Distrito Federal

Pessoas com deficiência começam a ser vacinadas na semana que vem

Publicado

em


O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Saúde, inicia na semana que vem a vacinação das pessoas com deficiência. O cadastramento para esses cidadãos que não estão incluídos no Benefício de Prestação Continuada (BPC) será liberado já nesta terça-feira (1º), a partir das 9h – com data de liberação do agendamento a ser definida – no site.

Já na próxima sexta-feira (4), inicia-se o cadastramento e o agendamento da vacina para a população com 59 anos sem comorbidade, e dos comórbidos acima de 18 anos já cadastrados. O avanço da imunização para novos grupos foi anunciado nesta segunda-feira (31) durante coletiva de imprensa, no Palácio do Buriti.

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
“O agendamento para o próximo grupo de idade é necessário para aprimorar a logística, evitar aglomerações e conseguir dar agilidade ao atendimento”, disse o secretário de Saúde Osnei Okumoto | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

De acordo com a Companhia de Planejamento (Codeplan), cerca de 27,4 mil pessoas com 59 anos vivem no DF. A expectativa, porém, é de que aproximadamente 10 mil já tenham recebido a vacina por meio de outros grupos prioritários, como as forças de segurança, os profissionais da saúde e os comórbidos. O cadastramento servirá para evitar a duplicidade na imunização.

Os profissionais de saúde que tiveram seus nomes encaminhados pelos respectivos conselhos e que ainda não se vacinaram terão até as 23h59 desta terça-feira (1º) para garantir o agendamento prioritário

“O agendamento para o próximo grupo de idade é necessário para aprimorar a logística, evitar aglomerações e conseguir dar agilidade ao atendimento”, explicou o secretário de Saúde Osnei Okumoto. Na semana que vem também começam a ser vacinados os aeroportuários na Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 do Guará e na Praça dos Cristais, no Setor Militar Urbano (SMU).

Prazo

Os profissionais de saúde que tiveram seus nomes encaminhados pelos respectivos conselhos e que ainda não se vacinaram terão até as 23h59 desta terça-feira (1º) para garantir o agendamento prioritário. A secretaria decidiu impor um limite e redirecionar essas doses que estão paradas há algumas semanas a outra parcela da população que aguarda ser vacinada. A expectativa é de que os próximos grupos prioritários passem a ter limite de datas a fim de evitar a estagnação.

“Eu insisto para que toda a população já autorizada a ser vacinada compareça o quanto antes aos postos de saúde e tomem as doses da vacina reservadas a elas. Só assim conseguiremos reverter essa situação”, alertou o secretário da Casa Civil Gustavo Rocha.

Desde o início da imunização, o Distrito Federal vem registrando uma queda no número de casos. De março a maio foram -37% para quem tem mais de 80 anos; -35% de 70 a 79 anos; -42% para as faixas etárias de 60 a 69 e de 50 a 59; -47% entre os cidadãos de 40 a 49 e de 30 a 39 anos; -44% de 20 a 29 e -40% entre quem tem até 19 anos.

Educação

Novas doses da vacina contra a covid-19 também serão destinadas ao grupo de profissionais da educação. Nesta segunda-feira, foi possível vacinar 600 deles na UBS 2 do Guará, devido às doses que sobraram da semana passada. Das 5 mil doses reservadas ao grupo, 4,4 mil foram administradas naqueles que procuraram a unidade até 28 de maio.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA