Goiás

OFG investe em atividades virtuais para manter a conexão com o público

Publicado

em


Com mais de um ano sem subir aos palcos devido à pandemia, a Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) tem buscado se reinventar continuamente para manter o vínculo estabelecido com o público desde a sua criação, há 40 anos. Em ensaio e concerto, realizados nos dias 29 e 30 de maio, após todo esse lapso temporal, a orquestra voltou a se reunir para uma gravação viabilizada por meio de parceria entre a Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), a Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e a Tv Anhanguera, resultando em uma série especial para o programa Leve a vida, da emissora goiana.

Para isso, todos os 46 músicos passaram por testes de diagnóstico da Covid-19, respeitando as medidas de distanciamento e aplicação de divisórias acrílicas como reforço da proteção individual. O resultado poderá ser conferido em primeira mão em pílulas exibidas dentro da programação, nos próximos dias.

A OFG na pandemia

Reconhecida nacionalmente por empreender um trabalho sistemático de democratização da música erudita, ao promover concertos gratuitos por todo o Estado de Goiás, a proibição de eventos que resultem em aglomerações fez com que a orquestra buscasse uma nova forma de interagir com seu público. Assim surgiu a proposta do projeto Reconecte-se, temática deste ano adotada pelo maestro titular e diretor artístico Neil Thomson, e empreendida pelo seu coro sinfônico composto por 46 músicos.

Além de lidar com criatividade perante as dificuldades impostas pelo estado de calamidade na saúde pública, a Orquestra tem recebido uma atenção especial do Governo de Goiás, mediante os esforços empreendidos pelas Secretarias de Cultura (Secult); de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e Goiás Turismo, amparadas pela Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), para regularizar a contratação temporária de seus músicos, diante da escolha de um novo modelo de gestão.

Enquanto a formalização é trabalhada no âmbito administrativo estadual, coube aos músicos colocar em prática uma proposta que mantenha viva na população a emoção de conhecer repertórios clássicos de altíssimo nível. “Ao idealizar o projeto Reconecte-se, quis transmitir uma mensagem positiva de renovação e esperança. A música tem sido muito importante para as pessoas durante a pandemia. Traz conforto e alegria, mesmo em momentos sombrios. Por isso, eu queria chegar ao nosso maravilhoso público e mostrar a eles que a OFG continua empenhada em trazer performances de nível internacional para Goiás”, explica o maestro.

Sobre o Reconecte-se

Para promover essa conexão com os fâs da música clássica em tempos de pandemia, a OFG optou por utilizar o meio digital como ambiente de interação com seu público. Assim, tanto seus músicos quanto a plateia, agora virtual, se mantêm em segurança, sem riscos de contágio pelo novo coronavírus. Com o canal escolhido, foi possível traçar uma série de ações, que estão sendo disponibilizadas gratuitamente, por transmissão via internet.

A programação estabelecida mensalmente inclui mesas redondas conduzidas pelo maestro titular, com a participação de convidados especiais como o diplomata e criador do “Brasil em Concerto”, Gustavo de Sá; do diretor artístico da Orquestra Sinfônica de São Paulo, Arthur Nestrovski, entre outras autoridades do meio musical erudito.

Outra atividade do programa é a masterclass oferecida por músicos da orquestra. Com transmissão pela plataforma Zoom, os participantes têm a oportunidade de conhecer as curiosidades dos instrumentos musicais, apresentadas por um músico profissional. “Elaboramos um calendário de atividades virtuais com masterclasses dos nossos próprios músicos e mesas redondas com ilustres convidados de todo o mundo, para serem dirigidas a diversos públicos, desde crianças, público leigo a alunos avançados”, explica Neil Thomson.

Concerto virtual

Ao adotar todas as medidas de segurança, a orquestra retomou os ensaios presenciais em maio para promover a gravação de um concerto que será disponibilizado online. A ação está sendo desenvolvida em parceria com a Tv Anhanguera, que vai utilizar o conteúdo gravado para o seu programa Leve a Vida, idealizado para trazer pílulas durante a programação com temáticas que contribuem para amenizar os efeitos nocivos da pandemia. Além da gravação do concerto na íntegra, uma equipe da Tv também vai colher depoimentos dos músicos, que vão poder contar um pouco da sua relação com a Orquestra goiana. 

Para o concerto virtual foi escolhido repertório variado que vai de Dvorak, Mozart, Beethoven a compositores nacionais com Nunes Garcia, Carlos Gomes e Ernesto Nazareth. “As pessoas sentem falta de ver a orquestra completa, tocando junta novamente. Esses vídeos que estamos produzindo são a nossa forma de mostrar ao público a formação completa da orquestra desde março de 2020”, explicou o maestro.

Toda programação da OFG pode ser conferida pelo Instagram, no perfil @orquestrafilarmonicadegoias.

Expressividade

Fundada em 1980 pelo maestro pirenopolino Braz de Pina, a Orquestra Filarmônica de Goiás tem conduzido seu trabalho primando pelo acesso popular a concertos gratuitos. Em suas turnês, sempre estiveram contempladas apresentações ao ar livre, em praças e espaços públicos de cidades do interior goiano que, na maioria das vezes, não dispõem de um teatro para abrigar manifestações culturais.

Desde março de 2014, Neil Thomson passou a ocupar o posto de regente titular e diretor artístico, e a utilizar de sua influência e contatos no meio musical para promover parcerias com músicos e maestros de renome internacional. Tanto que a OFG foi a primeira a receber artistas internacionalmente famosos como Nelson Freire, Antonio Meneses, Jean Louis Steuerman, Isaac Karabtchevsky e Fabio Mechetti.

A OFG também ostenta em seu currículo ter sido a primeira a se apresentar com grandes artistas populares como Lenine, Mônica Salmaso e Moraes Moreira. Desde a sua reestruturação, em 2013, ela foi a primeira instituição cultural do Estado a receber a Ordem do Rio Branco, e figurar entre as três orquestras do país selecionadas para gravar CDs do projeto Naxos, promovido pelo Itamaraty sob o selo Brasil em Concerto.

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook

Cidades

Natal Flamboyant 2022

Publicados

em

Com o tema “Circo de Natal Flamboyant”, shopping reafirma sua tradição em apresentar uma decoração natalina memorável e uma campanha marcada por incentivos. Entre os destaques está o sorteio de um veículo elétrico Volvo XC40

Sempre repleto de novidades, o Natal Flamboyant chega para surpreender aqueles que apreciam vivenciar a época mais mágica do ano. Para 2022, o tema escolhido “Circo de Natal Flamboyant”, embala uma das maiores e mais completas campanhas de varejo no Brasil. Isto, porque, o investimento na campanha de Natal supera os R$ 4 milhões, incluindo decoração natalina, campanha publicitária, premiação, divulgação interna e externa, além de eventos e ações.

Entre os incentivos nas compras, está o sorteio de um automóvel Volvo XC40 ano/modelo 2022/2023 na cor branca. Exibindo sustentabilidade, já que é um modelo elétrico, o prêmio ainda é sinônimo de segurança, versatilidade e alto desempenho. Além disso, o SUV premium antecipa as mais recentes tecnologias e tendências a partir de um motor que é referência em potência e diversos itens de conforto e conectividade. Cada R$ 500 em compras, mediante apresentação de notas fiscais de lojas do Flamboyant aderentes a promoção, dá direito a um número da sorte para participar do sorteio, que ocorrerá no dia 14 de janeiro de 2023. O cliente poderá concorrer com notas fiscais com data entre 04 de novembro de 2022 a 09 de janeiro de 2023.

DECORAÇÃO

“Circo de Natal Flamboyant” convida a experimentar a alegria da época mais mágica do ano

O encantamento do circo. A magia do Natal. Apostando em dois símbolos tão presentes no imaginário de adultos e crianças, o Flamboyant Shopping declara aberta a época mais festiva do ano, convidando o público a participar de cada detalhe de sua decoração natalina. O tema central, “Circo de Natal Flamboyant”, traz um misto de arte, brilho, alegria e elementos tradicionais, que chegam com a proposta de despertar os sentimentos mais positivos nos visitantes. Desde as portarias de acesso, passando pelo Garden Flamboyant e outros cartões postais do shopping, tudo foi pensado para encantar a qualquer momento do dia. À noite, a iluminação externa reforça o convite para celebrar. Por trás de tanta magia estão mais de quatro mil strobos, LEDs e cortinas de snowleds, iluminando toda a fachada do shopping e dando formas a símbolos natalinos. Em total sintonia ao tema da decoração, réplicas do Papai Noel seguem protagonizando diversos números circenses, seja no Garden Flamboyant ou dentro do shopping, surpreendendo e encantando as famílias. Em outra cena, um Bom Velhinho medindo aproximadamente 4,5 metros de altura saúda o público em seu figurino clássico. E como o tema deste ano, “Circo de Natal Flamboyant”, baseia-se na vontade do Bom Velhinho em compartilhar arte e alegria, as praças de eventos dão formas a um verdadeiro picadeiro natalino. Na Praça da Cúpula, piso 1, elementos lúdicos e variada riqueza de detalhes chegam para encher os olhos, a exemplo de ursos circenses, presentes de forma aérea na nova cúpula de vidro e próximos à grandiosa árvore de natal, com 12 metros de altura. A proposta é exibir momentos emblemáticos do Papai Noel em sua memorável passagem pelo circo. Com isso, o público pode conferir a caminhonete do Noel, o Bom Velhinho oferecendo balões e até ensaiando um número no canhão. Ainda nesse local, uma outra proposta de interação com o público conta com a chancela da Richesse Confeitaria. Em total sintonia com a Mamãe Noel exibindo maçãs do amor, a marca leva ao público suas deliciosas maçãs, que poderão ser adquiridas no local. Esse cenário lúdico, que também conta com noéis em pernas de pau, reserva diversos espaços instagramáveis. Para os pequenos, além de xícaras giratórias, a interação fica por conta de um passeio no trenzinho, que passa por um túnel iluminado, numa visão privilegiada da decoração.

Por todo o shopping, o visitante irá se encantar com os ursos circenses, numa elaborada ambientação natalina em cores tradicionais e flâmulas anunciando que a magia está no ar. É assim na Praça Central, piso 1. Lá, a decoração convida a compartilhar diversos momentos circenses. Os visitantes podem adentrar uma árvore natalina medindo 10 metros de altura, local que oferece uma grandiosa iluminação em LED. Reforçando as belezas do circo, Papai Noel surge fazendo malabarismo, com balões coloridos, exibindo truques de magia e até oferecendo pipocas em barraquinhas circenses. Celebrando experiências memoráveis, nesse local o público poderá adquirir deliciosas pipocas, assinadas pela Popcorn Gourmet. Um convite para instagramar é o soldado urso, medindo aproximadamente 6 metros de altura. Mas, se a proposta é contemplação, o público pode acompanhar cada detalhe diretamente de um banco gigante em formato bengala. A programação ainda oferece uma estação de embarque do tradicional Expresso Flamboyant em parceria com a Unimed. O passeio em vagões coloridos e sonorizados convida passageiros de todas as idades a interagirem com as atrações natalinas num divertido passeio pelos corredores do shopping. Também integra o roteiro para um Natal surpreendente, um Presépio com personagens bíblicos em tamanho natural. Localizado próximo à C&A, no piso 1, o público poderá contemplar o nascimento de Jesus, relembrando o acontecimento que deu origem ao Natal. Ainda no piso 3, em frente à Nespresso, estará o Trono do Papai Noel, onde o Bom Velhinho recebe as crianças para as fotos, entrega de cartinhas e pedidos de Natal. Para melhor comodidade das famílias, o espaço dispõe de caixa de correios para entrega dos pedidos de Natal, trono pet e um cesto para os bebês darem adeus às suas chupetas.

Serviço

Decoração Natalina Flamboyant

Seguindo o horário de funcionamento do shopping, nas atrações especiais de Natal, o atendimento será encerrado 30 minutos antes do fechamento das lojas. Importante consultar o regulamento, que prevê, entre outras orientações, a obrigatoriedade do uso de cinto de segurança e a presença de pais ou responsáveis para acompanhar crianças menores nos brinquedos. As atrações ficarão disponíveis até o dia 06 de janeiro de 2023, de segunda a sábado das 10h às 21h30 e domingos e feriados das 14h às 19h30. Importante consultar o regulamento com as regras de participação e segurança, disponível em cada atração.

Xícaras Giratórias

Local: Praça da Cúpula (piso 1)

Indicado para três crianças por xícara, sendo a capacidade máxima 100kg

Pais ou responsáveis maiores de 18 anos devem aguardar as crianças próximo ao local

Acesso: gratuito.

Maçãs do Amor Richesse Confeitaria

Local: Praça da Cúpula (piso 1)

Preço: sob consulta no local.

Passeio de trenzinho

Local: Praça da Cúpula (piso 1)

Indicado para até oito crianças simultaneamente, sendo a capacidade máxima 400kg

Indicação etária: livre para adultos e crianças, limitada à capacidade de dois adultos por passeio.

Pais ou responsáveis maiores de 18 anos devem aguardar as crianças próximo ao local

Preço: R$ 15 por pessoa.

Túnel para passagem interna na árvore de Natal

Local: Praça Central (piso 1)

Acesso: gratuito.

Pipocas Popcorn Gourmet

Local: Praça Central (piso 1)

Preço: sob consulta no local.

Expresso Flamboyant

Local: Praça Central (piso 1)

Preço: R$ 15 por pessoa

Indicação etária: livre.

Presépio

Local: próximo à C&A (piso 1)

Acesso gratuito.

Atendimento Papai Noel

Local: piso 3 em frente à Nespresso

Período: até o funcionamento das lojas do dia 24 de dezembro de 2022.

Acesso: com celular próprio é isento de cobrança.

O local conta com fotógrafo profissional e equipamento. Portanto, não é permitido câmeras profissionais ou semelhantes. Mediante interesse, o cliente pode contratar no local, fotos impressas na hora. Os organizadores do espaço também oferecem a opção de envio da foto digital em alta resolução por e-mail ou dispositivo de transferência diretamente ao cliente.

Por: Janaina Prado

 

 

 

 

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA