Geral

O que abre e fecha no feriado de 12 de outubro

Publicado

em


Fique ligado em como aproveitar o feriado de 12 de outubro, data que homenageia a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e também quando se comemora o Dia das Crianças. Como é tradicional, o brasiliense deve reservar o feriadão para passear com a família.

Zoológico funcionará normalmente, com restrição de público de 2,5 mil pessoas devido à pandemia da covid-19 | Foto Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Um dos locais mais procurados costuma ser o zoológico, que vai funcionar normalmente, das 9h às 17h, com restrição de público de 2,5 mil pessoas devido à pandemia da covid-19. A dica é chegar cedo para garantir a entrada.

O brasiliense também pode aproveitar o dia de folga para visitar o Jardim Botânico, que abre no feriado, das 9h às 17h. O local apresenta várias opções de lazer, como área para caminhadas, piquenique e muito espaço para as crianças brincarem. Já o mirante da Torre estará aberto para visitação no dia 12 de outubro, das 9h às 17h45.

Saúde
Na saúde, durante o feriado, o atendimento será somente nas emergências dos hospitais públicos e nas UPAs. Os CAPs, as UBSs e Farmácias de Alto custo estarão fechadas. O Hemocentro não funcionará na terça-feira. No dia 11, que é ponto facultativo no GDF, o atendimento acontecerá normalmente, por meio de agendamento, que pode ser feito pelo Agenda-DF ou pelo telefone 160 (opção 2).

Na Hora, Procon e conselhos tutelares
Os serviços do Na Hora, Procon-DF, Pró-Vítima e conselhos tutelares estarão fechados no feriado do dia 12. Já as unidades do Na Hora Perícia Médica Federal funcionarão nos dias 11 e 12. Os conselheiros tutelares vão ficar de sobreaviso, 24 horas, para atender demandas urgentes, registradas pela Cisdeca, pelos telefones: 125 (número gratuito) e (61) 3213-0657 / 3213-0763 / 32130766.

Restaurantes comunitários, Cras, Creas e centros de convivência
No dia 12 de outubro, os 14 restaurantes comunitários do DF estarão fechados. Os Cras, Creas e centro de convivências também só reabrem na quarta-feira (13). Quanto às unidades de acolhimento, Centro Pop e de Proteção Social (UPS), elas vão funcionar normalmente, ficando disponíveis 24 horas.

Transporte público
O transporte público coletivo vai operar durante a terça-feira (12) com a tabela horária de domingo. Nos outros dias, a circulação é normal. Os passageiros podem conferir o horário das viagens por meio do site DF no Ponto. Já o metrô funciona no dia 12 de 7h às 19h.

Forças de segurança
O Corpo de Bombeiros vai operar em regime de plantão de 24 horas, com atendimento por meio do número de telefone 193. O mesmo acontece com as delegacias da Polícia Civil, inclusive a da Mulher e a da Criança e do Adolescente. Os batalhões da Polícia Militar (PMDF) abrem e o policiamento segue normalmente.

Já a Defesa Civil manterá, durante o feriado, uma equipe de técnicos em regime de plantão de 24 horas. Em caso de intercorrências, o serviço pode ser acionado por meio dos telefones 193 ou 199.

Caesb e Neoenergia
Na Companhia de Água e Esgoto do DF (Caesb) não haverá expediente no dia 12 de outubro. Mas as equipes de manutenção seguem trabalhando em regime de plantão. A Caesb reitera que, por meio dos canais virtuais, é possível solicitar revisão ou segunda via de contas, além de alteração de titularidade e vencimento, consumo de água, consulta de protocolos, entre outros serviços.

Na Neoenergia, as equipes de emergência e o teleatendimento funcionarão em escala normal de trabalho, atuando 24 horas por dia. Em casos de falta de energia, a Neonergia pode ser acionada pelo WhatsApp, por meio do número (61) 3465-9318. Caso seja necessário falar com a companhia é só ligar para o 116.

Ceasa
O Ceasa funciona normalmente no feriado do dia 12, em virtude de a terça ser normalmente um dia de feira.

Eixão do lazer
Na segunda-feira (11), o Eixão é aberto normalmente para o trânsito de veículos. Já na terça-feira (12), o fluxo dos carros será interrompido para lazer dos pedestres, entre 6h e 18h. As operações de reversão na Estrada Parque Ceilândia (DF-095 / Via Estrutural), na BR-070 e na DF-250 vão ser suspensas somente na terça-feira (12).

Coleta de lixo
No Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o funcionamento de algumas unidades será normal, como na coleta de lixo – tanto na convencional quanto na seletiva. O aterro sanitário também estará em operação normal. Já no serviço dos Papa-Entulhos, o efetivo será reduzido no dia 12.

Parques
O Instituto Brasília Ambiental informou que todos os parques do DF estarão em funcionamento.

Segue a lista com os horários de funcionamento dos parques:

• Parque Recreativo do Gama
Aberto todos os dias das 6h às 18h

• Parque Distrital das Copaíbas
Aberto todos os dias das 8h às 18h

• Monumento Natural Dom Bosco
Aberto todos os dias das 6h às 20h

• Parque Ecológico do Paranoá
Aberto todos os dias das 6h às 18h

• Parque Ecológico Sucupira
Aberto todos os dias 6h às 20h

• Parque Ecológico do Lago Norte
Aberto todos os dias das 6h às 18h

• Parque Ecológico da Asa Sul
Aberto todos os dias das 6h às 20h

• Parque Ecológico Olhos d’água
Aberto todos os dias. Portão principal: 5h30 às 20h. Nos portões laterais: 6h às 18h.

• Parque Ecológico Ezechias Heringer
Aberto todos os dias das 6h às 22h

• Parque Ecológico de Águas Claras
Aberto todos os dias das 5h às 22h

• Parque Ecológico do Riacho Fundo
Aberto todos os dias das 6h às 18h

• Parque Ecológico Areal
Aberto todos os dias das 6h às 18h

• Parque Ecológico Veredinha
Aberto todos os dias das 6h às 22h

• Parque Ecológico Cortado
Aberto todos os dias das 6h às 18h

• Parque Ecológico Três Meninas
Aberto todos os dias das 7h às 18h

• Parque Vivencial do Anfiteatro Natural do Lago Sul
Aberto todos os dias das 6h às 18h

• Parque Ecológico Península Sul
Aberto todos os dias das 6h às 22h

BRB
Na segunda (11/10), o funcionamento das agências é das 9h às 14h, sendo reservado o horário de 9h às 10h para idosos, gestantes e pessoas com deficiência. As agências localizadas nos shoppings funcionam das 10h às 14h. No caso das 38 agências que estão fazendo a entrega do cartão gás, programa social do Governo do Distrito Federal, o horário de funcionamento na segunda (11) segue estendido, das 8h às 16h. Para consultar o local e dia em que deve retirar seu cartão, o beneficiário do cartão gás deve acessar o portal gdfsocial.brb.com.br.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministério da Saúde já enviou 25 toneladas de medicamentos e insumos para atender população gaúcha

Publicados

em

Nos últimos dias, cem kits de medicamentos e insumos, com capacidade para atender a até 1.500 pessoas durante um mês, chegaram ao estado. Programa Nacional de Imunizações enviará, nesta semana, 600 doses de imunoglobulina ao Rio Grande do Sul

Ministério da Saúde já enviou um total de 25 toneladas de medicamentos e insumos para o Rio Grande do Sul. O objetivo é manter o estado abastecido durante a calamidade provocada pelas severas enchentes dos últimos dias.

A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira, 13 de maio, no Hospital Conceição, em Porto Alegre, durante entrevista coletiva para rádios regionais.

Cem kits de medicamentos e insumos – com capacidade para atender a até 1.500 pessoas durante um mês – chegaram nos últimos dias ao estado. Conhecido como kit emergencial, ele é composto por oito caixas que, somadas, pesam 250 kg. Além de remédios, o conjunto inclui também luvas, seringas, ataduras, etc.

Vale destacar que o volume não considera outros repasses de medicamentos, vacinas e insumos que estão sendo enviados para repor os estoques perdidos com as enchentes e os que já estavam previstos na rotina. A título de comparação, em todo o ano passado, foram distribuídos 106 kits para emergências no Brasil.

Durante o balanço, o secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço, detalhou a operação de hospitais de campanha no estado. Foi confirmado que a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) irá operar quatro hospitais de campanha no estado.

Um já funciona em Canoas, outro está sendo montado na capital gaúcha e um terceiro em São Leopoldo. A destinação da quarta unidade ainda será definida. Desde o início da calamidade no Rio Grande do Sul, o Ministério da Saúde já enviou recursos para 246 unidades de assistência.

ALERTA PARA GRIPE — O diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública (Desp) do Ministério da Saúde, Márcio Garcia, fez um alerta para doenças respiratórias. Com as aglomerações em abrigos e a temperatura baixando, a preocupação é com o aumento do número de casos de gripe e covid-19.

“A combinação é favorável para o aumento dessas doenças. As pessoas vacinadas vão estar mais protegidas. Diminuem as chances de adquirir a doença ou de evoluir para um caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave”, frisou.

NÚMEROS — Veja a seguir alguns números das ações no RS apresentadas durante a coletiva:

Balanço de atendimentos

  • Total: 1.600 / Hospital Campanha (HCamp) de Canoas: 1034
  • Equipes volantes: 548
  • Encaminhamento ou transferência para outra unidade: 57
  • Remoções aéreas: 25
  • Atendimentos psicossociais: 22

Força de trabalho:

  • 134 profissionais em atuação;
  • 6 equipes volantes (13 enfermeiros + 9 médicos);
  • 15 equipes aeromédicas (15 enfermeiros + 15 médicos);
  • 62 profissionais no HCamp;
  • 19 profissionais de gestão;
  • 1 equipe psicossocial (5 psicólogas)

Recursos aplicados:

  • Medida provisória (MP) de liberação de crédito extraordinário, editada pelo presidente Lula, no domingo (12), traz a liberação de R$ 861 milhões para ações de saúde primária e especializada, vigilância epidemiológica, assistência farmacêutica e contratação temporária de profissionais;
  • Antecipação de R$ 40 milhões para compra de medicamentos;
  • Antecipação do pagamento do piso aos profissionais de enfermagem do estado. O total do repasse é de R$ 30 milhões;
  • Repasse, em parcela única, de R$ 63,1 milhões do Fundo Nacional de Saúde à Secretaria Estadual de Saúde e aos fundos municipais de saúde do Rio Grande do Sul;
  • Liberação, de forma imediata, no dia 6 de maio, de R$ 534 milhões em emendas individuais de congressistas do Rio Grande do Sul para auxiliar os municípios do estado afetados pelas enchentes. As emendas estavam alocadas na área da Saúde.

IMUNOGLOBULINA  — Programa Nacional de Imunizações (PNI) enviará, nesta semana, 600 doses de imunoglobulina à população do Rio Grande do Sul. As imunoglobulinas são proteínas utilizadas pelo organismo para combater um determinado antígeno, como vírus e bactérias, por exemplo.

Além disso, o Ministério da Saúde também vai destinar 1,1 mil frascos de soro; 416 mil doses de vacinas contra hepatite A, raiva, poliomielite e influenza, e 134 mil doses de covid-19. A destinação de todos esses insumos foi debatida, nesta segunda-feira (13), durante reunião de monitoramento do Centro de Operações de Emergência (COE) para chuvas intensas e inundações na Região Sul.

“Neste momento, as síndromes respiratórias também passam a ser um problema. Por isso, estamos focados em proteger a população gaúcha. Precisamos de uma ação ativa para vacinar inclusive dentro dos abrigos”, afirmou, na reunião, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA