Cidades

OVG oferece vagas gratuitas para qualificação profissional e atividades esportivas

Publicado

em

Uma jovem vestindo um manequim negro com uma peça de roupa alaranjada.

O Centro da Juventude Tecendo o Futuro da OVG está com inscrições abertas para vários cursos de qualificação profissional e atividades esportivas totalmente gratuitos. Ao todo, são 862 vagas para os períodos matutino e vespertino. O público-alvo é formado por adolescentes e jovens, de ambos os sexos, com idade entre 12 e 21 anos, em situação de vulnerabilidade social.

As vagas são para aulas de música (violino, violão, teclado, bateria), dança, natação, vôlei, futsal, basquete, handebol, karatê, jiu-jitsu, informática básica e assistente de recursos humanos, além de oficinas de artesanato, culinária, corte e costura e curso de robótica.

As inscrições são feitas apenas presencialmente, de segunda a sexta-feira, das oito às 11 horas e das 13 às 16 horas, na sede do Centro da Juventude Tecendo o Futuro. A unidade fica na Avenida Cristóvão Colombo, esquina com a Rua Managuá, Jardim Novo Mundo, em Goiânia.

Para a matrícula, é preciso apresentar RG, CPF do adolescente e responsável, foto 3×4 e comprovantes de endereço e de escolaridade. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou de um responsável. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (62) 3201-6983, (62) 3201-6955 ou pelo WhatsApp (62) 99869-3004.

Portas para o futuro

Administrado pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), o Centro da Juventude Tecendo o Futuro tem capacidade para atender, de forma digna e acolhedora, cerca de 500 jovens por mês em situação de vulnerabilidade social.

A unidade funciona em um espaço amplo e moderno e tem como objetivo preparar adolescentes e jovens para o mercado de trabalho, inclusive abrindo portas para as primeiras experiências profissionais, além de garantir que eles possam participar de atividades esportivas, culturais e recreativas.

“O Governo de Goiás valoriza e sabe da importância de espaços assim. Muitos adolescentes não têm acesso a atividades que podem ajudar a abrir portas para a qualificação profissional ou voltar as atenções para atividades esportivas. Então, o que oferecemos é justamente isso: oportunidades. Despertamos sonhos e damos todo o suporte para que eles sejam realizados”, esclarece a presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado.

O Centro da Juventude Tecendo o Futuro conta com parceiros como o Senac, que atua na capacitação e qualificação profissional, com o objetivo de inserir os jovens no mercado de trabalho; a Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), com todo o suporte ao Laboratório de Robótica, do Programa Include, que facilita o acesso a tecnologias para pessoas carentes.

Também integram o projeto a Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, que é responsável pelas aulas de música e dança; a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, com atividades esportivas, e o Programa Itaú Social, que oferta o Laboratório de Multimídia.

A diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, faz questão de frisar: “O Centro da Juventude é um projeto inovador, pensado para oferecer segurança, conforto e dignidade a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. E o mais importante: prepará-los para o mercado de trabalho”.

Meninas de Luz

O local também abriga o programa Meninas de Luz, que cuida e ampara grávidas e puérperas vulneráveis, com idade entre 12 e 21 anos. As gestantes recebem enxovais completos, fraldas infantis descartáveis e kit farmácia. Elas ainda recebem orientações sobre cuidados com o bebê, amamentação e vacinação, além de se integrarem nas ações ofertadas pelo Centro.

A cada 15 dias, são entregues cestas com hortifruti (verduras, legumes, folhagens e frutas) e pacotes do Mix do Bem, do Banco de Alimentos da OVG, às famílias das gestantes e puérperas atendidas pelo Meninas de Luz.

O apoio começa na gestação e continua até a criança completar um ano de vida. Todo trabalho é feito por uma equipe multiprofissional que oferece atendimento psicossocial, odontológico e atividades socioeducativas, com informações sobre nutrição, educação sexual, planejamento familiar, além de cursos voltados para a qualificação profissional.

Serviço

Assunto: Centro da Juventude Tecendo o Futuro oferece vagas gratuitas para cursos de qualificação profissional e atividades esportivas

Quando: de segunda a sexta-feira, das oito às 11 horas e das 13 às 16 horas

Onde: Avenida Cristóvão Colombo, esquina com a Rua Managuá, s/nº, Jardim Novo Mundo, Goiânia.

Fonte: OVG – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook

Ação Social

Agehab começa construção de casas a custo zero em 43 novos municípios

Publicados

em

Ordens de serviço para início das primeiras obras já estão assinadas. São mais 1,7 mil moradias nos próximos meses com investimento de R$ 310 milhões

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), dá início ainda este mês às obras de mais 1,7 mil casas a custo zero, em 43 novos municípios (confira lista abaixo). As moradias devem ser entregues nos próximos meses. As ordens de serviço (OS’s) para os primeiros 15 canteiros de obras já estão assinadas, o que significa liberação imediata para as construtoras iniciarem os trabalhos.

Em maio, vão ser assinadas outras 18 ordens de serviço e mais 10, em junho. De acordo com o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, o volume do trabalho realizado hoje pela Agência é histórico, já que nunca antes na trajetória das políticas públicas estaduais de habitação foram construídas tantas unidades habitacionais. “O mais significativo é que a gestão Ronaldo Caiado chegou a um número inédito de unidades a custo zero e com qualidade. Qualquer cidadão que visitar um dos nossos canteiros poderá observar o alto padrão em que estão sendo empregados os recursos do contribuinte goiano”, destaca o gestor.

Baldy ressalta também que estes resultados se alinham com a determinação do governador de ampliar e facilitar o acesso às políticas de habitação de interesse social de Goiás especialmente para a famílias que mais precisam. “Tanto o governador como a primeira-dama Gracinha Caiado, que é a coordenadora do Goiás Social, fizeram do atendimento social no Estado uma prioridade”, sublinha.

Para o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, todos os esforços estão focados nesses objetivos com uma preocupação adicional: atender todos os municípios goianos, contribuindo assim para o desenvolvimento de todas as regiões. “É uma diretriz da gestão Caiado estar presente em todos os cantos de Goiás com atendimentos sociais, entre os quais está inserida a habitação”, frisa. Com essas novas moradias a custo zero, iniciadas agora, lembra o secretário, estão sendo injetados na economia goiana mais de R$ 310 milhões de investimentos, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

Com estes novos municípios, o programa Pra Ter Onde Morar – Construção/Casas a Custo Zero teve um crescimento de mais de 10%, expandindo sua presença de 130 para 144 cidades atendidas pelo programa, que passa a alcançar 58% dos 246 municípios que integram o Estado. Além disso, houve um aumento de aproximadamente 22% na quantidade de unidades habitacionais contratadas.

Para ser atendido, o município precisa propor ao Estado a cessão de terreno regularizados para a construção das unidades. “O Governo de Goiás quer atender todos, sem exceção. Basta que os prefeitos entrem na parceria com a Agehab, oferecendo os espaços urbanos regularizados para a construção das unidades”, salienta Alexandre Baldy.

Novos canteiros de obras:
Água Limpa, Bela Vista de Goiás, Bonópolis, Bom Jardim, Buriti Alegre, Caiapônia, Carmo do Rio Verde, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Cumari, Diorama, Estrela do Norte, Faina, Formoso, Goiandira, Hidrolândia, Itauçu, Itapaci, Jataí, Jaupaci, Jesúpolis, Matrinchã, Mutunópolis, Nova Crixás, Novo Brasil, Novo Gama, Novo Planalto, Padre Bernardo, Quirinópolis (Módulo III), Quirinópolis (Módulo IV), Rubiataba, Santa Fé de Goiás, Santa Rita do Novo Destino, São Domingos, São Luís dos Montes Belos, Silvânia, Taquaral de Goiás, Turvelândia, Uruana, Vianópolis, Vila Boa, Vila Propício.

Fotos: Octacílio Queiroz / Agência Goiana de Habitação – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA