Geral

Parques ecológicos ganham internet de alta velocidade

Publicado

em


As Unidades de Conservação (UCs), gerenciadas pelo Instituto Brasília Ambiental, estão sendo integradas à Rede Corporativa Metropolitana do Governo do Distrito Federal (GDFNet), por meio da Unidade de Tecnologia e Gestão de Informações Ambientais (Ugin). Trata-se de um projeto de expansão tecnológica do governo que oferece serviços e internet de alta velocidade para os órgãos governamentais e que está sendo implantada nos parques ecológicos.

Para o agente de conservação do Parque Ecológico Asa Sul Bruno Rodrigues, o GDFNet vai dar melhores condições de trabalho | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

A oferta da rede fortalece a implantação de escritórios remotos nas UCs, projeto-piloto do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (CGTI), visando a descentralização do espaço físico da sede administrativa do Brasília Ambiental. A estrutura é dotada de hack, switch e cabos ópticos. Com isso, as unidades podem acessar a internet e a intranet da autarquia, além de estarem aptas a receber projetos que envolvam câmeras de segurança.

Nesta semana, servidores do Instituto comemoraram a chegada da GDFNet no Centro de Práticas Sustentáveis (CPS) e no Parque Ecológico da Asa Sul. O serviço já está funcionamento, também, no Parque Ecológico Lago do Cortado e no Olhos D´Água. A instalação está sendo executada por uma equipe terceirizada, contratada pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Sutic) e pode ocorrer de duas formas via MPLS ou cabo óptico.

“Há de se destacar que a GDFNet viabilizará a instalação de câmeras de vigilância integradas à Secretaria de Segurança Pública (SSP) para aumento da segurança e atendimento mais imediato em caso de incêndios florestais”Tatiane Correia, chefe da Ugin

Para o agente de unidade de conservação, Bruno César Rabelo Rodrigues, a internet veio aproximar e dar melhores condições de trabalho, entre elas, permitindo a comunicação com o sistema do Instituto e do GDF (SEI, intranet, etc). “Com isso, permite para quem trabalha na unidade dar continuidade aos processos e demandas destinadas ao Parque Ecológico Asa Sul, além de dar mais segurança tecnológica”, afirma.

De acordo com a chefe da Ugin, Tatiane Correia, a instalação encontra-se em andamento em mais dez unidades. O serviço foi solicitado para todas as UCs com sede, num total de 19. “Essa integração é fundamental para uma gestão adequada das Unidades de Conservação, permitindo que o servidor evite deslocamentos à sede e proporcionando apoio estrutural em vários pontos do território àqueles que estejam em teletrabalho”.

Monitoramento

Outras importantes conquistas apontadas pela chefe da Ugin, dizem respeito a melhorias no atendimento ao público, segurança e  economia. Algumas ações de atendimento à comunidade poderão ser realizadas diretamente nos parques, porque a implementação da rede interna nas unidades permite a descentralização de serviços. Além disso, possibilita melhor monitoramento das áreas.

“Há de se destacar que a GDFNet viabilizará a instalação de câmeras de vigilância integradas à Secretaria de Segurança Pública (SSP) para aumento da segurança e atendimento mais imediato em caso de incêndios florestais”, lembra Tatiane Correia. Com a rede GDFNet também será possível a utilização de serviço Voip, tecnologia que permite aos usuários a realização de chamadas telefônicas pela internet, diminuindo a necessidade de contratos de internet e telefone.

GDFNet

A maior parte da infraestrutura da GDFNet é composta por fibra ótica, que é o meio mais adequado para implementação de uma rede de comunicações metropolitana de alta velocidade. Por meio dessa malha óptica, a rede GDFNet atende cerca de 350 endereços públicos como hospitais, UBSs, escolas, delegacias, quartéis da PMDF e CBMDF, agências do trabalhador, Sedest, Detran, Na Hora, Presídios, DFTrans, agências da Receita do DF, dentre outros e, atualmente, tem aproximadamente 550 quilômetros de rede ótica própria.

A Rede Metropolitana – GDFNet foi desenvolvida pela antiga Secretaria de Planejamento, que hoje integra a Secretaria de Economia.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA