Distrito Federal

Oficinas Cozinha de Sucesso e Empregabilidade iniciam aulas

Publicado

em


“Estamos ampliando nossos projetos e ações para a juventude, trabalhando diuturnamente para entregar para os jovens do Distrito Federal políticas efetivas” Kedson Rocha, secretário de Juventude

Na manhã desta segunda-feira (7), foram ministradas as aulas magnas on-line das oficinas Cozinha de Sucesso e Empregabilidade, promovidas pelo Centro de Juventude (CJ) do Distrito Federal.

Coordenada pelo chefe de cozinha Eduardo Henrique, a oficina Cozinha de Sucesso fornecerá receitas de pães, massas e molhos, além de oportunizar aos jovens a capacitação para entrar no mercado de trabalho com um aproveitamento prático dos ensinamentos.

A aluna Monick Santos: “Eu estava desempregada e vi nessa oficina a oportunidade de me preparar melhor para o mercado de trabalho” | Reprodução: Sejuv

Já a oficina Empregabilidade, conduzida pela professora Gabriela Oliveira, tem como objetivo preparar melhor os jovens para os processos seletivos, tirando dúvidas e dando dicas sobre diversos temas relacionados ao ambiente corporativo: marketing pessoal, ética profissional, atendimento ao cliente, atendimento telefônico, negociação, trabalho em equipe, liderança, controle de qualidade, planejamento e empreendedorismo.

As aulas inaugurais contaram com a participação do secretário de Juventude, Kedson Rocha, que, na abertura das oficinas, reforçou o compromisso da Secretaria de Juventude (Sejuv): “Estamos ampliando nossos projetos e ações para a juventude, trabalhando diuturnamente para entregar para os jovens do Distrito Federal políticas efetivas, com espaço de fala, capacitação e oportunidades porque estamos comprometidos em promover dignidade para os jovens”.

Oportunidade

O secretário também agradeceu o apoio do governador Ibaneis Rocha – “que não mede esforços nem recursos quando falamos de juventude”, disse – e do vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado Delmasso, um dos grandes parceiros das ações da Sejuv.  Aos alunos, mandou a mensagem: “Aproveitem muito essas oportunidades aqui nos CJs [centros de juventude]. Eu tenho certeza que você que está aqui hoje, disposto a aprender, certamente já saiu na frente e está usando a sua juventude para coisas positivas”.

Para Monick Santos, de 21 anos, aluna da última turma da oficina Empregabilidade, o curso é uma excelente oportunidade. “Eu estava desempregada e vi nessa oficina a oportunidade de me preparar melhor para o mercado de trabalho”, contou. “Fui chamada para um processo seletivo e, mesmo sem ter concluído todas as aulas, usei todas as técnicas ensinadas até então pela professora, e o resultado não poderia ter sido melhor: fui convocada para assumir a vaga e o meu desempenho na entrevista foi tão bom que fui realocada para um departamento superior na empresa”.

Diante das restrições e dos desafios impostos pela pandemia, as unidades do Centro de Juventude seguem trabalhando intensamente. As inscrições para as atividades dos CJs são feitas no site do Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares (Iecap). Todos os cursos e oficinas ministrados são gratuitos e terão emissão de certificados para aqueles que concluírem pelo menos 75% das atividades propostas.

As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas no site do Iecap .

*Com informações da Sejuv

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA