivo nos mostra que estamos no caminho certo, que as pessoas estão buscando se informar, acompanhar nosso trabalho e as pautas que fazem a diferença na vida de cada um, além de ser um ato de cidadania”, acentua o parlamentar.

Com registro de crescimento mês a mês das visitas diárias ao Portal da Alego, as informações nele presentes têm aproximado a população goiana dos trabalhos do Legislativo goiano. É uma ferramenta que atende ao público que acompanha e quer saber como está o desenvolvimento das ações e atividades dos parlamentares. 

As diretorias de Comunicação e de TI têm se empenhado no aprimoramento constante do site da Assembleia. E, é por meio do trabalho realizado pela Agência Assembleia de Notícias, que a Diretoria de Comunicação se dedica a publicar, em tempo real, tudo o que ocorre no Legislativo. Isso garante transparência e acesso à informação, essenciais para a consolidação do regime democrático e para a boa gestão pública. 

Por sua vez, a Diretoria de Tecnologia da Informação se dedica a encontrar soluções e aplicar recursos de computação a fim de que os usuários do site tenham uma experiência de visitação cada vez mais satisfatória.

Perfil parlamentar

O relatório também assinala informações aos perfis institucionais de cada um dos 41 deputados. Com dezenas de milhares de acessos, no mês de julho a soma dos cliques nas páginas foram de 21.330. Além de informações biográficas do parlamentar, nessas páginas o leitor encontra telefones e e-mails para contatos e links para as notícias produzidas pela assessoria de cada gabinete.

No decorrer do mês de junho, com 587 visitas ao perfil institucional, o líder do Governo na Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), se destacou no ranking. Satisfeito com o número de cliques, o parlamentar ressalta: “Que honra ser o deputado com o perfil de maior acesso no site institucional da Alego!”.

E reconhece a importância da transparência no que tange à divulgação dos atos e atividades da Casa e de cada um dos deputados. “A sociedade, que paga os nossos salários, merece essa prestação de contas com agilidade e transparência desse modo. Parabenizo e agradeço à Assembleia Legislativa de Goiás por divulgar o nosso trabalho parlamentar com tanta eficiência. Agradeço também, a cada um que visitou nosso perfil!”, ressalta Peixoto.

O presidente Lissauer avalia o quanto é positivo o trabalho de transparência das atividades do Parlamento. “É muito gratificante saber que estamos em segundo lugar no ranking de acessos do portal. Essa posição serve como referência para o nosso trabalho, gera um feedback positivo e contribui muito com o nosso mandato, estimulando o nosso propósito de continuar trabalhando pelos mais de 7 milhões e 200 mil goianos”, garante.

Por sua vez, o deputado Álvaro Guimarães (UB) elogia a eficiência e salienta a importância do trabalho da área responsável pela divulgação e acesso à transparência das ações dos parlamentares. “O serviço de comunicação da Assembleia é muito bom. Não deixa a desejar em nada para outros parlamentos”, afirma. 

“Eu percebo que o Portal da Alego se tornou, especialmente durante a pandemia, uma fonte oficial e segura de informações acerca do cenário político goiano para formadores de opinião e profissionais de imprensa. Por outro lado, o cidadão também está mais antenado e preocupado com o futuro do nosso País”, garante. 

Guimarães finaliza ao avaliar a qualidade do eleitor, principalmente quando se aproxima o período de um novo pleito. “Acredito que o aumento do número de acessos se dê pela proximidade das eleições. A população está cada vez mais exigente e busca conhecer melhor o trabalho dos parlamentares. Fico muito feliz que meu nome esteja entre os três mais buscados, sinal que nossa trajetória tem interessado as pessoas”, comemora.

Na sequência, estão os perfis dos deputados: Amauri Ribeiro (UB), com 404 acessos; Delegado Eduardo Prado (PL), com 403 cliques; Cairo Salim (PSD), soma 397 visitas; Alysson Lima (PSB), com 358 acessos; Coronel Adailton (PRTB), com 357 cliques, seguido pelo Delegado Humberto Teófilo (Patriota), com 356 visitas; e Virmondes Cruvinel (UB) contabiliza 349 acessos.

Transparência

Os interessados em acompanhar o trabalho dos deputados e fiscalizar a situação administrativa do Parlamento de Goiás têm acesso no Portal da Transparência às informações acerca do andamento dos Processos Legislativos, Diários da Assembleia, Despesas com Pessoal, Licitações, Diárias, Verbas Indenizatórias, Orçamento, Requerimentos, Contratos e Convênios, Sessões Legislativas, Gestão Fiscal, Programas e Ações, Execução Orçamentária, Expedientes e Despesas com Veículos.

No mês de junho, os 15 serviços disponíveis na seção de Transparência obtiveram a maior parte dos acessos. No total, foram 30.022 visitas, dentre elas 24.428 na seção onde estão disponíveis, na íntegra, os processos legislativos, conforme são apreciados e votados pelos parlamentares. Em segundo lugar estão os Diários da Assembleia, que receberam 2.425 acessos. 

Dentre as visitas, 1.927 foram registradas na seção que torna pública as despesas da Casa com pessoal. Em conformidade com a Lei de Acesso à Informação (LAI), o espaço é destinado ao visitante para que esse possa acessar um quadro detalhado dos pagamentos realizados a servidores, estagiários e parlamentares.

Principais acessos

A Diretoria de TI da Alego tem se empenhado em oferecer uma experiência de usabilidade cada vez mais acessível.  

O relatório apontou, ainda, que 89,93% dos acessos foram realizados no Brasil, principalmente nas cidades de Goiânia-GO (22,77%) e São Paulo (10,07%).

Já a plataforma Android é utilizada pela maioria dos visitantes com 44,18% da preferência, seguida por Windows com 34,33% e por iOS com 18,95%.

A maioria dos acessos é via celular, com 69,94% por meio do sistema Android e 30% via iOS.

Os serviços de compartilhamento mais usados pelos usuários foram o Instagram com 43,75%, seguido pelo Facebook com 33,72%.

Notícias mais acessadas

O documento também apontou as notícias mais acessadas no mês. São elas:

  1. Matéria que dá direito a idoso de manter acompanhante em hospital é aprovada em Plenário (3225 acessos)
  2. Combate ao trabalho infantil (2211 acessos)
  3. Projeto de lei determina tempo máximo de espera em unidades particulares de saúde (1913 acessos)
  4. Orientações sobre como proceder em caso de contato com pessoa contaminada com covid-19 é tema de campanha (1371 acessos)
  5. No dia internacional contra abuso e tráfico de drogas, parlamentares defendem campanhas de conscientização (1187 acessos).

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA