Distrito Federal

Ouvir, planejar e agir  

Publicado

em


Diferentemente da ouvidoria, as demandas serão registradas pelo próprio administrador e sua equipe nas ações itinerantes | Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

Mais um canal direto de comunicação com os moradores. A Administração Regional do Lago Norte vai lançar, neste sábado (30), a ação itinerante Administração Mais Perto de Você, posto-móvel de atendimento à população. O objetivo é aproximar-se da comunidade e resolver as demandas com menos burocracia e mais celeridade. A primeira parada será no Centro Comunitário do Núcleo Rural do Palha, a partir das 9h.

O administrador do Lago Norte, Marcelo Ferreira, lembra que a ideia foi adiada por causa da pandemia do novo coronavírus. “Este ano resolvemos colocar em prática, obedecendo os protocolos de segurança estabelecidos pelos órgãos de saúde. “Muitas pessoas trabalham o dia inteiro durante a semana e não têm tempo de vir à administração regional. Além de ouvi-los, também vamos mostrar o que o governo local pode oferecer para a cidade”, explica.

Funcionamento

Diferentemente da ouvidoria, as demandas serão registradas pelo próprio administrador e sua equipe nas ações itinerantes. “Vamos colher as solicitações e estabelecer quais são as prioridades. Depois, iremos pessoalmente aos órgãos competentes para solucionar aquela reivindicação. Menos papelada e mais execução de ações, como determina o governador Ibaneis Rocha”, adianta

O presidente da Associação de Moradores do Núcleo Rural Córrego do Palha, Flávio Carvalho, 34 anos, mora na região desde que nasceu e considera a iniciativa inovadora. “É uma parceria com a associação e com os moradores. Será uma ferramenta a mais para a administração entender in loco quais são as necessidades daquela comunidade”, comenta o morador.

Como participar

Para solicitar o Administração Mais Perto de Você na sua região, basta solicitar pelo WhatsApp (61) 99108-1790. Além da ação itinerante, os moradores podem registrar demandas pelo número de telefone 162 e pelo Ouv-DF. É preciso fazer o cadastro no site e acompanhar a solicitação com a senha de acesso recebida no ato do registro e o número do protocolo. Também é possível fazer o pedido presencialmente. Confira o endereço no site da ouvidoria. 

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA