Distrito Federal

Percurso do Viva W3 terá alterações neste domingo (7)

Publicado

em


Projeto Viva W3 abre espaço para prática de esportes e lazer | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) fará neste domingo (7), ajustes, dentro no perímetro do projeto Viva W3, na sinalização dos cruzamentos do trecho sul da via.

O objetivo é fazer uma nova avaliação do trânsito na região, a fim de promover maior fluidez para moradores e motoristas em geral. Se aprovada, a mudança será adotada pelo projeto.

Desde a concepção, o Viva W3 previa constantes avaliações e possíveis ajustes e readequações ao longo do trajeto, de forma a melhor atender um pedido da comunidade local.

Testes

A princípio, o cruzamento da 712/713 Sul será liberado para o trânsito de veículos, assim como o trecho da via W3 Sul a partir das quadras 512 e 713, em diante, em ambos os sentidos. Dessa forma, será aberto mais um acesso de ligação direta entre o Parque da Cidade e as quadras residenciais 100/300.

As alterações aplicadas pelo Detran vão avaliar melhorias na fluidez do trânsito na região | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Diante disso, o Detran reforça as orientações de atenção no trânsito. Pedestres e ciclistas devem estar cientes de que a área reservada para o lazer será sinalizada até a altura da SHIGS 712 Sul e da EQS 511/512.

Também serão feitas alterações nos tempos semafóricos, na sinalização vertical e serão mantidas equipes de fiscalização em pontos fixos ao longo da via para auxiliar os usuários, caso seja necessário.

O cruzamento das quadras 506/507 e 706/707 Sul permanecerá liberado para os veículos assim como o da EQS 514/515 Sul.

Haverá painéis eletrônicos em pontos estratégicos da W3 Sul com alertas sobre as alterações. Contudo, é muito importante que condutores, ciclistas e pedestres fiquem atentos às mudanças.

Ônibus

As alterações previstas acima não afetarão o itinerário das linhas de ônibus aos domingos e feriados. Permanecendo o sentido Sul-Norte transitando pela W4 Sul e o sentido Norte-Sul, pela W5 Sul.

Projeto Viva W3

Aos domingos e feriados, em virtude do projeto Viva W3, a via fica restrita à prática de esporte e lazer. Assim, a circulação de veículos é interrompida das 6h às 18h.

*Com informações do Detran-DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA