Distrito Federal

Oficina gratuita e virtual sobre uso sustentável das águas

Publicado

em


Estão abertas as inscrições para as Oficinas de Água, Gênero e Pertencimento: Cidadania para o Uso e Governança Sustentável da Água nas Bacias Hidrográficas do Descoberto e Paranoá que acontecerão entre os dias 31 de maio e 26 de junho, pela plataforma Zoom, com carga horário de 16 horas e certificado.

O curso, aberto ao público, tem como objetivo resgatar o papel importante das mulheres na proteção dos recursos hídricos das bacias hidrográficas do Descoberto e do Paranoá.

A iniciativa faz parte do Projeto CITinova, realizado pela Sema no Distrito Federal, e integra as atividades de boas práticas para conservação da água e do solo, cujo foco é a busca por segurança hídrica, considerando a contribuição dessas bacias para o abastecimento público no DF.

 “Em cenários de insegurança hídrica, os maiores impactos estão nas rotinas domésticas, em sua maioria, sob responsabilidade das mulheres, por isso, o processo de sensibilização da sociedade sobre o uso sustentável e a proteção da água, sem dúvida, passa também pela mobilização do segmento feminino, explicou Nazaré Soares, coordenadora do CITinova pela Sema-DF.

Para a coordenadora do projeto, fortalecer este envolvimento “é um dos caminhos para as ações de conservação das águas, que podem ainda motivar os participantes, homens e mulheres, a atuarem em projetos organizacionais, ambientais e de governança da água”.
 
São quatro módulos com conteúdos técnicos e atividades lúdicas dentro da programação. Durante as oficinas, os participantes serão convidados a expressarem, de forma artística, o conhecimento adquirido e suas percepções.

Ao final de cada módulo, os trabalhos serão fotografados e enviados para a formação de um painel de representação coletiva do tema.

Oficinas de Água, Gênero e Pertencimento à Bacia Hidrográfica

De 31 de maio a 26 de junho de 2021

Plataforma Zoom

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (61) 99595-7856

Mais informações no site: www.sema.df.gov.br ou www.cirat.org/aguaegenero

* Com informações da Sema

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA