Política

Plenário aprova projetos de deputados e pacote de matérias da CCJ

Publicado

em

O Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás se reuniu na tarde desta quarta-feira, 22, para mais uma sessão ordinária híbrida. A pauta de deliberações contou com o total de seis matérias, todas em primeira fase de discussão. Do total, quatro receberam sinal verde do Plenário e outras duas foram emendadas e foram encaminhadas para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Além disso, foram avalizados relatórios favoráveis emitidos pela CCJ em relação a 18 projetos de lei, os quais agora serão encaminhados para apreciação de comissões temáticas da Casa.

Ao início do encontro, durante o momento adequado, os deputados Alysson Lima (PSB), Antônio Gomide (PT) e Bruno Peixoto (UB) apresentaram projetos e requerimentos destinados à Mesa Diretora. Na oportunidade, o deputado Chico KGL (UB) aproveitou para devolver processos apreciados nas Comissões Mistas; Tributação, Finanças e Orçamento e Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, pedindo a inclusão na pauta da Ordem do Dia.

Visando promover a inclusão de pessoas com deficiência, a proposta de Talles Barreto (UB) para criar a obrigatoriedade, às instituições públicas e privadas de ensino, da expedição de diploma em braile para alunos com deficiência visual recebeu aval em primeira fase de votações.

A matéria, protocolada sob o nº 5382/19, destaca que o documento seguirá os mesmos prazos e procedimentos de expedição e registro do diploma regular. Por tratar de assunto similar, o projeto tem como apensados os de nº 6517/21, de Bruno Peixoto, nº 4653/21, do deputado Antônio Gomide, nº 1373/20, proposto por Henrique Arantes (MDB) e nº 1826/20, iniciativa de Gustavo Sebba (PSDB).

Entre as matérias aprovadas está também a mudança na Resolução nº 1.627, de 19 de outubro de 2017, que institui a Comenda Nabyh Salum. A iniciativa de nº 1994/22 é de Tião Caroço (UB) e visa permitir que a Associação dos Médicos Servidores Públicos do Estado de Goiás também possa indicar condecorados com a medalha.

Outro projeto de lei que segue para segunda rodada de votação é o nº 4758/20, de Helio de Sousa (PSDB). A matéria altera a Lei nº 20.253/18, que institui o Estatuto do Portador de Diabetes do Estado de Goiás, para garantir aos portadores da doença o monitoramento de suas glicemias em locais públicos.

De iniciativa do Executivo, foram colocados em apreciação três proposituras. A de nº 10233/22 autoriza alienar imóvel em Bom Jesus de Goiás, mediante doação onerosa, ao Centro de Atendimento à covid-19 e à estrutura administrativa do Programa Melhor em Casa. O projeto de lei foi aprovado em primeira fase de discussão.

Contudo, tanto o processo legislativo n° 10190/22, que modifica estrutura organizacional da Secretaria da Economia, e nº 10191/22, o qual estabelece alterações na lei que institui a Goiás Previdência (GoiasPrev) e do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS), foram emendados pelo Plenário. Assim, os textos voltaram para análise na CCJ.

Ao final do encontro, foram analisados e aprovados relatórios favoráveis da CCJ a 18 projetos de lei, os quais serão agora avaliados pelas respectivas comissões temáticas cabíveis. Confira a lista com alguns deles abaixo:

Processo nº 2291/20 – Bruno Peixoto – Dispõe sobre a obrigatoriedade de as agências bancárias disponibilizarem dispenser de álcool gel antisséptico nas agências bancárias e em locais que tenham caixas eletrônicos.

Processo nº 5750/21 – Charles Bento (MDB) – Estabelece o horário para a cobrança de débitos por telefone ao consumidor.

Processo nº 8817/21 – Virmondes Cruvinel (UB) – Institui a Política Estadual de Mobilidade Sustentável (PEMS).

Processo nº 9209/21 – Chico KGL (UB) – Dispõe sobre o benefício do pagamento de meia-entrada para estudantes de concurso público de âmbito estadual comprovadamente carentes em espetáculos artístico-culturais e esportivos.

Processo nº 1272/22 – Antônio Gomide – Cria a Semana Estadual da Reciclagem e do Meio Ambiente nas escolas da rede estadual de ensino no Estado de Goiás.

Processo nº 1334/22 – Wilde Cambão – Concede Título de Cidadania Goiana a Acinemar Gonçalves Costa.

Processo nº 1335/22 – Wilde Cambão – Concede Título de Cidadania Goiana a Vandilson Felipe dos Santos.

Processo nº 1538/22 – Cairo Salim (PSD) – Concede Título de Cidadania Goiana a Claudinei Antônio Rigonatto.

Processo nº 2213/22 – Talles Barreto (UB) – Concede Título de Cidadania Goiana a Leovegildo Lins Gama Júnior.

Processo nº 2150/22 – Paulo Cezar (PL) – Altera a Lei n° 16.445, de 31 de dezembro de 2008, que institui a Campanha Estadual de Conscientização do Câncer Infantil.

Processo nº 10036/22 – Paulo Cezar – Altera a Lei n° 20.638, de 14 de novembro de 2019, que institui o Estatuto da Inclusão Social e Econômica das Pessoas com Deficiência no Estado de Goiás.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA