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Ouvidoria do Brasília Ambiental melhora índices de desempenho

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Os índices de desempenho da ouvidoria do Instituto Brasília Ambiental apresentaram crescimento de até 22% entre o primeiro e o segundo trimestre deste ano. Os excelentes dados levaram a área do instituto a entrar na situação de monitoramento pela Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF). A nova condição resulta da execução do plano de ação, desenvolvido pela nova gestão.

A ouvidoria do órgão ambiental estreou este ano sua versão itinerante em Águas Claras, com o objetivo de aproximar a autarquia da população e promover a conscientização a respeito da poluição sonora| Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

O relatório da CGDF revela que de 1º de janeiro a 31 de março o índice de resolutividade da ouvidoria do órgão ambiental estava em 18%, o de satisfação estava em 43%, o de recomendação em 55%, o de satisfação com atendimento em 43%, de satisfação com o sistema da Ouvidoria Geral do DF de 68% e de satisfação com a resposta, de 17%.

De 1º abril a 30 de junho, o índice de resolutividade foi para 27%, de satisfação para 59%, de recomendação para 66%, de satisfação com atendimento 60%, de satisfação com o sistema da Ouvidoria Geral do DF 88% e de satisfação com a resposta de 33%.

O índice que apresentou maior crescimento foi o de satisfação com o sistema da Ouvidoria Geral do DF. “A média do índice de resolutividade, de 1º de janeiro até 31 de agosto, já está em 27%, o que é um grande avanço em relação aos anos anteriores”, comemora o ouvidor Alan César Ferreira.

Segundo ele, o plano de ação passou por um alinhamento interno com as unidades do órgão para melhorar as qualidades de tratamento das demandas, do prazo e da qualidade das respostas “A partir daí, os índices foram melhorando”. Ele acrescenta, ainda, que essa melhora se deve a todo esforço institucional.

Itinerante

A ouvidoria do órgão ambiental estreou este ano sua versão itinerante. A ação aconteceu na região administrativa de Águas Claras e teve o objetivo de aproximar a autarquia da população, assim como promover a conscientização a respeito dos problemas da poluição sonora.


*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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