Minas Gerais

Perfuração de poços leva água para cerca de 5,9 mil pessoas em Minas

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Prefeitura de Frei Lagonegro

Cerca de 5,9 mil moradores de comunidades mineiras localizadas em regiões carentes de disponibilidade hídrica foram contemplados, desde o início de março, com a perfuração de poços tubulares. A medida tem como objetivo garantir o abastecimento de água potável para esses lugares e foi executada por meio de convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) e as prefeituras. 

Os recursos para realização das intervenções são fruto de emendas parlamentares de deputados estaduais destinadas à pasta ambiental do Governo do Estado. Durante o mês de março, três obras foram entregues nos municípios de Abaeté e Ibertioga, na região Central de Minas, e em Frei Lagonegro, no Rio Doce. 

Em Abaeté, o poço foi perfurado na comunidade rural de São Simão, beneficiando 40 moradores, com emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil. Houve, ainda, contrapartida de R$ 13 mil do município. Em Frei Lagonegro, a perfuração vai levar água de qualidade para 950 pessoas, a partir de emenda parlamentar de R$101 mil. Já em Ibertioga, o poço foi instalado no distrito de Cachoeirinha e beneficiou 5 mil pessoas. Para a execução, a Semad recebeu emenda, também de R$ 100 mil.

Convênios

De acordo com a superintendente de Saneamento Básico da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges) da Semad, Lilia Aparecida de Castro, os municípios para perfuração dos poços foram selecionados pelos parlamentares que fizeram o repasse dos recursos. Antes da celebração dos convênios, os municípios entregaram ao Executivo os projetos com todas as informações sobre as intervenções necessárias.

“A Semad avaliou todos os projetos apresentados. Constatada a conformidade, foi firmado convênio com os municípios para repasse dos recursos e execução das obras”, destaca Lilia. Os convênios têm prazo de um ano e as obras são executadas pela prefeitura ou por empresa contratada por edital de licitação. Cabe à administração municipal prestar conta de todos os custos ao Governo de Minas. 

O subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, reforça que o trabalho faz parte de uma série de ações já desempenhadas pela secretaria, junto a outros órgãos do Estado, para levar água de qualidade às populações com escassez de disponibilidade hídrica. Rodrigo cita, como exemplos, o Programa Água Doce, que pretende levar água de qualidade para 30 mil pessoas até o fim de 2021, e o edital para perfuração dos poços tubulares, que selecionou cem municípios para instalação dos reservatórios.

“O apoio dos deputados é de fundamental importância para que a secretaria consiga ampliar o alcance das ações de saneamento no Estado. O saneamento básico é essencial para garantir qualidade de vida à população, o que torna ainda mais relevante este trabalho em parceria com os parlamentares”, avalia.

Destinação

A entrega das emendas parlamentares tem como base portfólio com projetos de todos os órgãos do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) – Semad,Instituto Estadual de Florestas (IEF)Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). O documento foi criado para orientar a concessão dos recursos destinados pelos deputados e, também, por outras frentes de captação de verba, como convênios com órgãos do governo federal. 

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Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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