Distrito Federal

Piscina com Ondas terá ampla reforma nos vestiários 

Publicado

em


Piscina com Ondas está desativada, mas vestiários poderão ser utilizados pelos frequentadores das quadras esportivas do parque | Fotos: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

As obras no Parque da Cidade estão a todo vapor. Ao todo, 27 quadras de esporte serão reformadas – 20 poliesportivas, cinco quadras de tênis e duas quadras de beach tennis, além dos vestiários da Piscina com Ondas, que poderão ser utilizados pelos frequentadores do parque. O GDF investe R$ 1 milhão na reforma do principal espaço de lazer ao ar livre do Distrito Federal, que chega a receber 100 mil pessoas aos finais de semana.

Reformas no vestiário serão feitas sem alterar a obra original, projetada por Oscar Niemeyer

A obra gera 60 empregos diretos e indiretos. Contratada por licitação pela Secretaria de Obras para executar os serviços, a empresa La Dart Indústria e Comércio iniciou a reforma pela demolição dos vestiários. O piso e as paredes internas foram derrubados, e a impermeabilização da laje será refeita para evitar goteiras e infiltrações.

Duas quadras poliesportivas que ficam à esquerda da Piscina com Ondas também já começaram a ser reformadas. Funcionários da empresa fazem reparos no alambrado que receberá nova pintura e já começaram a pintar o piso de uma delas. “Também já começamos a quebrar a calçada de uma das quadras de tênis, que receberá um novo passeio de concreto polido do Estacionamento 6 até a quadra”, detalha o fiscal da obra, Carlos Magno.

A reforma das quadras inclui nova pintura, substituição de alambrados, pisos, iluminação e adequação de acessibilidade. A recuperação dos espaços também prevê a instalação de novo sistema de drenagem, realinhamento de meios-fios de contenção de areia, construção de calçada ao redor das quadras com piso tátil e iluminação nova.

Mais conforto para todos

“O Parque da Cidade recebeu pouca ou nenhuma atenção dos governos anteriores. Há muitos espaços precisando de melhorias” Silvestre Rodrigues, administrador do Parque da Cidade

Já nos vestiários, as melhorias abrangem a troca de instalações hidráulicas e elétricas, piso, azulejos, divisórias de banheiros e trocadores, esquadrias e forro de gesso do teto. Tudo será feito sem alterar a obra projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

O administrador do Parque da Cidade, Silvestre Rodrigues, explica que, como a Piscina com Ondas está desativada, os vestiários do Estacionamento 7 vão poder ser usados, com vigilância, por quem frequenta o parque, principalmente as pessoas que utilizam as quadras poliesportivas ali por perto.

Segundo ele, a reforma é a primeira grande intervenção feita desde a inauguração do espaço, em 1978, sendo cobrada há muitos anos pelos frequentadores do local. “O Parque da Cidade recebeu pouca ou nenhuma atenção dos governos anteriores”, avalia. “Há muitos espaços precisando de melhorias, como a Praça das Fontes, o Castelinho e o próprio Parque Ana Lídia, que acabou de receber areia nova, mas precisa de brinquedos novos e reformas nos banheiros. Estamos em busca de verba para o Parque, e eu estou tentando fazer parcerias com a iniciativa privada”.

Atualmente, o Parque da Cidade é administrado pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), cuja titular, Giselle Ferreira destaca que o GDF já vem realizando obras no local desde o ano passado. “A recuperação desses espaços se mostra essencial para melhorar a experiência dos frequentadores no Parque da Cidade”, ressalta. “Seguimos arrumando a casa para que, no período pós-pandemia, toda a extensão do parque seja aproveitada de maneira integral”.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA