Cidades

Orquestra Jovem Municipal Joaquim Jayme apresenta concerto “Clássicos”, no Teatro Goiânia, nesta terça-feira (27/09)

Publicado

em

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), realiza, nesta terça-feira (27/09), às 20h, o concerto “Clássicos”, no Teatro Goiânia. O espetáculo musical conta com obras de diversos compositores da música de concerto, dentre eles Vivald, Bach e Nepomuceno, sob a regência do maestro Isaac Gonçalves e participação especial da solista Stefênia Benatti. Evento tem entrada gratuita até a lotação do teatro, com capacidade para 800 pessoas.

Na primeira parte do programa, a orquestra executará o Adágio para Cordas (1892), do nacionalista brasileiro Alberto Nepomuceno (1864-1920). Em seguida, o Concerto em Dó Maior Para Piccolo RV443 (1728-29), do compositor do período barroco italiano, padre Antonio Vivaldi (1678-1741). O solo é da flautista e piccolista Stefânia Benatti. Na segunda parte, a orquestra ganha mais integrantes no palco com as madeiras, metais e percussão, e executam obras diversas do repertório orquestral.

A Orquestra Jovem Municipal Joaquim Jayme (OJJ) é um dos grupos artísticos da Rede de Núcleos Musicais, e foi criada em 2017 a partir da reorganização do antigo projeto Musicalidade. Esse grupo é composto por 43 jovens e adolescentes, que recebem uma bolsa de incentivo da Prefeitura de Goiânia. Prioriza sua atuação em espaços alternativos como praças, escolas e igrejas, buscando colaborar para a democratização do acesso à música de concerto na cidade.

Solista
Stefânia Benatti é flautista e piccolista da Orquestra Filarmônica de Goiás. Mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com a pesquisa “O estudo do piccolo pelo flautista: diferenças de abordagens técnicas com fins interpretativos”, e bacharel em flauta pela Universidade de São Paulo (USP), foi aluna de Antônio Carrasqueira e Rogério Wolf. Atuou como professora assistente de flauta no Instituto Baccarelli e piccolista Orquestra Sinfônica Heliópolis do Instituto Baccarelli. Foi premiada no Programa Nascente, categoria instrumental, da Universidade de São Paulo.

Recebeu menção honrosa no II Concurso de Interpretação de Música Brasileira e o Prêmio Osvaldo Lacerda, outorgado pelo compositor. Foi artista convidada dos XIII e XIV Festival Internacional de Flautistas (ABRAF) e professora do 40º Festival Internacional de Música da Escola de Música e Artes Cênicas, da Universidade Federal de Goiás (EMAC/UFG).

Como solista, apresentou o Concerto em Dó Maior Para Piccolo, de Antonio Vivaldi, com a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e, dentro da temporada da Orquestra Filarmônica de Goiás, a Bachiana Brasileira nº 6, de Heitor Villa-Lobos e o Concerto de Brandenburgo nº 4, de Johann Sebastian Bach. Atua, também, dando aulas particulares de flauta, e é monitora de madeiras da Orquestra Jovem Municipal Maestro Joaquim Jayme.

Maestro
Isaac Gonçalves é natural de Guarulhos, São Paulo, graduado em Música com Habilitação no Instrumento (violino) pela Universidade Federal de Goiás (UFG) na turma do Professor Alessandro Borgomanero, pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela FABEC e Pós – Graduado em Produção Cultural, Arte e Entretenimento pela Unyleya.

Aluno do maestro Wagner Polistchuk na Academia da OSESP e vencedor da 3rd International Academy and Competition Conducting, em Portugal, começou seus estudos de regência com o Prof. Dr. Carlos Costa (UFG) e teve orientações com importantes maestros nacionais e internacionais como Marin Alsop, Thierry Fischer, Neil Thomson, Catherine Larsen-Maguire, Alpaslan Ertüngealp, Nathalie Marin, entre outros. Participou de diversos cursos de aperfeiçoamento como aluno executante como no Masterclass da OSUEL com a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, II Worshop de Regência Orquestral na Aliança Francesa de Brasília sob orientação de Claude Brandel; II,III e VI Workshop Nacional de Regência Orquestral ministrado, respectivamente, pelos maestros Abel Rocha, Michel Griffth e Cláudio Cruz tendo como laboratório a Orquestra Sinfônica de Goiânia; Seminário de Direccíon Orquestal com a Camerata Universidad de los Andes sob orientação de Eduardo Browne; V Gramado in Concert com direção de Linus Lerner; Curso Intensivo de Regência com Maestro João Maurício Galindo; Curso de Direccíon Orquestal, em Havana dirigido pela maestra francesa Nathalie Marin, aluno ouvinte na The Buchmann-Metha School of Music – Tel Aviv University na classe do renomado maestro Yoav Talmi entre outros.

Foi maestro colaborativo da Orquestra Jovem de Anápolis e é maestro da Orquestra Jovem Municipal de Goiânia, onde vem desenvolvendo um intenso trabalho pedagógico com concertos didáticos. Recentemente recebeu o prêmio de Regente Destaque da Academia Claude Brendel e fez sua estreia na Sala São Paulo com a Banda Sinfônica do Exército Brasileiro.

Serviço
Assunto: Prefeitura de Goiânia apresenta concerto “Clássicos” com Orquestra Jovem Municipal Joaquim Jayme
Data: 27/09 (Terça-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Goiânia

Secretaria Municipal de Cultura (Secult) – Prefeitura de Goiânia

Fonte: Prefeitura de Goiânia – GO

Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA