Política

Plenário aprova pacote de matérias em sessões ordinária e extra

Publicado

em

Dando continuidade aos trabalhos da semana, o Legislativo goiano teve, ao longo da tarde desta quarta-feira, 14, mais um dia movimentado por diversas deliberações. No início da tarde, foi realizada uma sessão ordinária, sob o comando do presidente em exercício, deputado Karlos Cabral (PSB), ocasião em que 18 proposições foram apreciadas. Desse pacote, 17 avançaram e uma foi emendada. Logo após, um encontro da Comissão Mista e uma reunião extraordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) foram abertas para que fosse dado andamento a matérias do Governo, de outros órgãos e de autoria parlamentar.

Após as validações nos respectivos colegiados, as proposituras seguiram para a deliberação do Plenário da Assembleia Legislativa, durante uma sessão extraordinária comandada pelo presidente em exercício, deputado Álvaro Guimarães (UB). Colocados em apreciação, alguns dos projetos em questão e outros que estavam em pauta foram deliberados pelos deputados; nove no total. Todas as proposições desse pacote foram apreciadas em primeira fase; oito avançaram e uma foi emendada.

Os projetos de lei apreciados ao longo desta quarta-feira devem retornar à pauta de votações do Plenário e das comissões temáticas já nesta quinta-feira, 15. Todas as proposições precisam obter o aval do Plenário da Alego em segunda e definitiva votação para que possam avançar para a sanção do governador Ronaldo Caiado (UB) ou promulgação da Mesa Diretora da Assembleia.

Sessão extraordinária

O destaque do encontro fica por conta do primeiro sinal verde a duas propostas do Executivo. Uma delas, a de nº 10900/22, visa disciplinar o regime jurídico das Organizações Sociais da Saúde (OS) do estado de Goiás. A matéria define os parâmetros específicos para a concessão do título e os efeitos jurídicos decorrentes do reconhecimento da entidade, como o processo de metas, chamamento e a fiscalização do contrato de gestão firmado com a administração pública, além do monitoramento e da avaliação das metas firmadas.

A outra, protocolada sob o nº 10901/22, prevê a facilitação de negociação de débitos junto à Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR). A propositura tem o objetivo de promover a regularização da situação dos devedores, assim como ampliar a arrecadação da autarquia. 

Segundo a AGR, se aprovada, a proposta garantirá a negociação dos contribuintes e, consequentemente, a quitação total ou parcial das pendências, solucionando um dos maiores problemas que surgiram na agência durante a pandemia de covid-19. O valor atualizado desses créditos somados é de R$ 147.009.378,32. O projeto contou com o voto contrário do Delegado Humberto Teófilo (Patriota).

Também de origem da Governadoria, recebeu o primeiro aval do Plenário a proposição de nº 10915/22. A sugestão é alterar a Lei nº 21.527/22 para incluir a despesa com a convocação de 150 policiais militares da reserva remunerada para o serviço ativo. Eles irão atuar, segundo a proposta, em unidades escolares que serão implantadas no início do ano letivo de 2023.

Encaminhado pelo Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO), o projeto de nº 10902/22 também segue, agora, para a segunda etapa de votação. O texto busca introduzir alterações na Lei n° 13.251/ 1998, na Lei n° 15.958/ 2007 e na Lei n° 17.501/ 2011, todas referentes à estrutura organizacional do órgão. De acordo com o teor da proposta, as alterações visam racionalizar e desenvolver as unidades administrativas do TCM-GO. Teófilo registrou voto desfavorável também a essa iniciativa.  

Iniciativas parlamentares

Assinada pelo líder do Governo na Alego, deputado Bruno Peixoto (UB), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de nº 10773/22 busca alterar a Constituição Estadual para pôr fim à possibilidade de reeleição do presidente da Assembleia Legislativa. “Essa modificação visa a modernização da gestão e garante a alternância de poderes, buscando maior eficiência do Poder Legislativo”, defendeu Bruno, na justificativa da iniciativa. O texto foi aprovado com 25 votos favoráveis, em primeiro turno de votação. A matéria precisa obter o aval do Plenário da Assembleia, em mais um turno, para que esteja apta a ser promulgada pela Mesa Diretora.

Também foi aprovada a propositura de nº 10923/22, do deputado Francisco Oliveira (MDB), que versa sobre o restabelecimento dos efeitos de incentivos fiscais de empresas que estejam em recuperação judicial. O Plenário deu, ainda, aval ao projeto de lei nº 8548/21, de autoria do deputado Chico KGL (UB), que visa declarar a música sertaneja como patrimônio cultural goiano. 

De iniciativa da Mesa Diretora, a propositura de nº 10784/22, seria colocada em votação, mas recebeu emenda do deputado Paulo Cezar Martins (PL) e precisará ser analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Destaques da sessão ordinária

Matérias aprovadas em 2ª e definitiva votação

Sete projetos de lei finalizaram o trâmite na Alego e seguem, agora, para a análise e possível sanção do Executivo. Entre eles está uma proposta de Lucas Calil (MDB) que visa incentivar a utilização de bicicletas como veículos de transporte. Para isso, a proposição de nº 3282/19 prevê a criação do Sistema Cicloviário Estadual de Goiás, integrando-o aos sistemas viários e de transportes.

Também recebeu o último sinal positivo do Plenário a sugestão de criar um portal da transparência da qualidade do ensino da rede estadual, o “Escola Transparente”. Assinada por Antônio Gomide (PT), a propositura de nº 6978/21 busca divulgar, de maneira ampla, as informações da Educação para que a sociedade, os pais e os pesquisadores possam avaliar e fiscalizar o ensino público em Goiás.

Normas que visam a prevenção de desaparecimento de crianças e adolescentes são o foco de outra proposta aprovada em segunda fase. O projeto de nº 3939/19, da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), visa ampliar a proteção dedicada aos menores de idade, na medida em que melhor especifica o procedimento de alerta em casos de desaparecimentoA intenção da iniciativa é garantir a rápida e efetiva divulgação de alerta sobre o perfil de crianças e adolescentes desaparecidos, diminuindo, dessa forma, os ricos à integridade física e à vida destas pessoas.

Igualmente voltado à proteção de crianças, mas, nesse caso, durante o transporte, o processo legislativo nº 3742/19, de autoria do deputado Alysson Lima (PSB), recebeu o aval definitivo da Alego. O texto propõe estabelecer que as novas frotas de ônibus intermunicipais e estaduais venham adaptadas com dispositivos de retenção para crianças menores de 12 anos.

De iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel (UB), o texto protocolado sob o nº 4635/19 é mais um que segue para a análise da Governadoria. Trata-se de sugestão para estabelecer princípios e regras que nortearão a implantação de equipamentos, dispositivos e infraestrutura para cidades inteligentes no estado de Goiás.

Proposições que receberam o aval do Plenário em 1ª fase

Entre os projetos que foram votados em primeira fase, durante a sessão ordinária, destaque para o de nº 6480/21, apensado ao de nº 6504/21, do deputado Coronel Adailton (PRTB) e da deputada Delegada Adriana Accors, respectivamente. Ambos buscam alterar a Lei Complementar n° 26, de 28 de dezembro de 1998, que estabelece as diretrizes e bases do Sistema Educativo do Estado de Goiás.

A proposta de Coronel Adailton é incluir a instrução de noções de canto e aprendizagem dos hinos Nacional e do Estado de Goiás nas atividades escolares. “O hino de uma nação ou estado simboliza as lutas por eles enfrentadas e, além de exaltar os seus marcos históricos, carrega a identidade do seu povo, sendo, portanto, o porta-voz daquela localidade perante o restante do mundo”, defende o parlamentar.

Enquanto isso, a deputada petista visa acrescentar a linguagem de programação de computadores no currículo dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas goianas. Segundo Accorsi, o ensino sugerido está previsto na Base Nacional Comum Curricular que integra a Política Nacional de Educação Básica. Para ela, a inclusão como conteúdo transversal no ensino fundamental e como disciplina no ensino médio contribuirá para que a educação no estado de Goiás atinja um patamar de aprendizagem e desenvolvimento mais elevado.

A propositura de nº 4598/19, do deputado Amilton Filho (MDB), prevê a criação do Polo Goiano de Desenvolvimento Mineral (Polo Mineral), com sede em Campos Verdes. O texto, que recebeu o primeiro sinal positivo da Casa, busca incentivar a promoção do desenvolvimento socioeconômico da região de forma a ampliar o mercado de trabalho e valorizar os recursos naturais locais. Para isso, a unidade proposta desenvolverá e organizará a formação de mão de obra, produção, transformação e comercialização de bens minerais na respectiva região integrante.

Caso aprovado, o Polo Mineral contará, ainda, com os seguintes municípios: Alto Horizonte, Barro Alto, Campinaçu, Campinorte, Crixás, Guarinos, Mara Rosa, Minaçu, Niquelândia, Nova Iguaçu de Goiás, Pilar de Goiás, Santa Rita do Novo Destino, Santa Terezinha de Goiás e Uruaçu.

Visando a acessibilidade e igualmente apreciados em primeira fase estão os projetos de lei nº 6914/19, do deputado Álvaro Guimarães, e o de nº 5982/21, de Coronel Adailton. O primeiro sugere instituir a política pública “Leitura para Todos” nas bibliotecas e escolas públicas e privadas de Goiás. Tratam-se de medidas para facilitar o acesso de alunos com deficiência visual à leitura de livros e outros materiais didáticos por meio do uso de tecnologia.

Já o segundo pretende criar o selo de empresa incentivadora da aprendizagem e aplicação de Língua Brasileira de Sinais (Libras) por parte dos guias de turismo, destinado às empresas operadoras de turismo no âmbito do estado. O parlamentar explica, na justificativa da proposição, que a intenção é proporcionar uma comunicação eficiente com os turistas que tenham deficiência auditiva, garantindo uma experiência inclusiva e agradável.

Projeto emendado

O deputado Paulo Cezar Martins emendou, em Plenário, o projeto de lei nº 4002/19, do deputado Karlos Cabral, que visa alterar a Lei nº 19.587/2017. A modificação proposta tem o intuito de sobrestar a validade dos concursos públicos realizados antes da edição do Decreto nº 9.392, de 21 de janeiro de 2019 até, no máximo, o fim de vigência da lei que regulamenta o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) do estado de Goiás. Conforme propõe o autor, estará vedada a realização de novos concursos até a nomeação e posse dos aprovados, inclusive em cadastro de reserva, nos concursos públicos realizados ou homologados até a edição do decreto.

O texto seria votado em primeira fase, mas teve a sua apreciação prejudicada. Agora, será devolvido à Comissão de Constituição, Justiça e Redação, onde terá a sua emenda apreciada.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA