Distrito Federal

Parque da 112/113 Sul será reformado

Publicado

em


Obras vão melhorar bastante a infraestrutura do parque da Asa Sul | Fotos: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Com foco na política de cuidado com espaços públicos, o GDF prepara a reforma completa do parque da EQS 112/113 Sul, no Plano Piloto. O edital para contratação da empresa que executará os serviços foi publicado no Diário Oficial do DF, e a licitação, a cargo da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), será aberta em 9 de fevereiro. O valor estimado do investimento é de R$ 2 milhões.

R$ 2 milhõesValor aproximado do investimento na reforma do parque

O espaço, de aproximadamente 14,8 mil m², está precisando muito de reforma. Em 2018, impulsionados por um caso de estupro que ocorreu nas proximidades, os moradores da SQS 112/113 e frequentadores do parque se uniram para investir nas condições gerais do local, aumentar a segurança e melhorar a infraestrutura.

Com isso, nasceu o projeto proposto pela Novacap. A intervenção vai transformar todo o espaço. As quadras de tênis e a poliesportiva serão reformadas, sendo prevista a construção de mais duas quadras de areia. A nova estrutura contará também com dois parquinhos infantis, um circuito canino e um anfiteatro, além de cercas, portões e iluminação pública devidamente restaurados.

Bruno Apolônio, 40 anos, sabe bem a importância que o novo parque terá para a comunidade da Asa Sul. Prefeito da SQS 113, ele mora na quadra há 35 anos e não vê a hora de aproveitar o local. “Era um parque do medo, agora é da esperança”, afirma. “Vai ser a cereja do bolo de todo o processo. Tenho certeza que vai agradar a muitas pessoas”.

O prefeito da SQS 113,  Bruno Apolônio: “Era um parque do medo, agora é da esperança”

Além do lazer, a reforma também vai beneficiar quem depende do parque para exercer algum tipo de atividade profissional. Peterson de Souza, 43 anos, é professor de tênis e há mais de três anos dá aulas no parque. “Somos muito carentes de quadras de tênis públicas em Brasília, e essa benfeitoria vem para agregar”, avalia.

Peterson de Souza, professor: “Essa benfeitoria vem para agregar”

O local será rebatizado como Parque Maria Cláudia Del’Isola, homenagem à estudante assassinada em 2004 na sua própria casa, no Lago Sul, pelo caseiro e pela funcionária da residência. A Novacap informa que o edital e anexos da licitação podem ser acessados pela internet. Mais informações pelos telefones 3403-2321 ou 3403-2322 e pelo e-mail [email protected].

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA